11
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Trends of tactical performance analysis in team sports: bridging the gap between research, training and competition.

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Performance in Team Sports is carried out through a long term and methodical training process planned to improve skills and competence required to deal with competitive demands. Despite that tactical constraint play a major role in Team Sports performance the history of its scientific analysis has been driven by physiological and biomechanical approach, paying little attention to the tactical behaviour of the players and team organisation. For coaches and researchers, tactical analyses can be helpful, since they offer the opportunity to identify match regularities and random features of game events. The information about performance is crucial to achieve individual and team efficacy, also because it constitutes a basic criterion for training process. Once tactical major features are identified, they can inform training and performance enhancement programs. Regardless the technological progress, the analysis of tactical performance in Team Sports remains an under-theorised field, since there was no significant amount of research undertaken to identify the most important factors underpinning performance. Thus, it seems relevant to find out concepts and methods allowing to assemble and to organise knowledge about game complexity and dynamic interaction properties of the teams. The main purpose of this paper is to point out that conceptual frame about tactical indicators in Team Sports should be a major orientation to bridge the gap between research, training and competition.

          Translated abstract

          Tendências da análise do desempenho táctico nos jogos desportivos: em busca da harmonia entre investigação, treino e competição A performance nos jogos desportivos colectivos é viabilizada, em grande parte, pelo recurso a processos de treino metódicos e planeados a longo prazo para desenvolver habilidades e competências que permitam lidar de modo eficaz com as exigências das competições. Apesar de, reconhecidamente, os constrangimentos tácticos desempenharem um papel nuclear nos jogos desportivos colectivos, a investigação tem sido predominantemente orientada para as abordagens fisiológicas e biomecânicas, em detrimento da atenção devotada ao comportamento táctico dos jogadores e das equipas. A análise da performance táctica pode ser profícua para treinadores e investigadores, na medida em que possibilita a identificação de regularidades e contingências, com base na observação do modo como jogadores e equipas engendram e gerem os eventos de jogo. Assim sendo, a informação sobre o desempenho táctico torna-se crucial para perseguir a eficácia individual e colectiva, também porque constitui um preceito fundamental para dar coerência ao processo de treino, na relação com a competição que o legitima. Uma vez identificadas as principais características e exigências tácticas, a partir delas é possível tornar o treino mais específico e adequar outros programas de aprimoramento do desempenho. Deste modo, o défice de investigação empreendida para identificar os constrangimentos mais relevantes que condicionam o rendimento nos jogos desportivos colectivos, nomeadamente no que se reporta ao desempenho táctico, justifica a necessidade de agenciar conceitos e métodos que permitam organizar o conhecimento sobre a complexidade do jogo e as propriedades de interacção dinâmica das equipas. O propósito principal deste artigo é aduzir argumentos que mostrem que a procura e a identificação de indicadores tácticos relevantes em jogos desportivos colectivos constitui uma orientação fundamental para demandar a harmonia entre pesquisa, treino e competição neste grupo de modalidades.

          Related collections

          Most cited references4

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A modelação do jogo em Futsal: Análise sequencial do 1x1 no processo ofensivo

          As interrogações clássicas dos jogos desportivos colectivos, o quê, quando, como e porque fazer, adquirem na situação de 1x1 em Futsal uma importância crucial, em virtude das características específicas desta modalidade. No presente artigo procura-se: (i) identificar as acções táctico-técnicas que são i nduzidas (activadas) pelo 1x1, e as que são indutoras (activadoras) da referida situação; (ii) descrever as características das situações de 1x1 que mais frequentemente induzem o desequilíbrio defensivo do adversário; (iii) fornecer, a partir dos resultados obtidos, algumas orientações práticas para o treino do 1x1. A amostra do estudo foi constituída por cinco jogos do campeonato nacional da primeira divisão, tendo-se registado 853 sequências e 8559 ocorrências. Em termos metodológicos foi utilizada a metodologia observacional, mais concretamente, a análise sequencial e a técnica de coordenadas polares. Recorreu-se ao software SDIS-GSEQ para o registo e tratamento dos dados. A partir dos resultados obtidos conclui-se que: prospectivamente, o 1x1 parece fomentar o desequilíbrio defensivo do adversário, uma vez que é activador de situações de falta e de remate; retrospectivamente, o 1x1 parece ser activado por condutas de condução de bola, combinação táctica com progressão e recuperação de bola; à medida que o 1x1 é realizado numa zona mais ofensiva do campo, parece aumentar a probabilidade de este originar um desequilíbrio na estrutura defensiva adversária; o drible de progressão e o drible para remate são os tipos de 1x1 que mais provocam o desequilíbrio defensivo do adversário; ao nível do contexto de cooperação, o 1x1 com vários apoios é aquele que apresenta maior probabilidade de conduzir a uma situação de remate.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            O jogo de futebol: entre o caos e a regra.

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Abordagem sistémica do jogo de futebol: moda ou necessidade.

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                rpcd
                Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
                Rev. Port. Cien. Desp.
                Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto )
                1645-0523
                January 2009
                : 9
                : 1
                : 81-89
                Affiliations
                [1 ] Universidade do Porto Portugal
                Article
                S1645-05232009000100008
                10.5628/rpcd.09.01.81
                a750642a-d95e-40a6-bd5a-7aca8df5d521

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Portugal

                Self URI (journal page): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=1645-0523&lng=en
                Categories
                SPORT SCIENCES

                Sports medicine
                team sports,tactics,performance analysis,jogos desportivos colectivos,táctica,análise da performance

                Comments

                Comment on this article