30
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde, 2008-2015: uma análise do impacto da expansão da ESF na cidade do Rio de Janeiro Translated title: Admissions for conditions sensitive to primary health care, 2008-2015: an analysis of the impact of the expansion of the Family Health Strategy in the city of Rio de Janeiro

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução O município do Rio de Janeiro apresentou uma importante expansão da cobertura da Atenção Primária em Saúde nos moldes da Estratégia de Saúde da Família a partir de 2009, e é importante a avaliação sobre o impacto desta agenda. As internações por Condições Sensíveis à atenção primária são indicadores hospitalares utilizados como forma de avaliação da efetividade da APS. Objetivo Avaliar a repercussão da expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) na internação por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) no período de 2008 a 2015. Método Foram analisados indicadores de cobertura pela ESF e de ICSAP entre 2008 e 2015 no município do Rio de Janeiro. Obteve-se a correlação entre os indicadores por meio do coeficiente de Spearmann e calculou-se a razão de taxas, tendo como parâmetro o ano imediatamente anterior à expansão da cobertura no município (2008). Resultados Identificou-se tendência ao aumento da cobertura da ESF e à redução dos indicadores de ICSAP, bem como correlação inversa entre a cobertura pela ESF e a proporção de ICSAP (r = -0,888, p = 0,020), e entre a cobertura pela ESF e a taxa de ICSAP (r = -0,753, p = 0,031). Observou-se associação significativa para as razões de taxa dos indicadores de cobertura a partir de 2011 e de taxas de internação a partir de 2013. Conclusão A expansão da APS na cidade do Rio de Janeiro impactou positivamente nas internações por condições sensíveis à APS. É necessário discutir a padronização de serviços para as unidades de atenção primária e o estímulo à qualificação dos profissionais na área.

          Translated abstract

          Abstract Background The municipality of Rio de Janeiro has presented an important expansion of Primary Health Care coverage through Family Health Strategy since 2009, and it is important to evaluate the impact of this agenda. Admissions Rate by Primary Care Sensitive Conditions is an indicator used in order to assess the effectiveness of PHC. Objective Evaluate the repercussion of the expansion of Family Health Strategy (FHS) on admission for conditions sensitive to primary health care (ICSAP) from 2008 to 2015. Method FHS and ICSAP coverage indicators were analyzed between 2008 and 2015 in the municipality of Rio de Janeiro. Correlation between the indicators was obtained using Spearman's coefficient and the rate ratio was calculated using as a parameter the year immediately preceding the expansion of coverage in the municipality (2008). Results Results identified a trend towards increased FHS coverage and reduced ICSAP indicators, inverse correlation between FHS coverage and the proportion of hospitalizations due to ICSAP (r = -0.888, p = 0.020), and between FHS coverage and ICSAP rate (r = -0.753, p = 0.031). Significant correlation was observed between the rate ratios of coverage indicators as of 2011 and the hospitalization rates as of 2013. Conclusion Expansion of PHC in the city of Rio de Janeiro had a positive impact on hospitalizations because of conditions that were sensitive to PHC. It is necessary to discuss the standardization of services for PHC units and the encouragement of the qualification of professionals in the area.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Eixos e a Reforma dos Cuidados em Atenção Primária em Saúde (RCAPS) na cidade do Rio de Janeiro, Brasil

          Resumo Durante 1990/2000, o Rio de Janeiro se caracterizou por uma limitada oferta de serviços de atenção básica públicos e universais. Em 2008, a cobertura de equipes de saúde da família correspondia a 3,5% de sua população, a mais baixa entre as capitais. No final de 2013, atingiu mais de 40% dos cariocas, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários em saúde e agentes de vigilância em saúde, além de profissionais de saúde bucal. O artigo descreve e analisa os principais componentes da Reforma dos Cuidados em Atenção Primária em Saúde (RCAPS) implementada desde 2009, a partir de três eixos de ação: reforma administrativa e modelos organizacional e de atenção. Destacam-se as mudanças do organograma organizacional da Secretaria Municipal de Saúde e o arcabouço jurídico de um novo modelo de gestão por resultados. Quanto ao modelo de atenção: a padronização dos procedimentos e ações de saúde para todas as unidades e a avaliação mensal de resultados de indicadores clínicos dos prontuários eletrônicos implantados. A experiência demonstra a viabilidade de uma RCAPS apontando para novos desafios que permitam consolidar a expansão do acesso, a formação de recursos humanos, a comunicação em saúde e uma mudança para um modelo gerencial por resultados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Uninsured patients in District of Columbia hospitals

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Internações por condições sensíveis à atenção primária no estado de São Paulo

              Internações Sensíveis à Atenção Primária se constitui num novo indicador, utilizado em alguns países, para medir indiretamente o funcionamento e a capacidade de resolução da Atenção Primária. Este estudo tem como objetivo apresentar o panorama das internações sensíveis à atenção primária no Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo ecológico, realizado no período de 2000 a 2007. Os dados foram gerados por município de residência do paciente e agregados por Departamentos Regionais de Saúde. Para obtenção dos mesmos foram utilizados os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde e estimativa populacional do IBGE. As internações sensíveis à atenção primária no Estado seguem uma tendência de redução sugerindo relação com a adoção da Estratégia de Saúde da Família. Observa-se redução nas internações por diabetes e chama atenção o aumento de internações por doenças relacionadas ao pré-natal e parto. Considerando a publicação recente da Lista Brasileira de Diagnósticos, os estudos que se utilizem dela podem ser de grande valia para os gestores envolvidos com a atenção primária, podendo funcionar como balizadores de sua qualidade contribuindo para avaliação da implantação das políticas de saúde no Brasil.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cadsc
                Cadernos Saúde Coletiva
                Cad. saúde colet.
                Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1414-462X
                2358-291X
                June 2018
                : 26
                : 2
                : 178-183
                Affiliations
                [02] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameHospital Federal da Lagoa Brazil
                [01] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal do Rio de Janeiro Brazil
                [03] Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz Brazil
                Article
                S1414-462X2018000200178
                10.1590/1414-462x201800020230
                c5ccabbe-4654-490c-abc1-d84237cdfd09

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 06 September 2017
                : 25 May 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 6
                Product

                SciELO Brazil


                hospitalização,indicadores básicos de saúde,time series,sistemas de saúde,séries temporais,health systems,basic health indicators,hospitalization,atenção primária à saúde,primary health care

                Comments

                Comment on this article

                scite_
                0
                0
                0
                0
                Smart Citations
                0
                0
                0
                0
                Citing PublicationsSupportingMentioningContrasting
                View Citations

                See how this article has been cited at scite.ai

                scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.

                Similar content310

                Cited by8

                Most referenced authors142