6
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Therapeutic itineraries in medical education: a device for teaching Public Health in times of pandemic Translated title: Itinerários terapêuticos na formação médica: dispositivo para o ensino da Saúde Coletiva

      case-report

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Abstract: Introduction: The implementation of innovative pedagogical strategies in medical training is the discipline of this experience report. It aims to present the systematization of Therapeutic Itineraries (TI) and the production of Singular Therapeutic Projects (STP) for users of the Brazilian Unified Health System as a learning tool for the teaching of Public Health. Experience report: created based on the experience of teachers and monitors involved with this training in the undergraduate Medical School of Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, between the years 2017 and 2019. The TIs were initially considered from a perspective restricted to the description and analysis of the organization of the health care network (HCN), the access and flows in the services. Based on the debates, contents and production of the STPs, the TIs were revisited in order to contribute to students’ understanding of the relationship between the broader social structure and the individuality of people, their needs and the health care processes. Discussion: The experience, as proposed in its formulation, allowed the articulation of theoretical and practical fields and was a tool that articulated the different programmatic contents proposed in the Discipline of Public Health II. It has also become a viable pedagogical strategy in the real circumstances of offering the discipline, in a context in which Public Health can be more present in professional training. Conclusion: The action-reflection-action process allowed, at first, to recognize the Health Care Network, a structural component of the system. Based on the construction of the STP and the debate on the lines of comprehensive care, it was possible to qualify the analysis. The systematization of TI is a theoretical-methodological approach consolidated in health research and was a tool that showed to be effective for the teaching of Public Health and for learning about the practices and reconfiguration of the work of teachers and monitors on the discipline and, therefore, a permanent education strategy for both students and those responsible for their training.

          Translated abstract

          Resumo: Introdução: A implementação de estratégias pedagógicas inovadoras na formação médica é o tema deste relato de experiência. O objetivo deste relato é apresentar a sistematização de itinerários terapêuticos (IT) e a produção de projetos terapêuticos singulares (PTS) de usuários do Sistema Único de Saúde como dispositivo de aprendizagem para o ensino da saúde coletiva. Relato de experiência: Este relato foi produzido com base na vivência dos docentes e monitores implicados com essa formação na graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no Brasil, entre os anos de 2017 e 2019. Os IT foram considerados inicialmente numa perspectiva restrita à descrição e análise da organização da rede de atenção à saúde (RAS), do acesso e dos fluxos nos serviços. A partir dos debates, dos conteúdos e da produção dos PTS, os IT foram revisitados com o intuito de contribuir para a compreensão dos estudantes sobre a relação entre a estrutura social mais ampla e a singularidade das pessoas, de suas necessidades e dos processos de cuidado voltado à saúde. Discussão: A experiência, como proposto na sua formulação, viabilizou a articulação dos campos teóricos e práticos, e foi uma ferramenta que articulou os diferentes conteúdos programáticos propostos na disciplina de Saúde Coletiva II. Tornou-se, também, uma estratégia pedagógica viável nas condições reais da oferta da disciplina, num contexto em que a saúde coletiva pode estar mais presente na formação profissional. Conclusão: O processo de ação-reflexão-ação possibilitou, num primeiro momento, o reconhecimento da RAS, componente estrutural do sistema. A partir da construção do PTS e do debate sobre as linhas de cuidado integral, foi possível qualificar a análise. A sistematização de IT é uma abordagem teórico-metodológica consolidada na pesquisa em saúde e foi um dispositivo que se mostrou potente para ensino da saúde coletiva e para o aprendizado sobre as práticas e a reconfiguração do trabalho dos docentes e monitores da disciplina; portanto, trata-se de uma estratégia de educação permanente tanto para os estudantes quanto para os responsáveis pela formação.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Notas sobre a experiência e o saber de experiência

          Propõe pensar-se a educação a partir do par experiência/sentido, contrapondo-se ao modo de pensar a educação como relação entre ciência e técnica, ou entre teoria e prática. Para tanto, explora o significado das palavras experiência e sentido. Quanto à primeira, critica o excesso de informação e a obrigatoriedade de ter opinião, posturas que estão na base da "aprendizagem significativa". Critica também o excesso de trabalho, que não permite a experiência, e a própria relação trabalho/experiência. Quanto ao sentido, explora-o a partir do sujeito da experiência, definido não por sua atividade, mas pela abertura para ser transformado pela experiência - território de passagem, submetido a uma lógica da paixão. Afirma que o saber da experiência se dá na relação entre o conhecimento e a vida humana, singular e concreta.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Pedagogia do oprimido

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Formação em saúde e micropolítica: sobre conceitos-ferramentas na prática de ensinar

              As mudanças na formação em saúde, nas últimas décadas, têm estado na agenda da política do Estado brasileiro, no campo metodológico e pedagógico, com propostas de reestruturação dos currículos e maior aproximação com os serviços. A formação no campo da saúde é trabalhada neste artigo a partir de alguns conceitos-ferramentas, articulados a quatro tensões presentes neste campo: formação como movimento de produzir-se; formação como território do trabalho vivo; formação como experimentar e formação como criação. O propósito deste estudo consiste em ponderar as tensões apresentadas a partir dos encontros teóricos, alinhados à produção de ferramentas conceituais com potência para instalar novos modos de exercício na formação em saúde. A análise assinala o potencial criativo, exercido no micropolítico no ato da formação. Como elemento principal, amplia a experiência e a capacidade de enxergar outros ingredientes e outros territórios no agir pedagógico.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbem
                Revista Brasileira de Educação Médica
                Rev. bras. educ. med.
                Associação Brasileira de Educação Médica (Brasília, DF, Brazil )
                0100-5502
                1981-5271
                2022
                : 46
                : 1
                : e041
                Affiliations
                [1] Santa Maria Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Santa Maria Brazil
                Article
                S0100-55022022000100407 S0100-5502(22)04600100407
                10.1590/1981-5271v46.1-20210159.ing
                7e3f3d37-b794-4b4e-a568-a08114063b72

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 09 November 2021
                : 07 December 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 18, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Experience report

                Sistemas de Saúde,Access to health services,Public health,Medical education,Integrality in health,Acesso aos Serviços de Saúde,Saúde Coletiva,Educação Médica,Integralidade em Saúde,Health systems

                Comments

                Comment on this article