22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A Teoria Ator-Rede e o estudo da intersetorialidade nas políticas públicas Translated title: Actor-Network Theory and the study of Intersectionality in public policies Translated title: La Teoría Actor-Red y el estudio de la intersectorialidad en las políticas públicas

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A polissemia do termo rede está presente nas realidades política, econômica e social. Em sua essência, as redes visam integrar e conectar pessoas, objetos ou ideias, com vistas a descentralizar e estabelecer relações mais horizontais entre os elementos. No campo das políticas públicas, a lógica da intersetorialidade e das redes intersetoriais surge como uma estratégia do Estado para promover a articulação entre o setor público, privado e a sociedade civil, dada a complexidade dos problemas e a escassez de recursos. À luz dos conceitos da Teoria Ator-Rede (TAR), de Bruno Latour, o objetivo deste estudo é apresentar uma estratégia metodológica que permita descrever e analisar as redes intersetoriais, os atores-rede envolvidos, o fluxo das associações, os consensos e as controvérsias que permeiam as relações e os elementos capazes de influenciar as políticas públicas e as transformações sociais.

          Translated abstract

          The polysemy of the term “network” is present in the political, economic, and social realities. Networks essentially aim at integrating and connecting people, objects, or ideas to decentralize and build horizontal relations among elements. In the public policy field, the intersectionality and intersectional networks logic is a strategy by the State to foster articulation among the public and private sectors and the civil society, given the complexity of issues and resource scarcity. In light of Bruno Latour’s Actor-Network Theory, the objective of this study is to present a methodological strategy that enables to describe and analyze intersectional networks, involved actors-network, association flow, consensus, and controversies that permeate relations and elements that can influence public policies and social transformation.

          Translated abstract

          La polisemia del término red está presente en las realidades política, económica y social. En su esencia, el objetivo de las redes es integrar y conectar personas, objetos o ideas, para descentralizar y establecer relaciones más horizontales entre los elementos. En el campo de las políticas públicas, la lógica de la intersectorialidad y de las redes intersectoriales surge como una estrategia del Estado para promover la articulación entre el sector público, privado y la sociedad civil dada la complejidad de los problemas y la escasez de recursos. A la luz de los conceptos de la Teoría Actor-Red, de Bruno Latour, el objetivo de este estudio es presentar una estrategia metodológica que permita describir y analizar las redes intersectoriales, los actores-red envueltos, el flujo de las asociaciones, los consensos y las controversias presentes en las relaciones y los elementos capaces de influir sobre las políticas públicas y las transformaciones sociales.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais

          Tim Ingold (2012)
          O artigo desenvolve os conceitos de antropologia ecológica criticando as noções de objeto e de rede e, por extensão a teoria do ator-rede. Desafiando a noção estabelecida de "objeto", propõe-se a retomada da noção de "coisa", porosa e fluida, perpassada por fluxos vitais, integrada aos ciclos e dinâmicas da vida e do meio ambiente. A seguir, a teoria do ator-rede, de Latour, Law e Callon é criticada por manter e reproduzir uma divisão metafísica entre sujeitos e objetos (atribuindo a estes uma agência fetichizada) e ignorando a distribuição desigual de fluxos e sentidos ao longo da rede. Numa discussão inspirada em Heidegger e Deleuze, é proposta a ideia alternativa de "malha" (meshwork) para pensar a cultura material e as relações de comunicação, integração e fluxos entre coisas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Organização de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil)

            O artigo refere-se às causas da segmentação/fragmentação na atenção à saúde e aos benefícios da integração e constituição de redes para racionalizar gastos, otimizar recursos e promover uma atenção condizente com as necessidades dos usuários. Tem como principal objetivo analisar os desafios presentes no Sistema Único de Saúde para promover uma melhor integração entre os serviços e organizar redes. Entre os desafios abordados, destacam-se os relacionados à insuficiência de recursos decorrentes do baixo financiamento público, aos processos de formação e educação e seus reflexos na disponibilização dos profissionais para o sistema público e às dificuldades inerentes à descentralização de ações e serviços de saúde no contexto do pacto federativo brasileiro. O artigo conclui que, além de esforços para enfrentar esses desafios, a organização de redes regionalizadas e integradas no SUS depende de aperfeiçoamento na gestão intergovernamental nas regiões de saúde para qualificar a pactuação de responsabilidades entre as esferas de governo e de qualificação da atenção primária à saúde para coordenar o cuidado e ordenar sua continuidade nos outros níveis do sistema.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Reflexões sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas

              O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades e limites da intersetorialidade das políticas públicas. Foi utilizada como método de análise a pesquisa documental quando se identificou as políticas com maiores tendências à intersetorialidade.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                icse
                Interface - Comunicação, Saúde, Educação
                Interface (Botucatu)
                UNESP (Botucatu, SP, Brazil )
                1414-3283
                1807-5762
                2020
                : 24
                : e190341
                Affiliations
                [1] Campinas São Paulo orgnameUniversidade Estadual de Campinas orgdiv1Faculdade de Ciências Médicas orgdiv2Departamento de Saúde Coletiva Brazil cilenemalvezzi@ 123456yahoo.com.br
                [2] São Paulo orgnameUniversidade Estadual de Campinas orgdiv1FCM orgdiv2Departamento de Saúde Coletiva Brazil jluporini10@ 123456hotmail.com
                Article
                S1414-32832020000100226 S1414-3283(20)02400000226
                10.1590/interface.190341
                9699f3dc-93b0-4d34-941f-73482e686166

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 02 December 2019
                : 16 June 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 19, Pages: 0
                Product

                SciELO Public Health

                Categories
                Artigos

                Intersectionality,Social support networks,Actor-Network Theory,Políticas públicas,Intersectorialidad,Redes de apoyo social,Teoría Actor-Red,Intersetorialidade,Redes de apoio social,Teoria Ator-Rede,Public policies

                Comments

                Comment on this article