16
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Covid-19: Luto, Morte e a Sustentação do Laço Social Translated title: Covid-19: Duelo, Muerte y Sostenimiento del Vínculo Social Translated title: Covid-19: Mourning, Death and Sustaining the Social Bond

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Partindo de breve contextualização da precariedade dos serviços de saúde no momento em que a Covid-19 abalroa o país, o artigo situa as condições de desamparo em que se encontra o sujeito para enfrentar a pandemia. Reconhece aí as condições para que estejamos enfrentando uma situação traumática que remete aos recursos da psicanálise para encaminhar uma forma de lidar com a situação. Recorre em seguida à conceituação psicanalítica de luto e morte identificando-os como experiências coletivas, que deveriam sustentar o pacto social e dar condições para a vida em sociedade, com suas expressões singulares. Examina as atitudes para com a morte, ao longo do último século, identificando a indiferença como uma das atitudes que ataca o referido pacto. Segue estabelecendo a importância do trabalho de luto como reverência feita à morte quando ela não é desmentida pela sociedade ou quando não se encontra nesta a atitude de indiferença para com ela. Conclui retornando ao trabalho do sujeito a partir do trauma surgido do encontro com o real da morte. Trata-se agora para este sujeito de se responsabilizar pelos enfrentamentos necessários que terão ocorrido e se impuseram a ele com a pandemia.

          Translated abstract

          Resumen A partir de una breve contextualización de la precariedad de los servicios de salud en el momento en que Covid-19 golpea el país, el artículo sitúa las condiciones de desamparo en las que se encuentra el sujeto para enfrentar la pandemia. Allí reconoce las condiciones para que estemos ante una situación traumática que remite a los recursos del psicoanálisis para orientar una forma de afrontar la situación. Luego recurre al concepto psicoanalítico del duelo y la muerte, identificándolos como experiencias colectivas, que deben sustentar el pacto social y brindar condiciones para la vida en sociedad, con sus singulares expresiones. Examina las actitudes hacia la muerte, durante el último siglo, identificando la indiferencia como una de las actitudes que ataca este pacto. Continúa estableciendo la importancia del duelo como reverencia por la muerte cuando no es negado por la sociedad o cuando no se encuentra en él la actitud de indiferencia hacia ella. Concluye volviendo a la obra del sujeto desde el trauma derivado del encuentro con lo real de la muerte. Ahora le toca a este sujeto responsabilizarse de los necesarios enfrentamientos que le habrán ocurrido y le habrá impuesto con la pandemia.

          Translated abstract

          Abstract Starting from a brief contextualization of the precariousness of health services at the moment when Covid-19 hits the country, the article situates the conditions of helplessness in which the subject is to face the pandemic. Then it recognizes the conditions for us to be facing a traumatic situation that refers to the resources of psychoanalysis to guide a way of dealing with the situation. It then resorts to the psychoanalytic concept of mourning and death, identifying them as collective experiences, which should support the social pact and provide conditions for life in society, with their individual expressions. It examines the attitudes towards death, over the last century, identifying indifference as one of the attitudes that attacks this pact. It goes on to establish the importance of mourning as reverence for death when it is not denied by society or when there is no attitude of indifference towards it. It concludes by returning to the subject’s work once he or she faces the trauma arising from the encounter with the real of death. It is now for this subject to take responsibility for the necessary confrontations that will have occurred and have been imposed on him with the pandemic.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O que Significa o Desmonte? Desmonte Do que e Para Quem?

          Resumo O artigo tem como objetivo discutir o desmantelamento das políticas públicas, em específico, das políticas de saúde e da assistência social. A discussão situa-se no campo da Psicologia Social e inspira-se no pós-estruturalismo para análise desta problemática, tendo como questionamento norteador como se constitui o desmonte, considerando-o como processo dinâmico e inerente à produção das políticas. Por meio do método cartográfico, foi possível percorrer materialidades que emergem como pistas para compreender tal processo. Entende-se que há uma tensão na própria construção dessas políticas, com o intuito de substituir modelos anteriores que não se extinguem pela incorporação do SUS e do SUAS à Constituição. Esta se caracteriza pelo esvaziamento de conceitos norteadores das políticas, como as noções de território e vulnerabilidade. Esse esvaziamento potencializa a emersão de uma nova lógica de governo dentro das políticas públicas, não somente por via da regulação, normatização das condutas e criminalização de certa categoria da população, mas também por uma necropolítica, que visa a colocar no jogo democrático uma política de morte.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            A solidão dos moribundos

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              SUS, saúde e democracia: desafios para o Brasil Manifesto de seis ex-ministros da saúde a propósito da 16ª Conferência Nacional De Saúde

              Resumo No ano da XVI Conferência Nacional de Saúde, trinta e três anos após a VIII CNS, este manifesto retoma o tema das relações entre democracia e saúde, e adverte a sociedade brasileira para os riscos que ameaçam o SUS, defendendo nosso sistema universal como instrumento efetivo de produção de saúde e construção de cidadania.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                pcp
                Psicologia: ciência e profissão
                Psicol. cienc. prof.
                Conselho Federal de Psicologia (Brasília, DF, Brazil )
                1414-9893
                2020
                : 40
                : e244103
                Affiliations
                [1] Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal do Rio de Janeiro Brazil
                Article
                S1414-98932020000100656 S1414-9893(20)04000000656
                10.1590/1982-3703003244103
                9ec8753a-51cd-46ef-93fb-464730423b50

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                : 12 August 2020
                : 29 September 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 18, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Dossiê Covid-19

                Luto,Covid-19,Morte,Psicanálise,Death,Mourning,Psychoanalysis,Muerte,Psicoanálisis

                Comments

                Comment on this article