2
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Broiler breeder hen performance and egg hatchability during rainy season in Brazilian semi-arid region Translated title: Desempenho de galinhas pesadas e eclodibilidade dos ovos na estação chuvosa na região semiárida brasileira

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Henhouse thermal comfort and bird age influence broiler breeder hen productivity; this way, the present research aimed to assess thermal comfort indexes and broiler breeder hen performance during winter in North East semi-arid region from Brazil, using a Cobb Avian 48 broiler strain at the age of 38 and 50 weeks. We measured the following bioclimatic indexes: air temperature and relative humidity, black globe temperature and humidity, CO2 concentration and sound pressure levels at henhouse facility. Data analysis design was complete randomized in a 3 x 3 factorial scheme with three treatments (months) and three replications (week number of collection by month). A number of 25 climatic data were observed. Bioclimatic indexes at the most warm hours throughout the day promoted bird discomfort yet sound pressure and carbon dioxide levels were under the Brazilian standards. Even in thermal comfort zone at some hours, the productivity indexes were in compliance with those recommended by the strain creation guidebook.

          Translated abstract

          As condições de conforto térmico dentro das instalações e a idade das aves afetam diretamente a produtividade de galinhas-matrizes pesadas, portanto o objetivo deste trabalho foi avaliar os índices de conforto ambiental e produtivo em matrizes de frangos de corte, em condições de inverno, na região semiárida nordestina, utilizando aves da linhagem Cobb Avian 48, com idade entre 38 e 50 semanas. Os índices bioclimáticos mensurados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, o índice de temperatura de globo negro e a umidade, a concentração de CO2 e o nível de pressão sonora dentro das instalações. Para a análise dos dados, foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com arranjo fatorial 3x3, com três tratamentos (meses) e três repetições (números de semana de coleta em cada mês). Em cada dia da semana, foram coletados 24 dados climáticos. Os índices bioclimáticos nos horários mais quentes do dia propiciaram desconforto às aves, e o nível de pressão sonora e o dióxido de carbono ficaram dentro do estabelecido pelas normas brasileiras. Mesmo fora da zona de conforto térmico em alguns horários, os índices produtivos encontrados estiveram coerentes com as recomendações técnicas do manual de criação da linhagem.

          Related collections

          Most cited references28

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Os Desafios Da Ambiência Sobre Os Sistemas de Aves No Brasil

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Ambiente térmico e concentração de gases em instalações para frangos de corte no período de aquecimento

            Atualmente, demandas do mercado nacional e internacional pregam, em geral, ações voltadas, sobretudo para a preservação ambiental, incluindo os levantamentos de dados de concentração ou emissão de gases nocivos, gerados pela atividade de produção animal. O tema ainda é palpitante para as condições do Brasil, devido à carência de informações, razão por que se objetivou, com este trabalho, diagnosticar as concentrações de monóxido e dióxido de carbono, associadas ao conforto térmico em galpões de frango de corte na fase de aquecimento e submetidos a dois diferentes sistemas de acondicionamento de renovação de ar: ventilação por pressão negativa e por pressão positiva, em condições de inverno, na região sul do Brasil. Para avaliação do ambiente térmico valeu-se do delineamento em bloco casualizado, em parcelas subdivididas, com 2 repetições. O índice de temperatura de globo negro e umidade indicou as melhores condições de conforto térmico ambiente na primeira semana de vida das aves para o tratamento por pressão positiva. As maiores concentrações gasosas foram detectadas no período da manhã, nos dois tratamentos, com concentrações de CO e CO2 dentro dos limites aceitáveis para o bom desenvolvimento do plantel.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Avaliação do uso de ventilação mínima em galpões avícolas e de sua influência no desempenho de aves de corte no período de inverno

              Objetivou-se com este trabalho avaliar um sistema de ventilação mínima ou de higiene e sua influência no conforto térmico, na qualidade do ar e no desempenho zootécnico de aves criadas durante o inverno. Foram utilizados dois galpões similares, cada um com 9.500 aves, da linhagem Cobb, durante um ciclo produtivo completo. Em um dos galpões, foi instalado um sistema de ventilação positiva que atendia à necessidade mínima de renovação de ar, composto por três ventiladores com vazão de 300 m³/min, instalados no forro, paralelamente ao piso. O outro galpão foi considerado controle e não possuía sistema de ventilação. Houve diferença na temperatura e umidade relativa do ar nas duas primeiras semanas de vida das aves, sobretudo no sistema de ventilação mínima que apresentou as piores condições de conforto. As aves mantidas no galpão sem sistema de ventilação tiveram os melhores resultados de peso ao abate (com ventilação - 1,549 kg; e sem ventilação - 1,577 kg), conversão alimentar (com ventilação - 1,63 kg/kg; sem ventilação - 1,59 kg/kg) e eficiência produtiva (com ventilação - 285 e sem ventilação - 297). Houve diferença também na concentração de gases contaminantes, que foi menor no sistema com ventilação mínima. O sistema com ventilação mínima, da maneira como foi concebido no experimento, diminui significativamente a temperatura no interior do galpão avícola, comprometendo o conforto térmico e o desempenho animal. Apesar de o sistema com ventilação mínima resultar em menores concentrações de gases, nenhum dos sistemas promove concentração média de dióxido de carbono e monóxido de carbono prejudicial às aves.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                eagri
                Engenharia Agrícola
                Eng. Agríc.
                Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (Jaboticabal, SP, Brazil )
                0100-6916
                1809-4430
                June 2014
                : 34
                : 3
                : 385-394
                Affiliations
                [03] PE orgnameIFET mercia_dmf@ 123456yahoo.com.br
                [02] Campina Grande PB orgnameUFCG wallace@ 123456deag.ufcg.edu.br
                [04] Campina Grande PB orgnameUFCG lopesneto@ 123456deag.ufcg.edu
                [01] Campina Grande PB orgnameUFCG dermeval@ 123456deag.ufcg.edu.br
                Article
                S0100-69162014000300001 S0100-6916(14)03400300001
                ad046e1b-11b3-46ab-a5d1-6656213169f9

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 07 December 2012
                : 05 December 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 10
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Scientific Papers

                ambience,thermal comfort,egg-laying,noise,ambiência,conforto térmico,postura,ruído

                Comments

                Comment on this article