18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Cargas no depósito de fertilizante de uma semeadora-adubadora e desempenho operacional Translated title: Loads in the fertiliser tank of a seeder and operating performance

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO O desempenho operacional de máquinas agrícolas está sujeito a alterações devido a fatores como carga a ser tracionada e a velocidade de trabalho, podendo interferir diretamente nos processos agrícolas mecanizados. A melhor forma de obter essas respostas é por meio de ensaios de desempenho operacional. Objetivou-se com o trabalho determinar o desempenho operacional do conjunto mecanizado trator-semeadora com diferentes cargas no depósito de adubo e regime de marcha do trator. O delineamento constitui-se de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 2 com 4 repetições, sendo dois regimes de marcha (3 L e 4 L com velocidades médias de 1,25 e 1,80 m s-1) e três cargas de fertilizantes no depósito da semeadora-adubadora de fluxo contínuo (100; 75 e 50%). Foram avaliados: patinagem dos rodados dianteiros e traseiros do trator, patinagem da semeadora, consumo horário em L h-1 e L ha-1, velocidade de deslocamento, força e potência média na barra de tração, capacidade de campo operacional (CCO), profundidade e número de sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de tukey a 5% de significância. A semeadora teve menor patinagem com carga de 100% no depósito de fertilizante. O consumo de combustível em L h-1 não apresentou diferença significativa (p<0,05), sendo possível realizar o processo de semeadura com a maior carga e marcha sem alteração no consumo horário. O consumo por hectare foi menor na marcha 4 L, o qual teve maior velocidade de deslocamento, refletindo diretamente no menor tempo de semeadura por área. A marcha 4 L associada a carga de 100% no depósito de fertilizantes proporcionou melhor desempenho do conjunto trator-semeadora.

          Translated abstract

          ABSTRACT The operating performance of agricultural machinery is subject to modification due to such factors as the load under traction and working speed, and may interfere directly in the processes of mechanised agriculture. The best way of obtaining the response is by testing operating performance. The aim of this study was to determine the operating performance of a mechanised tractor-seeder under different fertiliser-tank loads and gear ratios. The experimental design consisted of randomised blocks in a 3 x 2 factorial scheme, with four replications, comprising two gear ratios (3 L and 4 L, with average speeds of 1.25 and 1.80 m s-1) and three fertiliser loads in the tank of a continuous-flow seeder (100, 75 and 50%). The following were evaluated: slippage of the front and rear wheels of the tractor, slippage of the seeder, hourly consumption in L h-1 and L ha-1, displacement speed, pull and average power rating of the drawbar, operational field capacity (OFC), and the depth and number of seeds. The data were submitted to analysis of variance and compared by Tukey's test at 5% significance. The seeder displayed less slippage with loads of 100% in the fertiliser tank. Fuel consumption in L h-1 showed no significant differences (p<0.05); the seeding process being possible at the highest load and greatest ratio with no change in hourly consumption. The consumption per hectare was lower at a gear ratio of 4 L, which gave increased displacement speed, directly reflected in a shorter seeding time per area. The 4 L ratio, together with a 100% load in the fertilizer tank, resulted in better performance of the tractor-seeder.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Desempenho energético de um conjunto trator-semeadora em função do escalonamento de marchas e rotações do motor

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Demanda energética de uma semeadora-adubadora em diferentes velocidades de deslocamento e rotações do motor

            A velocidade de operação do trator influencia diversos aspectos, entre eles o consumo de combustível, a capacidade operacional e a qualidade de semeadura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a demanda energética de um conjunto trator-semeadora-adubadora em sistema plantio direto, em função das velocidades de deslocamento e rotações no eixo do motor, na semeadura da cultura do milho. Os 12 tratamentos foram constituídos de quatro velocidades de deslocamento, obtidas em função dos escalonamentos de marchas e de três rotações do motor do trator. Durante a semeadura, monitoraram-se a velocidade de operação, a rotação do motor, a força de tração e o consumo horário de combustível. Os resultados mostraram que o requerimento de potência na barra de tração, média, por linha de semeadura, por profundidade do sulco e por área mobilizada aumentou com o aumento da velocidade de operação do conjunto mecanizado. O consumo horário de combustível foi elevado com o aumento da velocidade de operação e da rotação do motor, sendo menor na rotação do motor de 1.500 rpm.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Semeadora-adubadora: exigências em função do preparo do solo, da pressão de inflação do pneu e da velocidade

              As semeadoras-adubadoras, responsáveis pela correta adição de semente e adubo ao solo, possuem mecanismos dosadores acionados por suas rodas motrizes, que giram em função do contato com a superfície do solo. Esse contato é influenciado, entre outros fatores, pela pressão de inflação dos pneus. O objetivo do presente trabalho foi estudar o desempenho de uma semeadora-adubadora de precisão em função do preparo do solo (preparo convencional e plantio direto), das velocidades de deslocamento e da pressão de inflação do seu pneu. O trabalho foi realizado na UNESP de Jaboticabal (SP) no ano de 2006. Foram avaliadas as seguintes variáveis: força de tração e potência na barra, consumo de combustível (horário, ponderal, operacional e específico), capacidade de campo operacional, patinagem dos rodados do trator e da semeadora-adubadora, estande inicial e distribuição longitudinal de sementes. O sistema plantio direto demandou maior força (35 %), potência e consumo horário de combustível; o mesmo aconteceu na maior velocidade. A pressão de inflação das rodas da semeadora proporcionou menor patinagem e maior estande inicial de plântulas.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista Ciência Agronômica
                Rev. Ciênc. Agron.
                Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE, Brazil )
                0045-6888
                1806-6690
                June 2017
                : 48
                : 2
                : 271-277
                Affiliations
                [1] Fortaleza Ceará orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Centro de Ciência Agrárias orgdiv2Departamento de Engenharia Agrícola Brazil renatafqgmail.com, agronomowesleygmail.com, derilsiqueirahotmail.com, prof.eniocostagmail.com, ca.chioderoli@ 123456ufc.br
                Article
                S1806-66902017000200271
                10.5935/1806-6690.20170031
                85478689-3985-47c0-bdaa-3d6a2d9f705c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 18 June 2014
                : 08 August 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil


                Patinagem,Potência,Consumo de combustível,Slippage,Power rating,Fuel consumption

                Comments

                Comment on this article