1
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Análise de estratégias de coping em cuidadores de crianças cardiopatas congênitas: um estudo comparativo Translated title: Analysis of coping strategies in caregivers of congenital heart disease children: a comparative study

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO As cardiopatias congênitas são caracterizadas por anormalidade na estrutura cardiovascular, presente desde a vida fetal, sendo estimados 30 mil casos por ano, no Brasil. Apresentam alta taxa de mortalidade, requerendo, muitas vezes, hospitalizações, intervenções e cirurgias. É necessário atentar para necessidades das figuras maternas e paternas e suas formas de enfrentamento, pois fazem parte do suporte na recuperação da criança. Este estudo transversal objetivou identificar as estratégias de enfrentamento adotadas pelos pais, durante a hospitalização da criança, verificar se existe diferença entre os gêneros. Foram avaliados 20 cuidadores, em acompanhamento ao filho hospitalizado para tratamento de cardiopatia congênita. Responderam questionário sociodemográfico e Escala de Enfrentamento de Problemas. Verificou-se que não há diferença na adoção de estratégias entre cuidadores materno e paterno, entretanto observou-se correlação entre fatores sociodemográficos e predominância do enfrentamento focado no problema e religiosidade.

          Translated abstract

          ABSTRACT Congenital heart diseases are a conditions or defects that develops in the cardiovascular structure since the fetal life, they are estimated in 30 thousand cases per year in Brazil. The mortality rate is high and often they need hospitalization, interventions and even surgery. Parental care is fundamental for child's recovery and support for the proper recovery of the child. This transversal research aims to detect coping strategies adopted by parents, during the child's hospitalization, and compare differences between parents' gender. Twenty caregivers during follow-up of their hospitalized child for congenital heart disease treatment were evaluated. A sociodemographic questionnaire and Scale on Ways of Coping with Problems (WCP) were applied to those 20 parents. Results showed no differences considering gender, however, there is a correlation among sociodemographic factors, and the predominance of problem-focused coping strategy and religiosity was observed.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise Fatorial de Uma Medida de Estratégias de Enfrentamento

          O objetivo do estudo foi investigar a estrutura fatorial da Escala Modos de Enfrentamento de Problemas - EMEP, na versão adaptada para a população brasileira por Gimenes e Queiroz (1997), para mensurar estratégias de enfrentamento em relação a estressores específicos. A amostra foi composta por 409 adultos de ambos os sexos, onde 252 consideraram como estressor um problema atual que estivesse ocasionando estresse, enquanto 157 foram pessoas portadoras de enfermidades crônicas, que responderam à escala com base no problema de saúde que estavam apresentando. Foram extraídos quatro fatores pelo método dos eixos principais, rotação ortogonal: estratégias de enfrentamento focalizadas no problema, estratégias de enfrentamento focalizadas na emoção, práticas religiosas/pensamento fantasioso e busca de suporte social. A análise dos achados nas duas sub-amostras, diferenciadas quanto aos estressores dominantes, sugere possibilidades positivas de aplicação em contextos de pesquisa e de intervenção profissional, em especial a atuação clínica voltada para manejo do estresse junto a diferentes clientelas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Teoria Motivacional do Coping: uma proposta desenvolvimentista de análise do enfrentamento do estresse

            A Teoria Motivacional do Coping é uma proposta desenvolvimentista recente de análise do enfrentamento do estresse relacionada à abordagem do coping como ação regulatória. Qualquer evento pode ser percebido como estressante na medida em que desafie ou ameace as necessidades psicológicas básicas de relacionamento, competência e autonomia. Essa teoria propõe um sistema de análise a partir da organização das estratégias de enfrentamento em 12 categorias, segundo seu provável desfecho adaptativo: (a) positivo: autoconfiança, busca de suporte, resolução de problemas, busca de informações, acomodação e negociação; e (b) negativo: delegação, isolamento, desamparo, fuga, submissão e oposição. A utilização desse sistema na análise do coping infantil permite identificar padrões de enfrentamento relacionados à idade, bem como possibilita avaliar o papel das mudanças desenvolvimentais no uso de determinadas estratégias, contribuindo, assim, para a análise da evolução do coping ao longo da infância.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Estratégias de enfrentamento de pais de crianças em tratamento de câncer

              Este trabalho efetua uma revisão de literatura na área de psiconcologia pediátrica, destacando estudos e pesquisas relativos ao tema do enfrentamento da doença e do tratamento, publicados entre 1996 e 2007. Os resultados dos estudos evidenciam que um tratamento onco-hematológico pediátrico está associado a diversas mudanças na dinâmica familiar, rotina pessoal e modificação de repertórios de comportamentos, como conseqüências do tratamento médico prolongado, episódios de internação hospitalar, exposição a procedimentos médicos invasivos e a protocolos de quimioterapia antineoplásica, além de vivências de ansiedade, dúvidas, medos e perdas. Constata-se, ainda, a necessidade de investigação, na literatura nacional, do processo de desenvolvimento de diferentes estratégias de enfrentamento adotadas por cuidadores de populações pediátricas submetidas a tratamento onco-hematológico. A literatura internacional aponta que são necessários mais estudos que investiguem o processo das mudanças psicossociais, ajustamento psicológico, adaptação e modificações nas estratégias de enfrentamento, ao longo das diversas etapas do tratamento.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                aletheia
                Aletheia
                Aletheia
                Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS, Brazil )
                1413-0394
                December 2021
                : 54
                : 2
                : 06-14
                Affiliations
                [01] orgnameInstituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia - IC/FUC
                Article
                S1413-03942021000200002 S1413-0394(21)05400200002
                10.29327/226091.54.2-1
                8d576fa2-ebe2-4c54-ac45-5e42f175bf14

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : July 2021
                : April 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 31, Pages: 9
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Relatos de Pesquisa

                cardiopatia congênita,adaptação psicológica,congenital heart disease,psychological adaptation,cuidadores,caregivers

                Comments

                Comment on this article