25
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Flight and nutritional status of sylvatic Triatoma sordida and Triatoma guasayana

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Nutritional status relating to flight activity was investigated in natural populations of Triatoma sordida and T. guasayana during the dry season in the Bolivian Chaco. The peak flight activity of both species was unimodal and covered the period 61-180 min after sunset. The weight of insects was used as the indicator of nutritional status. Interspecies comparisons employing the same sex and type of capture showed a higher weight for T. guasayana. No significant difference according to weight was observed between flying insects and those collected in natural ecotopes (hollow trees and bromeliads). More than 87% of insects collected from natural ecotopes displayed flight ability under the study conditions, explaining their tendency to invade artificial structures during the dry season.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Biogeografia, origem e distribuição da domiciliação de triatomíneos no Brasil

          Considerando a distribuição atual da domicialiação triatomínea no Brasil, pode-se verificar sua associação com a referente aos espaços abertos. Estes podem ser considerados como naturais e artificiais. Os primeiros estão essencialmente situados nos domínios paisagísticos das caatingas, dos cerrados, totalmente incluídos em território brasileiro, e das pradarias mistas subtropicais pertencentes a paisagem que se estende além desses limites. Os outros são os originados da ação antrópica resultando em expansão da paisagem aberta principalmente em virtude da devastação da cobertura florestal do domínio tropical atlântico. Embora tentativamente, procurou-se aplicar o modelo de refúgios paleoecológicos e da existência de centros de endemismo às quatro espécies de domiciliação epidemiologicamente significante. O Triatoma sordida, Triatoma brasiliensis e Triatoma pseudomaculata parece ter seus centros de endemismo nos espaços abertos dos cerrados e das caatingas, enquanto o Panstrongylus megistus teria tido sua origem nas florestas do ambiente tropical atlântico. Quanto ao Triatoma infestans, sua área endêmica estaria localizada em território boliviano, de onde se dispersou e continua se dispersando pela ação do homem. A invasão domiciliar, ao que tudo indica, obedece a mecanismo oportunista propiciado por vários estímulos de abrigo e alimentação. Uma vez instalada, a domiciliação permite não apenas a sobrevivência, mas também a dispersão da espécie. Esses conceitos devem ser levados em conta nas campanhas de controle, uma vez que a probabilidade de sucesso aumenta com essa especialização do triatomíneo. A continuidade da ação antrópica sobre o ambiente, atualmente intensificada na região do domínio equatorial amazônico, resultará na expansão dos espaços abertos. Assim sendo, seja a custa de espécies locais seja a custa de espécies introduzidas, poderá ocorrer a domiciliação triatomínea, como problema de saúde pública, em região onde ainda não foi assinalada.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Aspectos ecológicos da tripanossomose americana: II - distribuição e dispersão local de triatomíneos em ecótopos naturais e artificiais

            São apresentados os resultados de investigação destinada a estabelecer o quadro de distribuição de Triatoma sordida e Rhodnius neglectus em áreas com ecótopos naturais e artificiais. Essa distribuição revelou-se do tipo agrupado ou contagiante, dirigida uniformemente para casas e anexos por parte do primeiro, e para palmeiras por parte do segundo. Em áreas de vegetação mais densa, do tipo cerrado, a densidade é praticamente nula ou muito baixa, admitindo-se que isso deva correr por conta da competição. As modificações introduzidas pelo homem tendem a anular êsse fator, além de, as suas habitações, se transformarem em ecótopos que atraem a população de T. sordida. Êsse fato, aliado à eliminação local do T. infestans, parece explicar a tendência invasiva daquele triatomíneo. Evidenciou-se também a persistência da infecção pelo Trypanosoma cruzi em triatomíneos e vertebrados domiciliados, o que representa potencial para o incremento da transmissão.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Aspectos ecológicos da tripanossomose americana: III - dispersão local de triatomíneos, com especial referência ao Triatoma sordida

              São apresentados os resultados obtidos nas investigações levadas a efeito no Bairro João Pedro, município de Guíra e na Fazenda Vila Maria, município de Sertãozinho, Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados das provas de precipitina indicam várias fontes alimentares para Triatoma sordida e, mais restritas, para Rhodnius neglectus, se bem que revelem mais a influência das oportunidades do que de preferências propriamente ditas. O exame minucioso dos ecótopos artificiais, representados por casas e anexos, mostram nítida invasão por parte do T. sordida. O transporte passivo dêste triatomíneo foi sugerido pelo encontro de ninfas e adultos em montes de lenha, obtidos a custa de árvores sêcas. Evidenciou-se também o transporte de ninfas de primeiros estádios do mesmo hemíptero, entre as penas de pardais (Passer domesticus) em cujos ninhos, situados no fôrro das casas, ocorre a colonização do inseto. A atração do ambiente domiciliar sôbre o hemíptero deve-se principalmente aos anexos que se destinam aos animais domésticos, onde o triatomíneo se coloniza facilmente. Tais ambientes agem, pois, como locais de concentração, a partir de focos naturais a certa distância. À semelhança do que se verificou para outras espécies, admite-se, pelas evidências, a movimentação ativa desses insetos, à procura de ecótopos mais estáveis. Em conseqüência, é de se esperar incremento da invasão domiciliar pelo T. sordida.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                mioc
                Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
                Mem. Inst. Oswaldo Cruz
                Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0074-0276
                1678-8060
                April 2001
                : 96
                : 3
                : 385-389
                Affiliations
                [01] orgnameInstitut de Recherche pour le Développement Brasil
                [02] Rio de Janeiro RJ orgnameFiocruz orgdiv1Instituto Oswaldo Cruz orgdiv2Departamento de Entomologia Brasil
                [03] La Paz orgnameInstitut de Recherche pour le Développement Bolivia
                Article
                S0074-02762001000300018 S0074-0276(01)09600318
                10.1590/S0074-02762001000300018
                c9e392b1-ac4b-45f0-971c-aa1626796c10

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 30 June 2000
                : 27 September 2000
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 5
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                General biology

                Bolivia,nutritional status,flight activity,Triatoma guasayana,Triatoma sordida

                Comments

                Comment on this article