3
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Qualidade de vida na velhice: estudo em uma instituição pública de recreação para idosos Translated title: Life's quality of the old age people: study in a public recreation institution for old age people

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estudo realizado por meio de entrevistas com idosos de uma instituição de recreação, com o objetivo de analisar a qualidade de vida dos usuários. Os resultados obtidos sugerem que a maioria dos idosos deste estudo tem urna boa qualidade de vida. Todos os indicadores objetivos e subjetivos considerados foram evidenciados nos relatos de grande parte dos idosos.

          Translated abstract

          The purpose of this study was to analize quality of life of the users of a recreation institution for old age people. The results led to the conclusion that the majority of the intervieweds held a good quality of life, according to the subjective and objective indicators analized in this study.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Envelhecimento populacional: uma realidade brasileira

          São apresentados dados mostrando que tanto as taxas de mortalidade quanto as de fecundidade estão decaindo significativamente para a população brasileira, como um todo, desde 1940 e 1960, respectivamente. Pirâmides etárias por sexo são analisadas à luz das mudanças demográficas. Enfatiza-se o fato de que, desde 1940, é o grupo etário com 60 anos ou mais o que proporcionalmente mais cresce na população brasileira. De 1980 ao ano 2000 eles crescerão 107%, enquanto os menores de 15 anos crescerão apenas 14%. Comparando-se as taxas de crescimento dos idosos no Brasil e na Inglaterra, a tendência é haver um crescimento cada vez menor na Inglaterra (230% entre 1900-1960 e 80% entre 1960-2025) e um crescimento cada vez maior no Brasil (497% e 917% respectivamente). Os dados mostram que a expectativa de vida ao nascimento no Estado de São Paulo passou de 57 anos, em 1950, para 70 anos, em 1982. Já em 1982, uma mulher no Município de São Paulo podia aos 45 anos esperar viver mais do que uma mulher da mesma idade na Inglaterra. Em termos de sobrevida, 77% da coorte de mulheres nascidas no Município de São Paulo, em 1982 deverão estar vivas aos 65 anos, comparado com 85% na Inglaterra. Para os homens os dados são de 62% e 75%, respectivamente. Conclui-se que o Brasil, embora ainda longe de resolver os problemas relacionados à infância, já está tendo que enfrentar as implicações sociais e de saúde decorrentes de um processo de envelhecimento comparável àquele experimentado pelos países mais desenvolvidos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Crescimento da população idosa no Brasil: transformações e conseqüências na sociedade

            São discutidas as transformações sociais e econômicas que incidem sobre a vida dos idosos decorrentes do aumento da população de 60 anos ou mais, no Brasil. O processo migratório e a intensa urbanização (em 1940 a população rural era de 68,8% e em 1980 de 32,4%) afetaram particularmente a população idosa dos grandes centros, ou daqueles que envelheceram nestas cidades. Esta nova organização social acentuou os problemas de solidão e pobreza dos idosos. Além desta perda de status social que exclui sua participação na sociedade moderna, o idoso teve também reduzido o suporte emocional no interior de sua família. Entre os fatores que concorrem para tal, destacam-se a mudança do padrão do modelo familiar, de extensa para nuclear, a maior mobilidade e o aumento do número de separações e divórcios. O maior período de vida da mulher e suas conseqüências (redução de renda, aumento do número de viúvas e maior freqüência de longos períodos de doenças crônicas), como também a mudança do papel social da mulher no mundo contemporâneo, fazem parte de uma discussão específica relativa à mulher e à velhice. A questão do trabalho, da aposentadoria e do custo social (coeficiente de dependência) é outro aspecto abordado.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Subjectively Perceived Quality of Life

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reeusp
                Revista da Escola de Enfermagem da USP
                Rev. esc. enferm. USP
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem (São Paulo, SP, Brazil )
                0080-6234
                1980-220X
                August 1997
                : 31
                : 2
                : 316-338
                Affiliations
                [01] orgnameUSP orgdiv1EE
                [02] orgnameUFMG orgdiv1EE
                [03] orgnameUFMG orgdiv1Departamento de Enfermagem Básica
                Article
                S0080-62341997000200012 S0080-6234(97)03100212
                a70c0043-8c6c-4f94-a814-746adea7a40a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 23
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos Originais

                Geriatric,Quality of life,Geriatria,Qualidade de vida
                Geriatric, Quality of life, Geriatria, Qualidade de vida

                Comments

                Comment on this article