17
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Abordagem do comportamento de uso abusivo de substâncias psicoativas no Brasil: o estado da arte Translated title: Approach to abusive behavior of psychoactive substances in Brazil: the state of the art Translated title: Abordaje del comportamiento abusivo de sustancias psicoactivas en Brasil: estado del arte

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O problema complexo do tratamento do uso abusivo de substâncias psicoativas coloca a comunidade científica diante da responsabilidade social. O objetivo do presente estudo foi conhecer a produção científica nacional a respeito da reabilitação do usuário. Realizou-se uma revisão bibliográfica integrativa, cobrindo os últimos cinco anos. Dos 60 artigos obtidos pelo Google Acadêmico e o portal revistas Capes, 32 desenvolveram o tratamento da dependência como tema principal. Foram subdivididos em: modelos e programas (9 artigos); e aspectos específicos do tratamento (23 artigos). As pesquisas empíricas selecionadas sobre tratamento estão concentradas, principalmente, no sul do País. Percebe-se uma proliferação de estratégias e programas na literatura, acompanhados, contudo, pelo objetivo em abordar a pessoa como um todo e adaptar as necessidades individuais de cada sujeito como guia do tratamento.

          Translated abstract

          The complex problem of treating the abusive use of psychoactive substance puts the scientific community before its social responsibility. The goal of the present article was to know the Brazilian scientific production regarding the rehabilitation of the user. An integrative literature study was undertaken, covering the last 5 years. From the 60 articles obtained through Google Scholar and the CAPES journal gate, 32 focused on treatment of dependency, as the main theme. They were subdivided into: models and programs (09 articles); and specific aspects of treatment (23 articles). Empirical research on treatment is strongly concentrated in the South of the country. The literature shows a proliferation of techniques and treatment programs, accompanied by the goal to approach the person as a whole and to adapt the treatment to the individual needs of each person.

          Translated abstract

          El complejo problema del tratamiento del uso abusivo de sustancias psicoactivas coloca a la comunidad científica delante de su responsabilidad social. El objetivo del presente estudio fue conocer la producción científica nacional a respecto de la rehabilitación del dependiente químico. Se realizó una revisión bibliográfica integrativa, cubriendo los últimos cinco años. De los 60 artículos obtenidos por el Google Académico y del Portal Revistas CAPES, 32 abordaron el tratamiento de la dependencia como tema principal. Los artículos fueron subdivididos en: modelos y programas (09 artículos) y aspectos específicos del tratamiento (23 artículos). Las investigaciones empíricas sobre el tratamiento se concentran en el Sur del país. Se observa una proliferación de estrategias y programas en la literatura, sin embargo, se reconocen las características y necesidades individuales de cada sujeto como guía del tratamiento.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Grupo de apoio/suporte como estratégia de cuidado: importância para familiares de usuários de drogas

          Objetivou-se conhecer a percepção de familiares de usuários de drogas acerca da importância do grupo de apoio/suporte como estratégia de cuidado. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, no segundo semestre de 2010, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD), de uma cidade do extremo sul do Brasil, com dez familiares. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Temática. Verificou-se que o grupo é uma alternativa à internação no hospital psiquiátrico, possibilita acesso e acompanhamento pelos profissionais da saúde, ajuda na compreensão do que é a dependência química, instrumentaliza para o cuidado e possibilita a reinserção social do dependente químico. Conclui-se que o grupo de apoio/suporte se constitui em relevante estratégia de cuidado aos familiares de usuários de drogas, apresentando-se como um instrumento a ser utilizado pelo enfermeiro em sua prática cotidiana.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Usuário de crack em situações de tratamento: experiências, significados e sentidos

            O consumo de substâncias capazes de alterar o comportamento, a consciência e o humor dos sujeitos é milenar. A família, juntamente com a escola e os amigos, exerce função de socialização primária de crianças e adolescentes e pode funcionar como fator de proteção ou de risco. O presente estudo teve como objetivo analisar os significados, sentidos e experiências dos familiares relacionados ao usuário de crack em situação de tratamento. Trata-se de um estudo qualitativo, crítico e reflexivo, realizado com trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas (CAPSad), bem como usuários de crack em tratamento e seus familiares. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Além disso, utilizou-se a análise de conteúdo, a qual possibilitou estabelecer convergências, divergências e complementaridades. Percebe-se que os familiares atribuem sentidos e significados relacionados ao usuário de crack bastante negativos, e isso acontece, muitas vezes, em decorrência de uma relação familiar conflituosa, marcada pela perda de vínculos familiares do usuário. No entanto, quando o familiar passa a ser alvo de intervenções realizadas pelo CAPSad, há uma mudança de significados em relação ao usuário, o que melhora o relacionamento familiar e contribui para a manutenção do tratamento do ente que faz uso de crack. Diante do exposto, conclui-se pela importância de se trabalhar os sentidos e significados dos familiares atribuídos aos usuários de crack em tratamentos relacionados ao uso da droga.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Aspectos da dinâmica da família com dependência química

              O envolvimento da família no tratamento tem sido apontado como preditor de sucesso terapêutico da dependência química. Nesse sentido, foi realizada uma investigação qualitativa, utilizando o estudo de caso de dependente químico e sua família, atendidos por instituição de saúde, para identificação da dinâmica relacional estabelecida nestes contextos. Para a coleta de dados foram utilizados entrevistas, genograma e registros de grupos de familiares. A análise dos dados se deu a partir da compreensão sistêmica da família. O estudo realizado aponta a necessidade de compreensão da dependência química como fenômeno que pode ser influenciado pela dinâmica familiar reforçando aspectos de seu funcionamento para a manutenção do sintoma. Tratar a disfuncionalidade familiar pode constituir-se um fator de proteção ao uso de drogas e prevenção à recaída.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ppp
                Pesquisas e Práticas Psicossociais
                Pesqui. prát. psicossociais
                Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP/UFSJ) (São João del-Rei, MG, Brazil )
                1809-8908
                2018
                : 13
                : 1
                : 1-22
                Article
                S1809-89082018000100008
                9fc70f24-a625-40f3-920b-eff59a80085d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 18 August 2015
                : 31 August 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 22
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                Rehabilitation of chemical dependence,Treatment of psychoactive substance dependency,Treatment of substance dependence,Rehabilitación del dependiente químico,Tratamento da dependência de substâncias psicoativas,Tratamento da dependência química,Tratamiento de la dependencia de substancias psicoactivas,Tratamiento de la dependencia química,Reabilitação do dependente químico

                Comments

                Comment on this article