19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Translated title: NEW TRENDS IN THE TEACHING OF PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente artigo é um relato da experiência do curso de Psicologia da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) que, contrariando uma tendência verificada atualmente, contempla uma grande parte da carga horária para disciplinas da área de avaliação psicológica. Tal experiência possui um caráter inovador por dispor as disciplinas de acordo com os construtos a serem avaliados e, especialmente, por relacionar teoria e prática através de atividades multidisciplinares de avaliação desenvolvidas pelos alunos em hospital psiquiátrico. Faz parte também do currículo uma disciplina que possui como foco a elaboração e avaliação de programas e projetos psicossociais, o que se relaciona às ênfases do curso.

          Translated abstract

          The present article describes the experience of the UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Psychology course. Opposite to the current trend in other Psychology courses, it shares a significant amount of time for psychological assessment classes. This experience brings up an innovative approach to the teaching of psychological assessment in Brazil by offering classes according to the constructs being studied. It also has the property to link theory with practice through multidisciplinary assessment activities in a psychiatric hospital. The curriculum of the course is also focused on the development and evaluation of psychological and public health programs, which is an emphasis of the course.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Os problemas mais graves e mais freqüentes no uso dos testes psicológicos

          Considerando a importância da Avaliação Psicológica na atuação profissional do psicólogo, este estudo objetivou identificar os problemas mais graves e mais freqüentes no uso dos testes psicológicos, segundo a concepção de psicólogos e listar os instrumentos mais utilizados pelos psicólogos. Participaram como sujeitos do estudo 214 psicólogos inscritos no CRP / 6ª Região e o material utilizado foi um questionário enviado pelo correio. Os resultados demostraram que: 1) segundo os psicólogos, os problemas mais graves no uso dos testes psicológicos são os relativos aos próprios instrumentos e ao seu uso; 2) os problemas mais freqüentes no uso dos testes psicológicos, segundo os sujeitos, são os relativos ao instrumento e à formação dos psicólogos. Concluiu-se que é necessário o estabelecimento de parâmetros específicos para a formação na área.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Os problemas mais graves e mais freqüentes no uso dos testes psicológicos

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Instrumentos de avaliação mais conhecidos/utilizados por psicólogos e estudantes de psicologia

              O presente trabalho visa a identificar os instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por psicólogos brasileiros dos seguintes estados: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, Paraíba e Sergipe. Participaram deste estudo 304 estudantes e profissionais de psicologia, sendo 82,2% do sexo feminino e 15,8%, do masculino, com idade entre 17 a 58 anos. Para a realização do estudo, foi elaborada uma relação contento 145 instrumentos psicológicos comercializados pelas seguintes das editoras: CEPA, Vetor, Casa do Psicólogo, Edites, CETEPP, Mestre Jou, Editorial Psy, Manole, Artes Médicas, Edicon e Entreletras. Os resultados indicaram que o número de instrumentos desconhecidos/não utilizados é maior do que os conhecidos/utilizados e que, dentre as técnicas mais conhecidas/utilizadas, encontram-se as de avaliação da personalidade.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                avp
                Avaliação Psicológica
                Aval. psicol.
                Universidade São Francisco; Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (Campinas, SP, Brazil )
                1677-0471
                2175-3431
                August 2010
                : 9
                : 2
                : 323-329
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
                Article
                S1677-04712010000200016 S1677-0471(10)00900216
                8bf09e1e-c4e3-4635-8313-8ac3679523a2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : December 2009
                : August 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 11, Pages: 7
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                Atividades multidisciplinares,Psicologia,Currículo,Avaliação psicológica,Multidisciplinary activities,Psychology,Curriculum,Psychology assessment

                Comments

                Comment on this article