4
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Migrações, pendularidades e mercado de trabalho no segmento upstream da indústria do petróleo na Bacia de Campos

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Este artigo presenta uma análise da reestruturação produtiva ocorrida a mediados da década de 1970 na Bacia de Campos e seus reflexos no mercado de trabalho. Trata-se de um processo que se materializou em uma mudança desde atividades predominantemente orientadas até a agroindústria sucroalcooleira, às atividades dirigidas a exploração e produção de azeite e gás offshore. Analisaram-se, por meio de revisão bibliográfica, a reestruturação produtiva na região Norte Fluminense e as relações teóricas entre pendularidade, migração e mercado de trabalho, e com apoio de dados censais, determinou-se a importância dessas variáveis no contexto da Bacia de Campos. Constatou-se que a mão de obra existente, além de não haver sido absorbida pela nova indústria, não se constituiu num exército industrial de reserva para a mesma e para as atividades conexas.

          Translated abstract

          ABSTRACT This article presents an analysis of the productive restructuring that took place in the Campos Basin from the mid-1970s onwards, and its effects on the labor market, which shifted from a predominantly sugar-alcohol agroindustry to activities that focused on the exploration and production of oil and offshore gas. The productive restructuring in the Northern Fluminense region and the theoretical relations between pendularity, migration and the labor market were analyzed through a bibliographical review. Additionally, the importance of these variables in the context of the Campos Basin was identified through census data. Results show that the existing labor force, besides not having been absorbed by the new industry, did not constitute an industrial army reserve for the same and related activities.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital

          A classe trabalhadora no século XXI, em plena era da globalização, é mais fragmentada, mais heterogênea e ainda mais diversificada. Pode-se constatar, neste processo, uma perda significativa de direitos e de sentidos, em sintonia com o caráter destrutivo do capital vigente. O sistema de metabolismo, sob controle do capital, tornou o trabalho ainda mais precarizado, por meio das formas de subempregado, desempregado, intensificando os níveis de exploração para aqueles que trabalham. Esse processo é bastante distinto, entretanto, das teses que propugnam o fim do trabalho. Este texto explora alguns dos significados e das dimensões das mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Trabalho: a categoria-chave da sociologia?

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Mercado de trabalho: múltiplos (des)entendimentos

              O termo mercado de trabalho permeia grande parte das discussões da sociologia e da economia na atualidade. Porém, mesmo sendo comum encontrar textos que utilizem o termo buscando dimensioná-lo, compreendê-lo, bem como explicar as mudanças que tem sofrido nas últimas décadas, são poucos os estudos que desenvolvem uma reflexão teórica do conceito e que destacam a vertente que estão seguindo. No presente trabalho busca-se analisar o conceito de mercado de trabalho em diferentes perspectivas da economia e a sociologia, a fim de aprofundar a discussão sobre o tema. Para tanto, procura apresentar algumas das principais abordagens do termo, destacando sua vertente teórica e possíveis limitações. Da economia são consideradas as construções das teorias clássica, keynesiana e da segmentação. A seguir são expostas a abordagem das redes sociais da sociologia econômica e a abordagem institucional. A partir das reflexões sobre o potencial e as limitações de cada vertente e dos conceitos de Bourdieu, apresenta-se um conceito para ampliar a compreensão e a discussão do termo. Acredita-se que, seguindo esta abordagem, será possível ampliar o debate sobre as estruturas econômicas da atualidade. Para finalizar, fazse um esboço de como seria possível a compreensão do mercado de trabalho em tempos de mundialização.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                eure
                EURE (Santiago)
                EURE (Santiago)
                Pontificia Universidad Católica de Chile. Facultad de Arquitectura, Diseño y Estudios Urbanos. Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales (Santiago, , Chile )
                0250-7161
                January 2020
                : 46
                : 137
                : 157-180
                Affiliations
                [1] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil
                Article
                S0250-71612020000100157 S0250-7161(20)04613700157
                99d1a277-2436-4fff-82bd-206eb7e76764

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 01 October 2018
                : 03 April 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 33, Pages: 24
                Product

                SciELO Chile


                productive restructuring,migration,mercado de trabalho,reestruturação produtiva,migração,labor market

                Comments

                Comment on this article