20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Cuidado humanizado e as práticas do terapeuta ocupacional no hospital: uma revisão integrativa da literatura1 Translated title: Humanized care and the practices of the occupational therapist in the hospital: an integrative literature review

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução Visando superar as formas de trabalho e os modos de funcionamentos institucionais há tempos impostos e reproduzidos no setor da saúde, emerge, em 2003, a Política Nacional de Humanização – PNH. Objetivo Identificar e analisar as produções de terapia ocupacional sobre assistência humanizada no âmbito hospitalar e caracterizá-las de acordo com seu público-alvo, objetivos e diretrizes da PNH. Método Trata-se de uma revisão integrativa em que as buscas efetivadas ocorreram na segunda quinzena do mês de dezembro de 2018, nas bases de dados MEDLINE, PubMed e LILACS e nos periódicos Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. Os dados foram estudados por meio da análise de conteúdo temática. Resultados A amostra final contemplou 12 artigos que apresentaram maior enfoque na área materno-infantil, sendo a contação de histórias e o uso de grupos, respectivamente, o recurso e a abordagem mais citados. Além disso, as descrições dos estudos se pautaram em especial nas diretrizes de clínica ampliada, acolhimento e ambiência. Acredita-se que estes dados se justificam pelo quantitativo de projetos existentes apoiados pelo Ministério da Saúde e pelas relações estabelecidas com o processo de formação do terapeuta ocupacional. Conclusão Percebeu-se um delineamento comum entre recursos e abordagens aplicadas pelos terapeutas ocupacionais no âmbito hospitalar, fator que pode guiar a construção de novas pesquisas voltadas à produção de evidências mais robustas sobre as contribuições do trabalho da terapia ocupacional na assistência hospitalar.

          Translated abstract

          Abstract Introduction Aiming to overcome the forms of work and modes of institutional functioning that have long been imposed and reproduced in the health sector, the National Humanization Policy - NHP emerged in 2003. Objective To identify and analyze Occupational Therapy articles on humanized care in the hospital setting and characterize them according to their target audience, goals, and guidelines of the NHP. Method It is about an integrative review in which the data collected was in December 2018 in the MEDLINE, PubMed, LILACS databases and the journals: Journal of Occupational Therapy, University of São Paulo; Brazilian Notes of Occupational Therapy and Interinstitutional Brazilian Journal of Occupational Therapy. The data were studied by thematic analysis. Results The final sample consisted of 12 articles that presented a greater focus in the maternal-child area, being the stories and the use of groups, respectively, the most cited. Also, the descriptions of the studies were based in particular on the guidelines of extended clinic, welcoming, and ambience. It is believed that this data is justified by the number of existing projects supported by the Ministry of Health and by the relationships established with the process of the training of the occupational therapist. Conclusion It was noticed a common design of the resources and approaches developed by occupational therapists in the hospital setting that can guide the construction of new research aimed at producing more robust evidence on the contributions of Occupational Therapy work in hospital care.

          Related collections

          Most cited references25

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar

          O termo "humanização" tem sido empregado constantemente no âmbito da saúde. É a base de um amplo conjunto de iniciativas, mas não possui uma definição mais clara, geralmente designando a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, associada ao reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e cultura, além do reconhecimento do profissional. Tal conceito pretende-se norteador de uma nova práxis na produção do cuidado em saúde. Este artigo, de cunho exploratório, visa analisar o discurso do Ministério da Saúde sobre a humanização da assistência. Investigamos os sentidos e expectativas associados à idéia de humanização a partir da análise dos textos oficiais, retomando um diálogo crítico com os autores da área de saúde pública e das ciências sociais. Discutimos as idéias centrais da humanização como oposição à violência; oferta de atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, melhoria das condições de trabalho do profissional, e ampliação do processo comunicacional, eixo central dos textos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O projeto ético-político da humanização: conceitos, métodos e identidade

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Papel dos profissionais de saúde na política de humanização hospitalar

              O interesse por este tema surgiu a partir de uma reflexão sobre o papel do profissional de saúde nos atendimentos realizados no ambiente hospitalar, tendo como meta transmitir para esses profissionais informações sobre os cuidados de saúde de uma maneira mais simples e humanizada, e assim levar o bem-estar a todos. O governo adota uma política legal e ética com relação à saúde no país, possuindo um papel fundamental no processo de humanização. Com a proposta de melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais, percebemos que estas atividades requerem tempo e conscientização tanto dos profissionais como do governo e pessoas envolvidas no sistema de saúde. Diante desta situação, o psicólogo surge com o papel de resgatar o ser humano para além de sua dimensão físico-biológica e situá-lo num contexto maior de sentido e significado nas suas dimensões psíquicas e sociais.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cadbto
                Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
                Cad. Bras. Ter. Ocup.
                Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional (São Carlos, SP, Brazil )
                2526-8910
                June 2020
                : 28
                : 2
                : 640-660
                Affiliations
                [01] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos Brazil
                Article
                S2526-89102020000200640 S2526-8910(20)02800200640
                10.4322/2526-8910.ctoar1867
                796d17b2-6b09-4877-aa8f-32535c658664

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 16 July 2019
                : 03 January 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 37, Pages: 21
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos de revisão

                Occupational Therapy,Humanization of Assistance,Terapia Ocupacional,Hospital,Humanização da Assistência

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content1,128

                Cited by4

                Most referenced authors241