28
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Perfil das vítimas de trauma por acidente de moto atendidas em um serviço público de emergência Translated title: Profile of motorcycle accident victims treated at a public hospital emergency department

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          No Brasil, observa-se um aumento dos acidentes envolvendo motocicletas. Este estudo objetivou caracterizar as vítimas desse tipo de acidente atendidas em um serviço de emergência no Piauí. Pesquisa quantitativa com amostra de 430 vítimas. A análise mostrou predominância do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 24 anos e procedentes do próprio estado. Observou-se que 301 dessas vítimas eram condutores da motocicleta, 81 passageiros e 48 foram atropelados por moto. Verificou-se que 76,05% das vítimas sofreram acidente de quinta-feira a domingo, 80,75% apresentaram seqüelas temporárias e 52,33% dos acidentes ocorreram no período noturno. Os tipos de lesão corresponderam em 69,3% dos casos a ferimentos; 51,4% a fraturas; 27,44% a hematomas; e 20,7% a traumatismos cranioencefálicos. Entre as vítimas de acidente, condutores da moto e suspeitos de ingestão de álcool, 52,07% não utilizavam capacete no momento do acidente. A maioria das vítimas recebeu alta hospitalar e 14 foram a óbito. Conclui-se que o trauma provocado pelos acidentes envolvendo motocicletas merece atenção, especialmente em relação ao planejamento de ações preventivas, assim como controle de sua ocorrência no estado.

          Translated abstract

          The number of accidents involving motorcycles has increased in Brazil. The objective of this study was to identify the type of victims of these accidents who were treated at an emergency department in Piauí State, Brazil. The sample included 430 such victims in this quantitative study. Most were male, 15-24 years of age, and from the State of Piauí itself. 301 of the victims were drivers of the motorcycles, 81 were passengers, and 48 were struck or run over by the motorcycles. 76.05% of the accidents occurred from Thursday to Sunday. 80.75% had temporary sequelae, and 53.33% of the accidents occurred at night. In 69.3% of the cases, victims suffered lacerations; 51.4% fractures; 27.44% hematomas; and 20.7% head trauma. Among the accident victims, motorcycle drivers, and those suspected of alcohol consumption, 52.07% were not wearing a helmet at the time of the accident. Most of the victims were discharged from hospital, while 14 died. In conclusion, injuries from motorcycle accidents deserve attention, especially to plan preventive measures to help control their occurrence in the State.

          Related collections

          Most cited references56

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A difícil e lenta entrada da violência na agenda do setor saúde

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Características dos acidentes de trânsito e das vítimas atendidas em serviço pré-hospitalar em cidade do Sul do Brasil, 1997/2000

            Os acidentes de trânsito e os traumas deles resultantes constituem um importante problema social e de saúde pública. O objetivo deste trabalho foi o de analisar as características dos acidentes e das vítimas atendidas pelo único serviço de atenção pré-hospitalar de Londrina, Paraná, Brasil, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e às Emergências (SIATE), de 1997 a 2000. Foram estudadas 14.474 vítimas registradas no banco de dados do SIATE. Em todos os anos de estudo, mais de 70,0% das vítimas eram do sexo masculino e tinham de 10 a 39 anos; os motociclistas foram o principal tipo de vítima em todos os anos, com valores superiores a 40,0%. A maioria acidentou-se no mês de dezembro, nos finais de semana, principalmente no sábado, e durante a noite. Esses resultados corroboram os observados em outros estudos, evidenciando a necessidade de implementação de medidas preventivas direcionadas à população jovem e masculina, especialmente a composta por motociclistas.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A atualidade dos acidentes de trânsito na era da velocidade: uma visão geral

              Este artigo focaliza, numa perspectiva interdisciplinar, os estudos sobre acidentes de trânsito em escala nacional e internacional. Ele começa analisando o aumento da produção e consumo de veículos motorizados em todo o mundo e as transformações sociais que esse fato acarretou. Atenção especial é dada à degradação do meio ambiente urbano e ao enorme custo social representado pelos acidentes de trânsito. Em seguida, é apresentado um panorama epidemiológico sobre as vítimas do trânsito. A relação entre personalidade e acidente de trânsito mereceu atenção especial, principalmente no que se refere ao comportamento infrator e ao consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas. O artigo conclui enfatizando a necessidade de o Estado implementar políticas públicas específicas consistentes, a fim de se poder controlar o problema.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                csp
                Cadernos de Saúde Pública
                Cad. Saúde Pública
                Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro )
                1678-4464
                August 2008
                : 24
                : 8
                : 1927-1938
                Affiliations
                [1 ] Centro Universitário Uninovafapi Brazil
                [2 ] Universidade Federal do Piauí Brazil
                [3 ] Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Brasil
                Article
                S0102-311X2008000800021
                9d86816e-7dcb-4456-b57e-6e4353608b51

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-311X&lng=en
                Categories
                Health Policy & Services

                Public health
                Traffic Accidents,Motorcycles,Emergency Medical Services,Acidentes de Trânsito,Motocicletas,Serviços Médicos de Emergência

                Comments

                Comment on this article