8
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A fome na reprodução do capital: uma análise do alimento-mercadoria Translated title: Hunger in capital reproduction: a food commodity analysis

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Esse texto tem como objetivo explicitar a lógica de funcionamento do complexo sistema agroindustrial na produção da mercadoria-alimento e sua relação com a fome no Capitalismo. No aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Ao longo do texto demonstramos como a apropriação do capital na alimentação ocorre desde a ocupação do solo, a propriedade da terra, que passa necessariamente pela expulsão das famílias camponesas do campo e reconstruímos a lógica da cadeia de produção do alimento-mercadoria com as ramificações do complexo sistema agroindustrial de alimentos. Buscamos demonstrar que essa forma de produção de alimentos, voltada para a valorização do capital ainda que produza alimentos gerará fome, pois tem como resultado uma agricultura com diversidade restringida pelo monocultivo, um alimento desprovido de nutrientes, sobrecarregado de produtos químicos que provocam câncer, dentre outros agravos à saúde e não cumprem a função de alimentar os seres humanos. Em síntese alimentam a fome.

          Translated abstract

          Abstract This text aims to explain the working logic of the complex agro-industrial system in the production of food commodities and how it relates with hunger in Capitalism. Methodologically, this is a bibliographical research. Throughout the text, we seek to demonstrate how capital appropriation in food takes place: since the occupation of soil to the ownership of lands, which necessarily involves the expulsion of peasant families from the countryside, we reconstruct the logic of this production chain with the branches of the complex agro-industrial food system. We seek to demonstrate that this form of food production, which values capital, may even produce food, but it will generate hunger, as it results in an agriculture with low diversity due to monocultures, in food devoid of nutrients, overloaded with chemicals that cause cancer and other illnesses and do not fulfill the function of feeding people. In short, a system which feeds on hunger.

          Related collections

          Most cited references39

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Causas do declínio da desnutrição infantil no Brasil, 1996-2007

          OBJETIVO: Estabelecer a evolução da prevalência de desnutrição na população brasileira de crianças menores de cinco anos de idade entre 1996 e 2007 e identificar os principais fatores responsáveis por essa evolução. MÉTODOS: Os dados analisados procedem de inquéritos "Demographic Health Surveys" realizados no Brasil em 1996 e 2006/7 em amostras probabilísticas de cerca de 4 mil crianças menores de cinco anos. A identificação dos fatores responsáveis pela variação temporal da prevalência da desnutrição (altura-para-idade inferior a -2 escores z; padrão OMS 2006) considerou mudanças na distribuição de quatro determinantes potenciais do estado nutricional. Modelagem estatística da associação independente entre determinante e risco de desnutrição em cada inquérito e cálculo de "frações atribuíveis parciais" foram utilizados para avaliar a importância relativa de cada fator na evolução da desnutrição infantil. RESULTADOS: A prevalência da desnutrição foi reduzida em cerca de 50%: de 13,5% (IC 95%: 12,1%;14,8%) em 1996 para 6,8% (5,4%;8,3%) em 2006/7. Dois terços dessa redução poderiam ser atribuídos à evolução favorável dos quatro fatores estudados: 25,7% ao aumento da escolaridade materna; 21,7% ao crescimento do poder aquisitivo das famílias; 11,6% à expansão da assistência à saúde e 4,3% à melhoria nas condições de saneamento. CONCLUSÕES: A taxa anual de declínio de 6,3% na proporção de crianças com déficits de altura-para-idade indica que em cerca de mais dez anos a desnutrição infantil poderia deixar de ser um problema de saúde pública no Brasil. A conquista desse resultado dependerá da manutenção das políticas econômicas e sociais que têm favorecido o aumento do poder aquisitivo dos mais pobres e de investimentos públicos que permitam completar a universalização do acesso da população brasileira aos serviços essenciais de educação, saúde e saneamento.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            O capital: crítica da economia política

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A dimensão da pobreza, da fome e da desnutrição no Brasil

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rk
                Revista Katálysis
                Rev. katálysis
                Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brazil )
                1982-0259
                December 2022
                : 25
                : 3
                : 449-458
                Affiliations
                [01] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal do Rio de Janeiro orgdiv1Escola de Serviço Social orgdiv2Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado Brazil
                Article
                S1414-49802022000300449 S1414-4980(22)02500300449
                10.1590/1982-0259.2022.e86274
                abc65814-eb96-4e88-b134-6d1e4c17a432

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 20 May 2022
                : 28 February 2022
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 39, Pages: 10
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Espaço Temático: Desigualdade, Fome e Produção de Alimentos

                Fome,Sistema-Agroindustrial,Food commodity,Food production,Hunger,Agro-industrial system,Alimento-mercadoria,Produção de Alimentos

                Comments

                Comment on this article