3
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Vida(s) Maria(s): a história de uma mulher e os (re)tratos da violência em narrativas contadas Translated title: Vida(s) Maria(s): a woman’s history and the portraits of violence in narratives told Translated title: Vida(s) Maria(s): la historia de una mujer y los retratos de violencia en las narrativas Translated title: Vida(s) Maria(s) : l’histoire d’une femme et les portraits de la violence dans les récits racontés

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a narrativa de uma mulher em situação de violência doméstica e as imbricações entre sua história de vida, imposições de gênero e a construção da sua identidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, em que recorremos à triangulação de fontes metodológicas por meio de entrevistas narrativas, observações cotidianas e protocolos documentais. Os resultados consideraram os atravessamentos pessoais, familiares e relacionais para a confecção dos cenários em que a perpetração da violência de gênero possa ter sido corroborada na produção de personagens e resistências ao longo do tempo. Essas discussões contribuem para o avanço da compreensão da violência dirigida às mulheres no Brasil, tensionando uma análise crítica que ponha em questão os aspectos sociopolíticos que reforçam o exercício hegemônico de uma cultura patriarcal.

          Translated abstract

          Abstract This paper analyzes the narrative of a woman experiencing domestic violence and the imbrications between her life history, gender impositions, and the construction of her identity. Hence, a qualitative research based on the triangulation of methodological sources by means of narrative interviews, daily observations, and document protocols was carried out. The results considered the personal, family and relational elements related to the construction of scenarios in which the perpetration of gender-based violence may have been corroborated in the production of characters and resistance over time. Such discussions contribute to advance the understanding of violence against women in Brazil, tensioning a critical analysis that puts into question the sociopolitical aspects that reinforce the hegemonic exercise of a patriarchal culture.

          Translated abstract

          Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la narrativa de una mujer en situación de violencia doméstica y la asociación entre su historia de vida, las imposiciones de género y la construcción de su identidad. Por ello, se realizó una investigación cualitativa, en la que se utilizó la triangulación de fuentes metodológicas a través de entrevistas narrativas, observaciones diarias y protocolos documentales. Los resultados consideraron los cruces personales, familiares y relacionales para la construcción de escenarios en los que se pudo corroborar la perpetración de la violencia de género en la producción de personajes y resistencias en el tiempo. Estas discusiones ayudan a comprender la violencia contra las mujeres en Brasil y ponen en relieve un análisis crítico que cuestiona los aspectos sociopolíticos que refuerzan el ejercicio hegemónico de una cultura patriarcal.

          Translated abstract

          Résumé Cet article analyse le récit d’une femme victime de violence domestique et les chevauchements entre son histoire de vie, les impositions de genre et la construction de son identité. Par conséquent, une recherche qualitative basée sur la triangulation des sources méthodologiques par le biais d’entretiens narratifs, d’observations quotidiennes et des protocoles documentaires a été réalisée. Les résultats ont pris en compte les croisements personnels, familiaux et relationnels pour la réalisation des scénarios dans lesquels la perpétration de la violence de genre a pu être corroborée dans la production de personnages et de résistance au fil du temps. Ces discussions contribuent à faire progresser la compréhension de la violence contre les femmes au Brésil, en mettant en tension une analyse critique qui remet en question les aspects sociopolitiques qui renforcent l’exercice hégémonique d’une culture patriarcale.

          Related collections

          Most cited references50

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Gênero: uma categoria útil de análise histórica.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade

            Neste ensaio busca-se aprofundar a reflexão sobre o processo de análise na pesquisa qualitativa a partir de autores referenciais e da experiência da própria autora. O texto está organizado em forma de decálogo por meio do qual é tratado o tema processualmente. A hipótese é de que uma análise para ser fidedigna precisa conter os termos estruturantes da investigação qualitativa que são os verbos: compreender e interpretar; e os substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. A seguir a proposta avança por 10 passos que se iniciam na construção científica do objeto pela sua colocação no âmbito do conhecimento nacional e internacional, na elaboração de instrumentos que tornem concretos os conceitos teóricos, na execução de um trabalho de campo que envolva empaticamente o investigador no uso de vários tipos de técnicas e abordagens, tornando-o um construtor de relações, de observações e de uma narrativa em perspectiva. Por fim, a autora trata da análise propriamente dita, mostrando como o objeto, que já vem pensado em todas as etapas anteriores, deve se tornar um construto de segunda ordem, em que predomine a lógica dos atores em sua diversidade e não apenas as suas falas, dentro de uma narrativa teorizada, contextualizada, concisa e clara.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação

              Este artigo trata da violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que enfoca a condição de gênero como categoria de análise central para a compreensão da dinâmica deste fenômeno. Inicialmente, localiza a precedência histórica da construção desse campo de estudo e de pesquisa no âmbito das ciências sociais, particularmente da sociologia, sob um olhar feminista. Segue abordando a categoria de violência contra a mulher como questão central no cotidiano, uma vez que o volume de denúncias das mais variadas formas de violência contra as mulheres tem persistência como relevante fenômeno social. Na sequência, destacam-se os locais institucionais de acolhimento deste fenômeno social, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam's) a partir dos anos 1980, assim como da área de saúde que, a partir dos anos 1990, se intensificou. Por fim, destaca-se o marco jurídico de avanço nos direitos presentes na Lei Maria da Penha (n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006) e na sua efetiva aplicação.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                pusp
                Psicologia USP
                Psicol. USP
                Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brazil )
                0103-6564
                1678-5177
                2022
                : 33
                : e200129
                Affiliations
                [1] Icó CE orgnameCentro Universitário Vale do Salgado Brasil
                Article
                S0103-65642022000100211 S0103-6564(22)03300000211
                10.1590/0103-6564e200129
                a85d189f-5b10-4f4d-9fba-b246b7cd38d0

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

                History
                : 16 January 2022
                : 17 October 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 50, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                narrativas de historia de vida,récits des histoires de vie,identité,violence contre les femmes,identidad,violencia contra las mujeres,narrativas de história de vida,identidade,violência contra a mulher,life history narratives,identity,violence against women

                Comments

                Comment on this article