21
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Liming and fertilization to restore degraded Brachiaria decumbens pastures grown on an entisol Translated title: Calagem e adubação na recuperação de pastagem degradada de Brachiaria decumbens em neossolo quartzarênico

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          The reconstitution of soil fertility is essential in the process of pasture restoring, liming being the first action to be taken in this direction. The liming recommendation for pastures needs more technical information as the application method and rate. A field experiment was carried out to evaluate the liming and fertilization practices to restore a degraded Brachiaria decumbens pasture. The following factors were studied: liming method (incorporated in soil by disking or not); level of base saturation (40, 50 or 80%) and lime type (55, 70 or 90 of ECC). Liming and fertilization (NPK and micronutrients) increased both the forage yield and its root system, these being more evident in the second year, even using the same rates of lime and fertilizer used during the first year. After two years the levels of base saturation aimed for the 0 to 0.20 m soil layer were not achieved, neither was the neutralization of the Al. The disking impaired the development of the root system of B. decumbens and promoted the decrease of soil organic matter. The lime with the lowest ECC increased root growth and led to higher concentrations of Ca and Mg in the soil. Studies in other conditions are necessary to define liming requirements in established and degraded pastures.

          Translated abstract

          Na recuperação de pastagens é fundamental a reconstituição da fertilidade do solo, sendo a calagem a primeira ação nessa direção. A recomendação de calagem para pastagens necessita de maiores subsídios técnicos, como a forma de aplicação e a dose e o tipo de calcário a ser empregado. Um experimento de campo foi instalado para avaliar a calagem e a adubação como práticas para a recuperação de pastagens de Brachiaria decumbens degradadas. Os seguintes fatores foram estudados: a forma de aplicação do calcário (incorporado no solo com gradagem ou não incorporado), os níveis de saturação por bases de 40, 60 ou 80% e tipos de calcário (PRNT de 55, 70 ou 90). A calagem e a fertilização (NPK e micronutrientes) aumentaram as produções da forragem e do seu sistema radicular, sendo os efeitos mais acentuados no segundo ano, apesar do uso de mesmas doses de corretivos e fertilizantes do primeiro ano. Após dois anos não se conseguiu atingir os níveis de saturação por bases pretendidos na camada de 0 - 0,20 m, bem como a neutralização do Al. A gradagem prejudicou o desenvolvimento do sistema radicular da forrageira e promoveu queda nos teores da matéria orgânica no solo. O calcário de PRNT mais baixo aumentou a produção de raízes e proporcionou as maiores concentrações de Ca e Mg no solo. Estudos em outras condições são necessários para se aprimorar a recomendação de calagem para pastagens estabelecidas e degradadas.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Fertilidade do solo e adubação

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Fertilidade do solo e adubação

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Absorção de nutrientes pela soja cultivada no sistema de plantio direto em função da calagem na superfície

              As conseqüências das alterações químicas do solo pela calagem na superfície, em sistema de plantio direto, na nutrição mineral das culturas anuais, não são muito conhecidas. Com o objetivo de avaliar a absorção de nutrientes pela soja e seus reflexos sobre a produção de grãos, em função de doses de calcário na superfície, no sistema de plantio direto, foi conduzido um experimento em um Latossolo Vermelho-Escuro distrófico, textura média, em Ponta Grossa (PR). Os tratamentos, dispostos em blocos completos ao acaso, com doze repetições, constaram de quatro doses de calcário dolomítico: 0, 2, 4 e 6 t.ha-1, calculadas para elevar a saturação por bases do solo, a 50%, 70% e 90%. O calcário foi aplicado a lanço na superfície do solo, sem incorporação. A absorção de nutrientes pela soja foi avaliada no ano agrícola de 1996/97. Houve aumento de P e de Mg e redução de Zn e de Mn absorvidos pela cultura da soja, com a calagem na superfície, sem reflexos sobre a produção de grãos. O aumento da absorção de P foi proporcional ao aumento do pH do solo até a profundidade de 20 cm, ao passo que a maior absorção de Mg foi ocasionada pelo aumento de seus teores no solo, devido ao uso de calcário dolomítico. A redução da absorção de Zn e de Mn relacionou-se ao aumento do pH do solo nas camadas superficiais (0-5 cm e 5-10 cm), demonstrando que a calagem na superfície, em sistema de plantio direto, requer critérios adequados para estimativa da dose a ser aplicada. A elevada produção de soja em condições de alta acidez do solo, no sistema de plantio direto, está relacionada à adequada absorção de água e de nutrientes pela cultura, provavelmente em decorrência de maior umidade disponível no solo.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                sa
                Scientia Agricola
                Sci. agric. (Piracicaba, Braz.)
                São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Piracicaba, SP, Brazil )
                1678-992X
                February 2003
                : 60
                : 1
                : 125-131
                Affiliations
                [01] orgnameUSP orgdiv1CENA orgdiv2Lab. de Isótopos Estáveis
                [02] Piracicaba SP orgnameUSP orgdiv1CENA orgdiv2Lab. de Nutrição Mineral de Plantas
                [03] orgnameUSP orgdiv1CENA orgdiv2Lab. de Biologia Molecular e Celular
                [04] Piracicaba SP orgnameUSP orgdiv1CENA orgdiv2Depto. de Zootecnia
                Article
                S0103-90162003000100019 S0103-9016(03)06000119
                10.1590/S0103-90162003000100019
                97f4d3fe-8e47-4171-a7c6-1822ff9eb95e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 27 July 2001
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Full text available only in PDF format (EN)
                Categories
                Soils and Plant Nutrition

                ECC,solos ácidos,saturação por bases,lime,calcário,restauração,restoration,base saturation,acid soils,PRNT

                Comments

                Comment on this article