25
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Metodologia de ensino de anatomia do globo ocular Translated title: Methodology of teaching anatomy of the ocular globe

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Objetivo: O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma metodologia que aproxime o discente do conteúdo abordado nas aulas de anatomia do globo ocular. Métodos: Foi realizada uma incisão circular na lâmina orbital do osso frontal de um cadáver humano de uma instituição em saúde e, para acessar as estruturas orbitárias, foram dissecadas as estruturas da área criando uma via para a injeção de uma solução de borracha de silicone branca entre o cristalino e a retina com posterior enucleação e dissecação final. Resultados: O emprego da técnica permitiu que os discentes do curso construíssem o conhecimento tátil do órgão em questão e transformando o saber teórico em prático, reconhecendo músculos, funcionalidade, vasos sanguíneos e estruturas oculares durante o procedimento de dissecação. Conclusão: A metodologia empregada no presente estudo é uma opção viável para o ensino da anatomia do olho.

          Translated abstract

          Abstract Objective: The objective of the present study was to develop a methodology that approximates the student of the content addressed in the classes of anatomy of the eyeball. Methods: A circular incision was made in the orbital blade of the frontal bone of a human cadaver of a health institution and, to access the orbital structures, the area structures were dissected creating a pathway for the injection of a solution of white silicone rubber between the lens and the retina with subsequent enucleation and final dissection. Results: The use of the technique allowed the students of the course to construct the tactile knowledge of the organ in question and transform the theoretical knowledge into practice, recognizing muscles, functionality, blood vessels and ocular structures during the dissection procedure. Conclusion: The methodology used in the present study is a viable option for teaching the anatomy of the eye.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Ensino extracurricular em Oftalmologia: grupos de estudos / ligas de alunos de graduação

          O objetivo deste estudo é identificar a existência e avaliar o funcionamento de associações de docentes e alunos de graduação (núcleos, ligas, grupos de estudo e ações) dedicadas à complementação extracurricular do ensino de Oftalmologia e à prestação de ser viços comunitários. Realizou-se estudo transversal descritivo e compôs-se amostra de conveniência formada por estudantes de graduação de Medicina e residentes em Oftalmologia das 107 faculdades de Medicina do Brasil. Os dados foram coletados por entrevista, mediante aplicação de questionário, em fevereiro e março de 2002. Encontraram-se 12 ligas de Oftalmologia. O critério de seleção para ingresso inclui, na maior parte, presença em curso introdutório e/ou realização de prova. O número de membros varia de 9 a 30. Metade das ligas aceita alunos a partir do terceiro ano de graduação. Todas as associações apresentam participação de docentes, e 75%, de residentes. As atividades mais comuns incluem participação em aulas teóricas e em projetos comunitários, atendimento em ambulatório e/ou pronto-socorro e realização de pesquisa científica. A maioria das ligas de Oftalmologia preenche os requisitos para suplementar o ensino de Oftalmologia na graduação médica, porém o número de ligas ainda é pequeno.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Especialidade médica: escolhas e influências

            Objetivou-se identificar as especialidades mais desejadas pelos alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e fatores determinantes dessa escolha. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, realizado mediante aplicação de questionários a alunos do primeiro, quarto e sexto anos, no período de novembro de 2012 a março de 2013. A maioria dos alunos era do sexo masculino (59,2%), com média de idade de 22 ± 2 anos, possuindo renda familiar acima de dez salários mínimos e apresentando pelo menos um parente médico. As principais especialidades escolhidas foram: Cirurgia Plástica (10,4%), Endocrinologia (15,7%), e Oftalmologia (14,0%) no primeiro, quarto e sexto anos, respectivamente. O principal fator influenciador na escolha no primeiro ano foi a influência dos pais (17,2%), e no quarto e sexto anos o fator financeiro, com 15,8% e 22,8%, respectivamente. Conclui-se que muitos fatores influenciam a escolha de especialidades, sendo necessário buscar formas de atrair alunos para áreas de caráter mais generalista.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará

              RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a aspiração profissional dos alunos do internato de medicina das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Foi realizado um estudo comparativo, prospectivo e analítico com 255 alunos, por meio de protocolos próprios, que contêm informações sobre as intenções dos futuros médicos. Observou-se que 100% desejam se especializar, sendo que para 85,9% dos estudantes da instituição privada e 76,5% das instituições públicas o primeiro objetivo após o término do curso é a residência médica. As principais especialidades escolhidas foram, em ordem decrescente: Cirurgia Geral, Pediatria e Oftalmologia. Um percentual significativo dos participantes pretende seguir a carreira docente e 67,4% e 70% dos alunos das instituições privada e pública, respectivamente, almejam ingressar no mestrado e doutorado. Conclui-se que a maioria dos estudantes das IES do Pará pretende se especializar por meio da residência médica, mestrado/doutorado e seguir a carreira docente, sendo motivados, principalmente, pela afinidade com a área escolhida, estimulados pelos professores das áreas afins.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbof
                Revista Brasileira de Oftalmologia
                Rev. bras.oftalmol.
                Sociedade Brasileira de Oftalmologia (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0034-7280
                1982-8551
                August 2019
                : 78
                : 4
                : 239-241
                Affiliations
                [1] Belém PA orgnameCentro Universitário Metropolitano da Amazônia Brasil
                [2] Belém PA orgnameCentro Universitário Metropolitano da Amazônia Brasil
                Article
                S0034-72802019000400239
                10.5935/0034-7280.20190135
                c6f35b6f-6934-404e-ae4d-fe138b2a9b6c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 08 May 2019
                : 30 January 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 10, Pages: 3
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                Ophthalmology,Health, education,Medicine,Dissection,Cadaver,Eye,Vision, ocular,Motor Skills,Teaching,Methodology,Oftalmologia,Educação Médica,Medicina,Dissecação,Cadáver,Olho,Visão Ocular,Destreza motora,Ensino,Metodologia

                Comments

                Comment on this article