21
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Prevalência de idade e gênero e sua correspondência com os setores de fisioterapia ambulatorial de um instituto de ortopedia e traumatologia de referência da cidade de São Paulo Translated title: Age and gender prevalence and its correspondence with the outpatient physical therapy sector of a reference orthopedics and traumatology institute in the municipality of São Paulo Translated title: Prevalencia de edad y género y su correspondencia con los sectores de fisioterapia para pacientes ambulatorios de un instituto de referencia de ortopedia y traumatología en la ciudad de São Paulo

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Independentemente da natureza dos acidentes que ocorrem diariamente, as consequências frequentemente exigem reabilitação especializada. Este estudo pretende verificar qual setor de fisioterapia ambulatorial de um instituto de ortopedia e traumatologia apresenta maior prevalência de fichas de encaminhamento para atendimento. Além disso, pretende verificar qual gênero predomina e qual é a relação entre as faixas etárias e os setores de fisioterapia ambulatorial de um hospital de referência da cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo prospectivo realizado entre março e dezembro de 2016 com uma amostra de 1507 fichas de encaminhamento ao Ambulatório de Fisioterapia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O estudo mostrou que o setor Trauma em Fisioterapia Ambulatorial apresenta maior quantidade de fichas de encaminhamento, que o gênero masculino foi predominante e que há uma correspondência das relações entre diferentes faixas etárias e os setores de Fisioterapia Ambulatorial.

          Translated abstract

          ABSTRACT Regardless of the nature of accidents that occur daily, the consequences often require specialized rehabilitation. This study aims to verify which outpatient physical therapy sector of an orthopedics and traumatology institute has the highest prevalence of referral forms for care. In addition, it verifies which gender predominates and what is the relationship between age groups and the outpatient physical therapy sectors of a reference hospital in the municipality of São Paulo. This is a prospective study conducted between March and December 2016 with a sample of 1507 referral forms to the Physical Therapy Outpatient Clinic of the Institute of Orthopedics and Traumatology, Clinical Hospital of the Medicine School of University of São Paulo. The study showed that the Trauma sector for Outpatient Physical Therapy has a higher number of referral forms, the male gender was predominant, and the different age groups corresponded to each Outpatient Physical Therapy sectors.

          Translated abstract

          RESUMEN Independientemente de la naturaleza de los accidentes que ocurren a diario, las consecuencias a menudo requieren rehabilitación especializada. Este estudio tiene como objetivo verificar qué sector de fisioterapia ambulatorio de un instituto de ortopedia y traumatología tiene la mayor prevalencia de formularios de derivación para la atención. Además, tiene la intención de verificar qué género predomina y cuál es la relación entre los grupos de edad y los sectores de fisioterapia para pacientes ambulatorios de un hospital de referencia en la ciudad de São Paulo. Este es un estudio prospectivo realizado entre marzo y diciembre de 2016 con una muestra de 1507 formularios de derivación a la Clínica Ambulatoria de Fisioterapia del Instituto de Ortopedia y Traumatología de la Facultad de Medicina de la Universidad de São Paulo, Hospital das Clínicas. El estudio mostró que el sector de Trauma en Fisioterapia Ambulatoria tiene un mayor número de formas de derivación, que predomina el género masculino y que existe una correspondencia entre las relaciones entre los diferentes grupos de edad y los sectores de Fisioterapia Ambulatoria.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Prevalência de quedas e fatores associados em idosos

          OBJETIVO: Estimar a prevalência de quedas em idosos e analisar fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal com 420 idosos (60 anos ou mais) residentes em Juiz de Fora, MG, em 2010. Foi realizado inquérito domiciliar e descrita a ocorrência de queda nos últimos 12 meses. Para a análise dos fatores associados ao desfecho, foi construído um modelo teórico de determinação com três blocos hierarquizados. As variáveis foram ajustadas entre si dentro de cada bloco; aquelas com nível de significância < 0,20 foram incluídas no modelo de regressão de Poisson e ajustadas ao nível superior ao seu, com o nível de 5% de significância. RESULTADOS: A prevalência de quedas entre os idosos foi de 32,1% (IC95% 27,7;36,9). Entre aqueles que sofreram queda, 53% tiveram uma única queda e 19% tiveram fratura como conseqüência. Maior parte das quedas (59%) ocorreu no domicílio do idoso. A ocorrência de quedas associou-se com idade avançada, sexo feminino, necessidade de auxílio para locomoção e diagnóstico auto-referido de osteoporose. CONCLUSÕES: As quedas são freqüentes entre idosos. O conhecimento dos fatores associados à ocorrência desse evento pode auxiliar na elaboração de estratégias de prevenção e serviços de saúde adequados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Características de motociclistas envolvidos em acidentes de transporte atendidos em serviços públicos de urgência e emergência

            Resumo As lesões decorrentes dos acidentes com motociclistas constituem importante problema de saúde pública no Brasil. Objetivou-se descrever as características de motociclistas envolvidos em acidentes de transporte, atendidos em serviços públicos de urgência e emergência nas capitais de estado e no Distrito Federal. Estudo transversal com base nos dados do Inquérito sobre Violências e Acidentes em Serviços de Urgência e Emergência (VIVA Inquérito) de 2014. Os dados foram analisados segundo características sociodemográficas, do evento e do atendimento. Diferenças proporcionais entre os sexos foram analisadas pelo teste do qui-quadrado (Rao-Scott) com nível de significância de 5%. Do total de atendimentos de motociclistas, predominaram homens (n = 9.673), (razão de sexo = 3,2), jovens de 20 a 39 anos (65,7%), pretos/pardos (73,6%), com atividade remunerada (76,4%). Uso de capacete foi relatado por 79,1% das vítimas, 13,3% haviam consumido álcool nas seis horas anteriores ao acidente, 41,4% dos eventos estavam relacionados ao trabalho da vítima. Os acidentes foram mais frequentes nos finais de semana, durante a manhã e final da tarde. Estas características pode apoiar o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção de acidentes e na promoção da saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Perfil dos pacientes atendidos em um hospital de referência ao trauma em Curitiba: implicações para a Enfermagem

              Objetivou-se conhecer a epidemiologia do trauma na realidade local, identificando o perfil dos pacientes, mecanismos de trauma, tempo de internação e desfecho. A pesquisa foi realizada em hospital de referência em trauma tendo como base os prontuários dos pacientes atendidos entre janeiro e junho de 2009. Os dados de interesse foram registrados em instrumento estruturado e elaborado para o estudo e analisados com auxílio de estatística descritiva. Verificou-se um perfil de homens jovens vítimas de acidentes de trânsito; em média os pacientes permaneceram internados no serviço de emergência por 54 horas, 57% foram internados e desses 7% morreram. Mediante os dados sugere-se investimento em políticas públicas para a prevenção e redução de acidentes de trânsito e melhorias na organização dos serviços de saúde para que vítimas de trauma tenham garantido, quando indicado, hospitalização em unidade de internamento e não permaneçam longo período na unidade de emergência à espera de vaga.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                fp
                Fisioterapia e Pesquisa
                Fisioter. Pesqui.
                Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brazil )
                1809-2950
                2316-9117
                December 2019
                : 26
                : 4
                : 394-400
                Affiliations
                [5] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade Paulista Brazil nelson.carvas96@ 123456gmail.com
                [4] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil tamirisbmelo@ 123456gmail.com
                [2] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil silvia.andrusaitis@ 123456hc.fm.usp.br
                [1] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade Ibirapuera Brazil davidvieirachelle@ 123456gmail.com
                [6] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil guibrech@ 123456gmail.com
                [3] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil li.gfh@ 123456hotmail.com
                Article
                S1809-29502019000400394
                10.1590/1809-2950/18026426042019
                80f0f54d-73eb-4487-a984-9b98c06ef12a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 19 August 2018
                : 27 February 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Pesquisa Original

                Traumatology,Public Health,Physical Therapy Specialty,Patients,Accidents,Traumatología,Salud Pública,Fisioterapia,Pacientes,Accidentes,Traumatologia,Saúde Pública,Acidentes

                Comments

                Comment on this article