10
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O perfil do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade privada Translated title: Profiling student intake to a private college's undergraduate nursing course Translated title: El perfil del estudiante ingresante en el curso de pregrado en enfermería de una facultad privada

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO O estudo teve como objetivo identificar o perfil dos estudantes ingressantes no curso de enfermagem de uma faculdade privada do interior paulista, no ano de 2009. Foram analisadas as variáveis: sexo, idade, estado civil, procedência, formação, atividade funcional e opção pelo curso. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória com uma amostra de 82 estudantes, utilizando-se um questionário com questões fechadas. Os resultados mostraram 90,2% de estudantes do sexo feminino, 89,3% solteiros, 53,6% na faixa etária entre 17 a 20 anos, 93% procedentes do Estado de São Paulo, 70,8% de escolas públicas e 59,7% economicamente ativos. A enfermagem foi a primeira opção no vestibular. O conhecimento do perfil do ingressante possibilitará aos centros formadores qualificar profissionais para atender às novas exigências do mercado de trabalho.

          Translated abstract

          ABSTRACT The aim of this study was to profile the students entering the nursing course at a private college in the interior of São Paulo State in 2009. The variables examined were: sex, age, civil status, origin, academic background, functional activity and choice of course. The exploratory, descriptive study applied a questionnaire of closed questions to a sample of 82 nursing students. The results showed 90.2% of students were female, 89.3% single, 53.6% from 17 to 20 years old, 93% from São Paulo State, 70.8% from public schools and 59.7% economically active. Nursing was their first choice in the university admissions process. Knowing the profile of entrants will enable universities to prepare professionals to meet the new requirements of the labor market.

          Translated abstract

          RESUMEN El estudio tuvo como objetivo identificar el perfil de los estudiantes ingresantes en el curso de pregrado, de una facultad privada del interior de São Paulo-Brasil, en el año de 2009. Se analizó las variables: sexo, edad, estado civil, origen, formación, actividad funcional y opción por el curso. Se trata de una pesquisa descriptiva y exploratoria con una muestra de 82 estudiantes, usándose un cuestionario con preguntas cerradas. Los resultados revelaron 90,2% de estudiantes del sexo femenino, 89,3% de solteros, 53,6% en la franja etaria de 17 a 20 años, 93% oriundos del Estado de São Paulo, 70,8% advenidos de escuelas públicas y 59,7% económicamente activos. La enfermería fue la primera opción en el vestibular. El conocimiento del perfil del ingressante hará posible a las universidades preparar profesionales para atender a los nuevos requisitos del mercado de trabajo.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica

          O presente estudo busca contribuir com o movimento de transformação a ser desenvolvido nas Escolas/Cursos de Enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiras(os) com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população, com resolutividade. Traz algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação de enfermeiras(os), além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Como Elaborar Projetos de Pesquisa

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Percepção dos efeitos do trabalho em turnos sobre a saúde e a vida social em funcionários da enfermagem em um hospital universitário do Estado de São Paulo

              O trabalho em turnos existe desde o início da vida social dos homens, sendo utilizado em diferentes setores, como na indústria de produção de bens de consumo e de serviços. A área da saúde exige o sistema em turnos para manutenção de atividades durante 24 horas. Teve-se como objetivo identificar os sistemas de turnos em funcionários de enfermagem em um hospital universitário, avaliar a percepção sobre os prováveis efeitos do trabalho em turnos em sua saúde e vida social e o grau de participação desses funcionários na forma de organização de sua jornada. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, cujos resultados foram obtidos mediante questionário aplicado a 348 funcionários da enfermagem do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, São Paulo. Dentre os resultados, observou-se que, em sua maioria, eles tinham menos de 40 anos, eram casados, do sexo feminino, com um filho pelo menos, cumprindo uma escala de turnos alternados, com freqüência de revezamento superior a quinze dias e referindo queixas de caráter neuro-psíquico, gastrintestinal e cardiovascular. Houve ainda queixas sobre relacionamento e tempo de convivência. Na maioria das vezes, era pouca a participação do funcionário na forma de organização de sua escala de trabalho.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reuerj
                Revista Enfermagem UERJ
                Rev. enferm. UERJ
                Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0104-3552
                September 2010
                : 18
                : 3
                : 446-450
                Affiliations
                [01] Ribeirão Preto São Paulo orgnameCentro Universitário Barão de Mauá orgdiv1Curso de Enfermagem Brasil
                [03] orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Brasil
                [02] Ribeirão Preto São Paulo orgnameCentro Universitário Barão de Mauá orgdiv1Curso de Enfermagem Brasil
                Article
                S0104-35522010000300019 S0104-3552(10)01800319
                c600434d-7173-4b4f-918e-55d73a615b34

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 20 June 2010
                : 27 March 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 21, Pages: 5
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos de Pesquisa

                educación en enfermería,programas de pregrado en enfermería,estudantes de enfermagem,educação em enfermagem,programas de graduação em enfermagem,Nursing,nursing students,nursing education,undergraduate nursing programs,Enfermería,estudiantes de enfermería,Enfermagem

                Comments

                Comment on this article