14
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      “Fitas em chammas”: cinema, imprensa e sensacionalismo na Belle Époque carioca Translated title: “Films on Fire”: Cinema, Press and Sensationalism in Rio de Janeiro’s Belle Époque

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Este artigo analisa a cobertura jornalística sobre incêndios em cinemas na virada para o século XX, quando emergiram alguns traços estruturantes da sociedade carioca no tocante ao consumo cinematográfico e ao papel da imprensa no Rio de Janeiro. A questão principal é: de que modo o sensacionalismo operou como chave de leitura desses incêndios? Partimos da hipótese de que o sensacionalismo pode ser visto como uma prática de comunicação entre diversos grupos sociais, na medida em que suas marcas perpassam diferentes formas de experimentar a modernidade. Buscaremos compreender como o sensacionalismo foi articulado como uma chave de leitura na relação com o consumo cinematográfico, em um momento histórico no qual hierarquias de classe, gênero e raça saíram reforçadas pela lógica da nova ocupação do espaço urbano.

          Translated abstract

          ABSTRACT This article analyzes the journalistic coverage on fires that had place in cinemas in the turn of the twentieth century, when some structuring traits of Rio de Janeiro’s society emerged in relation to cinematographic consumption and to the role of the press. Our main question is: how was sensationalism used as a key factor in the interpretation of these fires? Our hypothesis is that it can be seen as a practice of communication between different social groups, since its marks permeate different ways of experimenting modernity. We will try to understand how sensationalism was articulated as a key of interpretation in relation to cinematographic consumption, in a historical moment in which hierarchies of class, gender and race were reinforced by the logic of the new occupation of the urban space.

          Related collections

          Most cited references3

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          O sensacionalismo como processo cultural

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca

            Resumo A partir do horizonte de uma história cultural orientada por questões etnográficas, este artigo analisa a formação de uma cultura de classe média no Rio de Janeiro do início do século XX, considerando as práticas em torno do consumo cinematográfico. Tendo como foco um protesto de estudantes universitários contra um exibidor cinematográfico e seus desdobramentos, lançamos como questão principal: que paralelos podemos traçar entre os jovens revoltosos e uma cultura de classe média na então capital no início do século XX?; e, como questão secundária, em que medida a realização de um protesto contra o proprietário de um cinematógrafo revela fontes de tensão entre os exibidores cinematográficos e o público? O tratamento das fontes (23 artigos publicados em oito periódicos, entre os dias 14 e 31 de maio de 1913) ateve-se ao paradigma indiciário, metodologia de investigação proposta pelo historiador Carlo Ginzburg que vem orientando esta pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Sensacionalismo e modernidade: como uma relação intrinsicamente ambígua se transformou em estratégia de distinção cultural?

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                rbh
                Revista Brasileira de História
                Rev. Bras. Hist.
                Associação Nacional de História - ANPUH (São Paulo, SP, Brazil )
                0102-0188
                1806-9347
                March 2019
                : 39
                : 80
                : 61-85
                Affiliations
                [1] Niterói Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual Brazil
                [2] Rio de Janeiro RJ orgnameBiblioteca Nacional orgdiv1Centro de Pesquisa e Documentação Brasil plapera@ 123456gmail.com
                Article
                S0102-01882019000100061
                10.1590/1806-93472019v39n80-03
                c00d6d5e-0c60-4f09-b95e-c8b5e3e95b43

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 13 March 2018
                : 14 August 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 25
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                cinema,sensationalism,Belle Époque,press,sensacionalismo,imprensa

                Comments

                Comment on this article