18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Quebra de dormência de sementes de Delonix regia (Fabaceae) Translated title: Overcome dormancy in seeds of Delonix regia (Fabaceae)

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivou-se avaliar métodos de quebra de dormência tegumentar em sementes de flamboyant. Conduzido em delineamento inteiramente casualizado com doze tratamentos e quatro repetições de 25 sementes, sendo: Testemunha (T1); Imersão em água, durante cinco minutos, a 100 °C (T2), 80 °C (T3) e 65 °C (T4); Imersão em ácido sulfúrico concentrado (97%) durante cinco (T5) e dez minutos (T6); Escarificação mecânica (T7); Desponte na região oposta do embrião (T8); Corte do tegumento (T9); Imersão, durante quinze minutos, em vinagres de álcool (T10), vinho tinto (T11) e vinho branco (T12). Foram avaliados: porcentagens de germinação e de sementes duras e mortas, índice de velocidade de germinação, comprimento radicular, altura de plântula, número de folhas e massa seca das plântulas. Os maiores índices de velocidades de germinação foram proporcionados, respectivamente, pelo corte do tegumento, imersão em água a 100 °C, escarificação mecânica e o desponte. Nenhum dos métodos de quebra de dormência utilizados apresentou efeito sobre a altura de plântulas, número de folhas e comprimento de raiz. Os tratamentos mais eficientes na quebra de dormência das sementes de flamboyant foram a imersão em água a 100 °C, escarificação mecânica, desponte e o corte do tegumento.

          Translated abstract

          The study objective was to evaluate methods to overcome coat dormancy in flamboyant seeds. Conducted in a completely randomized design with twelve treatments and four replicates of 25 seeds, being: Witness (T1); Immersion in water for five minutes at 100 °C (T2), 80 °C (T3) and 65 °C (T4); Immersion in concentrated sulfuric acid (97%) for five (T5) and ten minutes (T6); Mechanical scarification (T7); Stand in the opposite region of the embryo (T8); Cut of the integument (T9); Immersion for fifteen minutes in alcohol vinegars (T10), red wine (T11) and white wine (T12). The percentages of germination and hard and dead seeds, germination speed index, root length, seedling height, number of leaves and dry mass of the seedlings were evaluated. The highest rates of germination were provided, respectively, by tegument cutting, immersion in water at 100 °C, mechanical scarification and peeling. None of the methods of breaking dormancy employed had any effect on seedling height, number of leaves and root length. The most efficient treatments in the dormancy breaking of flamboyant seeds were immersion in water at 100 °C, mechanical scarification, peeling and tegument cutting.

          Related collections

          Most cited references29

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Superação da dormência em sementes de Bauhinia divaricata L.

          Este trabalho teve como objetivo determinar a metodologia mais eficiente para superação da dormência em sementes de Bauhinia divaricata. As sementes foram submetidas a 12 tratamentos: testemunha - sementes intactas (T1); escarificação mecânica com lixa d'água n. 80 (T2); desponte - pequeno corte na região oposta a micrópila (T3); embebição em água a temperatura ambiente por 24 horas (T4); imersão em água nas temperaturas de 50, 60 e 70ºC/3 minutos (T5, T6 e T7, respectivamente); imersão em água na temperatura de 80ºC/3, 6 e 9 minutos (T8, T9, e T10, respectivamente) e imersão em água na temperatura de 100ºC/1 e 2 minutos (T11 e T12, respectivamente). Os efeitos foram avaliados através de testes de emergência e de vigor (primeira contagem, velocidade e tempo médio de emergência, comprimento e massa seca das plântulas e freqüência relativa de emergência). O experimento foi instalado em casa de vegetação e a semeadura feita em bandejas plásticas contendo substrato areia. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com quatro subamostras de 25 sementes e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Constatou-se que houve diferença significativa entre os tratamentos para todas as variáveis avaliadas, e a causa mais evidente da dormência é a impermeabilidade do tegumento, a qual foi superada eficientemente pelo desponte na região oposta a micrópila.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Escarificação mecânica em sementes de chichá (Sterculia foetida L.)

            Espécies florestais com sementes duras freqüentemente apresentam consideráveis problemas para os viveiristas, porque seus tegumentos duros e impermeáveis à água dificultam e retardam a germinação. Por isto, este trabalho teve como objetivo determinar a metodologia mais eficiente, prática e de baixo custo para superação da dormência em sementes de chichá. As sementes foram submetidas a cinco tratamentos: escarificação com lixa nº 40 por 3 minutos nos dois lados da semente, sem embebição; escarificação nos dois lados da semente, seguida de embebição por 24 horas; escarificação em um lado da semente, sem embebição; escarificação em um lado da semente, seguida de embebição; e a testemunha, cujas sementes não sofreram escarificação (intactas). As características avaliadas foram primeira contagem, porcentagem total de germinação, índice de velocidade de emergência e massa seca da parte aérea e raiz. Os resultados obtidos permitiram recomendar a escarificação com lixa nº 40 em um lado da semente por 3 minutos, seguida de embebição em água por 24 horas, e escarificação nos dois lados da semente, sem embebição, para superação da dormência de sementes de chichá.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Superação da dormência em sementes de faveira (Parkia platycephala Benth)

              A faveira é planta semidecídua, heliófita, que ocorre em formações secundárias e áreas abertas de terreno elevado do agreste nordestino e campinas amazônicas. A madeira dessa espécie é empregada para caixotaria, compensados, brinquedos, lenha e carvão, as vagens maduras constituem-se em excelente forragem para todos os ruminantes e a árvore é recomendada para arborização paisagística. O primeiro problema encontrado foi a baixa germinação das sementes devido à impermeabilidade do tegumento à água. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de determinar a metodologia mais eficiente para superação da dormência de sementes de Parkia platycephala, as quais foram submetidas a 12 tratamentos: testemunha - sementes intactas (T1), escarificação mecânica com lixa d'água n. 80 (T2), imersão em ácido muriático concentrado (98%) por 30 min e 1 h (T3 e T4, respectivamente), escarificação mecânica com brita por 5, 10 e 15 min (T5, T6 e T7, respectivamente) e imersão em ácido sulfúrico concentrado (98%) por 5, 15, 30, 45 e 60 min (T8, T9, T10, T11 e T12, respectivamente). Os efeitos dos tratamentos foram avaliados através da porcentagem, primeira contagem e índice de velocidade de emergência de plântulas, além de comprimento e massa seca da raiz e parte aérea. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Houve diferença significativa entre os tratamentos em todas as variáveis. A causa mais evidente da dormência foi a impermeabilidade do tegumento, cujos tratamentos mais eficientes para superar a dormência das sementes foram a escarificação mecânica do tegumento com lixa e a imersão em ácido sulfúrico (15 a 45 min).
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista de Ciências Agrárias
                Rev. de Ciências Agrárias
                Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (Lisboa, , Portugal )
                0871-018X
                September 2018
                : 41
                : 3
                : 131-140
                Affiliations
                [2] Lavras MG orgnameUniversidade Federal de Lavras orgdiv1Departamento de Biologia Brasil
                [1] Mossoró RN orgnameUniversidade Federal Rural do Semi-Árido orgdiv1Centro de Ciências Vegetais Brasil
                Article
                S0871-018X2018000300014
                10.19084/RCA17302
                b671290f-a25b-43d5-bbfb-10cb1a917a96

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 23 January 2018
                : 20 January 2018
                : 23 November 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 32, Pages: 10
                Product

                SciELO Portugal


                escarificação mecânica,flamboyant,dormência tegumentar,coat dormancy,mechanical scarification

                Comments

                Comment on this article