26
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Common bean breeding for resistance to anthracnose and angular leaf spot assisted by SCAR molecular markers Translated title: Melhoramento do feijoeiro visando resistência à antracnose e mancha angular assistido por marcadores moleculares SCAR

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          The objective of the present study was to assess the genetic potential of inbred carioca common bean families from five populations derived from crossings involving elite lines and a disease-resistant line (Rudá-R), and to assess the efficiency of SCAR molecular markers in selecting plants resistant to anthracnose and angular leaf spot, at the time of bulk formation. Plant architecture, yield and grain type were assessed. Significant effect among families within population was observed, suggesting wide genetic variability for the characters assessed. Twenty-six superior families were selected. The families contained the greatest number of markers, identified by SCAR molecular markers in the F4 generation. Eighteen of these families were resistant to the races 65 and 453 of Colletotrichum lindemuthianum and five were resistant to the race 63.23 of Pseudocercospora griseola. Thus selection assisted by SCAR markers, in the F4 generation, was an important tool in common bean breeding.

          Translated abstract

          O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial genético de famílias endogâmicas de feijão carioca provenientes de cinco populações oriundas de cruzamentos envolvendo linhagens elites e uma fonte de resistência a doenças (Rudá-R), bem como avaliar a eficiência de marcadores moleculares SCAR na seleção de plantas resistentes a antracnose e mancha angular, por ocasião da abertura dos bulks. Foram avaliadas a arquitetura da planta, a produtividade e o aspecto de grãos. Observou-se efeito significativo entre famílias dentro de populações, indicando ampla variabilidade genética para os caracteres avaliados. Foram selecionadas 26 famílias superiores e que reuniam maior número de marcas, identificadas por marcadores SCAR na geração F4. Dessas, 18 famílias foram resistentes às raças 65 e 453 de Colletotrichum lindemuthianum e cinco resistentes à raça 63.23 de Pseudocercospora griseola. Assim, a seleção assistida por marcadores SCAR, na geração F4, mostrou ser uma ferramenta importante no melhoramento do feijoeiro.

          Related collections

          Most cited references48

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Programa Genes: estatística experimental e matrizes

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Índice de seleção para escolha de populações segregantes de feijoeiro-comum

            Os objetivos deste trabalho foram determinar a viabilidade de uso de um índice de seleção baseado em somatório de variáveis padronizadas no melhoramento genético do feijoeiro-comum e identificar as populações segregantes mais promissoras em produtividade de grãos, porte da planta e resistência ao acamamento, simultaneamente. Foram avaliadas populações segregantes obtidas por cruzamentos em esquema de dialelo parcial (6x6). Os genitores utilizados foram divididos em dois grupos. No grupo I, foram utilizados genitores com grãos do tipo carioca, de porte semiereto a prostrado. No grupo II, foram utilizados genitores com porte ereto, porém com grãos fora do padrão comercial carioca. As gerações F2 e F3 das combinações híbridas foram avaliadas em experimentos com delineamento de blocos ao acaso, com três repetições e semeadura em novembro de 2007 e fevereiro de 2008, respectivamente. Os dados relativos à produtividade de grãos, à nota de porte e à nota de acamamento foram padronizados (Zij) por parcela. A partir do somatório de Zij, obteve-se o índice de seleção para as três características conjuntamente. Constatou-se que o índice de seleção possibilita selecionar populações segregantes superiores, considerando simultaneamente a produtividade de grãos e as notas de porte e de acamamento. As populações segregantes CV III 8511 x BRS 7762 Supremo, CV III 8511 x RP 166 e CV III 8511 x RP 26 são indicadas para programas de melhoramento a fim de obter linhagens produtivas com plantas eretas e menor acamamento.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Seleção recorrente para três caracteres do feijoeiro

              O objetivo deste trabalho foi estimar o progresso genético após três ciclos de seleção recorrente na cultura do feijoeiro. Em cada ciclo, as progênies foram avaliadas por três gerações S0:1, S0:2 e S0:3, no campo experimental do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, Minas Gerais, no período de 2001 a 2006. Nos experimentos, avaliaram-se a produtividade de grãos, a arquitetura da planta e o tipo de grão. Em todas as avaliações de progênies, foram realizadas as análises de variância e obtidas as estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos. Foi estimado o progresso por caráter e, posteriormente, para os três caracteres, simultaneamente, após a padronização das variáveis. Como os ciclos foram obtidos em anos diferentes, utilizou-se o desempenho de duas linhagens que estiveram presentes em todas as avaliações para atenuar o efeito do ambiente nas estimativas obtidas. A diferença entre os b's da regressão linear, entre o número de ciclos, variável independente (x) e o desempenho médio do caráter sob seleção, variável dependente (y), das progênies e das testemunhas, forneceu a estimativa do progresso genético. Após três ciclos de seleção recorrente, o progresso genético foi de 3,1%, considerando os três caracteres simultaneamente. A existência de variabilidade genética entre as progênies evidencia a possibilidade de continuar obtendo sucesso com a seleção.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cbab
                Crop Breeding and Applied Biotechnology
                Crop Breed. Appl. Biotechnol.
                Crop Breeding and Applied Biotechnology (Viçosa, MG, Brazil )
                1518-7853
                1984-7033
                March 2012
                : 12
                : 1
                : 34-42
                Affiliations
                [01] Viçosa MG orgnameUniversidade Federal de Viçosa orgdiv1Departamento de Fitotecnia Brazil gilmaragro2001@ 123456yahoo.com.br
                [03] Viçosa MG orgnameEmpresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais orgdiv1Centro Tecnológico da Zona da Mata Brazil
                [02] orgnameUFV orgdiv1Departamento de Biologia Geral
                Article
                S1984-70332012000100005 S1984-7033(12)01200105
                10.1590/S1984-70332012000100005
                c1eeb649-2aaa-4f66-98cf-852afec6eec3

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 27 March 2011
                : 15 February 2012
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 9
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Article

                Phaseolus vulgaris,Colletotrichum lindemuthianum,Pseudocercospora griseola,assisted selection,disease resistance,seleção assistida,resistência a doenças

                Comments

                Comment on this article