18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Experience and professional training in the School Health Program Translated title: Experiência e capacitação profissional na execução do Programa Saúde na Escola Translated title: Experiencia y capacitación profesional en la ejecución del Programa Salud en la Escuela

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Objective: To analyze the association between experience and professional training in the School Health Program. Method: Descriptive, inferential, quantitative and normative study. The data were collected from May to July 2017 through a questionnaire based in the School Health Program, with the participation of professionals from the Family Health Strategy. Results: 105 professionals participated in the study. The average time working in the Family Health Strategy and in the School Health Program is 12.1 and 7.2 years, respectively. 94.3% of the professionals feel qualified to perform the activities of the School Health Program, although only 30.5% have participated in training. There is statistical association between experience and professional training. Conclusion: The professionals who conduct activities in the School Health Program undergo few training processes, but feel qualified to carry out the activities proposed.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: Analisar a associação entre experiência e capacitação profissional na execução do Programa Saúde na Escola. Método: Estudo descritivo, inferencial, quantitativo e normativo. Os dados foram coletados no período de maio a julho de 2017 por meio de questionário construído a partir das normatizações do Programa Saúde na Escola, com a participação de profissionais da Estratégia Saúde da Família. Resultados: Participaram do estudo de 105 profissionais. A média de experiência profissional na Estratégia Saúde da Família e no Programa Saúde na Escola é de 12,1 e 7,2 anos, respectivamente. Identificou-se que 94,3% dos profissionais sentem-se capacitados para executar as atividades do Programa Saúde na Escola, embora apenas 30,5% tenham participado de capacitações. Há associação estatística entre experiência e capacitação profissional. Conclusão: Os profissionais que executam as atividades do Programa Saúde na Escola são submetidos a poucos processos de capacitação, embora se sintam aptos para executar as atividades propostas.

          Translated abstract

          RESUMEN Objetivo: Analizar la asociación entre experiencia y capacitación profesional en la ejecución del Programa Salud en la Escuela. Método: Estudio descriptivo, inferencial, cuantitativo y normativo. Los datos fueron recogidos en el período de mayo a julio de 2017 mediante cuestionario construido a partir de las normalizaciones del Programa Salud en la Escuela, con la participación de profesionales de la Estrategia Salud de la Familia. Resultados: Participaron en el estudio 105 profesionales. El promedio de experiencia profesional en la Estrategia Salud de la Familia y en el Programa Salud en la Escuela es de 12,1 y 7,2 años, respectivamente. Se identificó que el 94,3% de los profesionales se sienten capacitados para llevar a cabo las actividades del Programa Salud en la Escuela, aunque solo el 30,5% hayan participado en capacitaciones. Existe asociación estadística entre experiencia y capacitación profesional. Conclusión: Los profesionales que llevan a cabo las actividades del Programa Salud en la Escuela se someten a pocos procesos de capacitación, aunque se sientan aptos para llevar a cabo las actividades propuestas.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Avaliando a institucionalização da avaliação

          O artigo aborda os desafios em torno da necessidade de conceber e implantar uma cultura de avaliação. São discutidas as relações e diferenças entre pesquisa avaliativa, avaliação normativa e tomada de decisão. A análise mostra que a capacidade de institucionalização da avaliação como instrumento para melhorar o sistema de saúde é paradoxal, pois supõe que a informação produzida contribua para uma racionalização dos processos de decisão. Postula-se que o grau em que os resultados de uma avaliação são levados em conta pelas instâncias decisórias varia de acordo com a credibilidade, fundamentação teórica e pertinência das avaliações. Observa-se que atores que ocupam diferentes posições não conseguem chegar a um consenso quanto à pertinência dos resultados produzidos pela avaliação. Para fazer com que a avaliação esteja no cerne das estratégias de transformação do sistema de saúde, sugere-se criar condições para um julgamento avaliativo verdadeiramente crítico, com a implementação de estratégias que favoreçam a formação e o aprendizado, o debate, a reflexão e a abertura de novas frentes de intervenção. Institucionalizar a avaliação implica antes de tudo se questionar a capacidade da avaliação de produzir as informações e julgamentos necessários para ajudar as instâncias decisórias a melhorar o desempenho do SUS.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva

            O presente artigo tem como objetivo analisar os conceitos-chave relativos à Educação em Saúde e Educação na Saúde e suas interfaces no campo da Saúde Coletiva. Embora apresentem diferenças, é frequente na prática dos serviços, a utilização das diversas variantes a elas relacionadas de forma indistinta. Dessa forma busca-se, também, distinguir dentro desses conceitos-chave as variantes da primeira, tais como, educação sanitária, educação e saúde, educação para a saúde e educação popular em saúde que significa um conjunto de práticas de educação para indivíduos e comunidade a fim de aumentar a autonomia das pessoas e da comunidade para que possam fazer escolhas e adotar hábitos saudáveis de vida e as variantes da segunda, tais como educação permanente em saúde e educação continuada ministrada para profissionais de saúde a fim de aprimorar o conhecimento destes e a atenção dispensada à população.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Análise da Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola

              RESUMO A pesquisa objetivou conhecer e analisar o processo da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola (PSE)em um município da região metropolitana de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que abordou, por meio de entrevista semiestruturada, profissionais da saúde e da educaçãonas 20 primeiras escolas que aderiram ao PSE desde seu lançamento no município. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin, associada ao programa computacional NVivo®, assim como também foi utilizado o diário de campo. A pesquisa revelou que o maior dilema é operar uma política necessariamente intersetorial, explicitada num ambiente com atores que possuem agendas setoriais previamente montadas e sem espaço suficiente para a correta execução da política, o que leva à dificuldade de conciliar os tempos institucionais dos vários setores e o comprometimento e envolvimento setorial, impedindo a sustentabilidade das ações. Mudanças estão sendo implementadas, mas o que se observa é a escassez de capacitação e educação permanente, além da inexistência de protocolos que norteiem o desenvolvimento de ações intersetoriais.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                reeusp
                Revista da Escola de Enfermagem da USP
                Rev. esc. enferm. USP
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem (, SP, Brazil )
                0080-6234
                1980-220X
                October 2018
                : 52
                : 0
                : e03378
                Affiliations
                [1] Natal Rio Grande do Norte orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte orgdiv1Centro de Ciências da Saúde orgdiv2Programa de Pós-graduação em Enfermagem Brazil
                Article
                S0080-62342018000100454
                10.1590/s1980-220x2017048603378
                30365674
                a99e18a8-7642-4fde-a73c-d343133751df

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 12 June 2017
                : 05 September 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil


                Serviços de Saúde Escolar,Atenção Primária à Saúde,Enfermagem de Atenção Primária,Capacitação Profissional,School Health Services,Primary Health Care,Primary Care Nursing,Professional Training,Servicios de Salud Escolar,Atención Primaria de Salud,Enfermería de Atención Primaria,Capacitación Profesional

                Comments

                Comment on this article