37
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das universidades da terceira idade Translated title: Promoting elderly health and citizenship: the U3A (University of Third Age) movement

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O movimento Universidades da Terceira Idade vem experimentando incremento substancial desde os anos 70, difundindo conceitos e experiências práticas que representam uma nova forma de promover a saúde da pessoa que envelhece, a partir de uma ação interdisciplinar comprometida com a inserção do idoso como cidadão ativo na sociedade. O movimento visa contribuir para a promoção da saúde física, mental e social das pessoas idosas, lançando mão das possibilidades existentes nas universidades. No Brasil, existem pelo menos 150 programas dessa natureza. Os resultados vêm sendo sistematizados e debatidos, trazendo novas perspectivas de inserção e ampliação da participação social e de melhoria das condições de saúde, e qualidade de vida dos seus participantes. O artigo discute a importância do movimento como estratégia para a melhoria da qualidade de vida da população idosa. A partir da contextualização do movimento no mundo e no Brasil, uma experiência desenvolvida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desde 1993, é descrita e analisada. Tendo como pressupostos básicos a interdisciplinaridade, a participação social e a promoção da saúde, a proposta da UERJ utiliza metodologia adaptada às especificidades desta clientela no desenho de um programa amplo de atenção integral à saúde do idoso.

          Translated abstract

          Beginning in the 1970s, the "U3A" (University of Third Age) movement has evolved all over the world. Its main concepts and practical experiences represent an innovative way of promoting the health of aging people, based on a concerted interdisciplinary effort toward the full insertion of senior individuals as active citizens in their respective societies. The U3A movement aims the promotion of senior citizens' physical, mental, and social health, profiting from available resources and expertise accumulated by the universities. In Brazil, there are nowadays over 150 of such programs. The mains results of such effort have been highlighted and debated, fostering new perspectives for elders' social participation and improving the health condition and quality of life of those attending such programs. This paper discusses the relevance of the U3A movement as a key strategy for the betterment of senior population life conditions. We present and discuss a concrete experience carried out by the Rio de Janeiro State University (UERJ) since 1993, in the frame of Brazilian and international achievements. Based in three conceptual pillars interdisciplinarity, social participation, and health promotion, UERJ launched a comprehensive program, tailored to the specificities of its clientele.

          Related collections

          Most cited references37

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Qualidade de vida e saúde: um debate necessário

          Este trabalho traz para o debate as relações entre saúde e qualidade de vida. Busca situar os discursos que se constróem na área da saúde em outros setores e outras disciplinas. Trata de uma representação social criada a partir de parâmetros subjetivos (bem-estar, felicidade, amor, prazer, realização pessoal), e também objetivos, cujas referências são a satisfação das necessidades básicas e das necessidades criadas pelo grau de desenvolvimento econômico e social de determinada sociedade. Mostra os principais instrumentos construídos nos últimos anos para medir qualidade de vida e as discussões que provocam. Reflete, também, sobre o campo semântico em que se desenvolvem as representações e ações voltadas para a qualidade de vida, como as noções de desenvolvimento, democracia, modo, condições e estilo de vida. Na área da saúde, discute a tendência de se estreitar o conceito de qualidade de vida ao campo biomédico, vinculando-o à avaliação econômica. Apresenta os mais variados instrumentos criados para medi-la nessa referida concepção. Considera a proposta de promoção da saúde como a mais relevante estratégia do setor, para evitar o reducionismo médico e realizar um diálogo intersetorial. Argumenta, porém, que essa proposta ainda carece de aprofundamento e de ser testada nas práticas sanitárias.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Envelhecimento com dependência: responsabilidades e demandas da família

            Os objetivos deste artigo são apontar o fenômeno "envelhecimento com dependência" como um desafio a ser incorporado pelo campo da Saúde Coletiva e discutir a responsabilidade pela assistência a esse contingente populacional, contrapondo as condições necessárias às existentes para que as famílias assumam os cuidados. A análise é feita a partir de autores e marcos teóricos que desenvolveram estudos sobre envelhecimento, dependência, políticas públicas e recursos comunitários disponíveis para a atenção à saúde do idoso. Os temas destacados para esta análise foram: a dependência e o envelhecimento; a questão econômica da dependência; o cuidado familiar; e as necessidades da família. Conclui-se que, por ser um processo dinâmico, a dependência deve ser abordada por intermédio de programas que incluam desde estratégias de promoção da saúde até o estabelecimento de redes de apoio a cuidados de longa duração na comunidade. Tais programas devem fazer parte de uma política pública que envolva todos os setores da sociedade e que possa respaldar os idosos dependentes, com ou sem suporte familiar.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Planos privados de saúde: luzes e sombras no debate setorial dos anos 90

              Este trabalho examina interfaces pública-privadas do mercado de planos e seguros no Brasil, procurando questionar as relações de autonomia e dependência das empresas de assistência médica suplementar com o SUS e alguns dos pressupostos que orientam o processo de regulação governamental. A análise desse mercado se apóia em referenciais extraídos da literatura e sobre informações provenientes de fontes oficiais, empresas de consultoria, dados de empresas de planos e seguros e depoimentos de seus dirigentes. Sugere-se a necessidade de ampliar a agenda de debates e pesquisas sobre o mosaico público-privado que estrutura o sistema de saúde brasileiro.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csc
                Ciência & Saúde Coletiva
                Ciênc. saúde coletiva
                ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1413-8123
                1678-4561
                June 2004
                : 9
                : 2
                : 423-432
                Affiliations
                [01] Rio de Janeiro RJ orgnameUerj orgdiv1Universidade Aberta da Terceira Idade veras@ 123456uerj.br
                [02] orgnameUerj orgdiv1Faculdade de Enfermagem
                Article
                S1413-81232004000200018 S1413-8123(04)00900218
                10.1590/S1413-81232004000200018
                7e56d8e5-37be-4896-ab61-582e04ba07da

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 20 April 2004
                : 26 August 2003
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 10
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Temas Livres

                Envelhecimento,Saúde coletiva,Universidade,Terceira idade,Health promotion,Aging,Public health,University,Third age,Promoção da Saúde

                Comments

                Comment on this article