8
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Psicologia Social e Antropologia: experiências de pesquisa participante e etnográfica Translated title: Social Psychology and Anthropology: participant and ethnographic research experiences Translated title: Psicología Social y Antropología: experiencias de investigación participante y etnográfica

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo é um relato de experiências de pesquisas conduzidas em intersecções teóricas e metodológicas da Psicologia Social com a Antropologia. O objetivo é descrever e discutir duas experiências de pesquisas que abordam fenômenos psicossociais, conduzidas nas interfaces dessas duas disciplinas que vêm ocorrendo desde 1993. A primeira é realizada com andarilhos de estrada mediante contatos estabelecidos nos acostamentos das rodovias, e a segunda é realizada por meio de um projeto de pesquisa-ação nas comunidades populares. Como principal resultado é possível destacar a fecundidade e eficácia da utilização de recursos da Etnografia e da pesquisa-ação participante em estudos e práticas voltados para processos de subjetivação distintos, como é o caso daqueles que se desenrolam em comunidades populares que habitam lugares antropológicos bem delimitados e constituídos, e aqueles que se desenrolam em situações de errância e de trânsito por não lugares, conforme acontece com andarilhos de estrada.

          Translated abstract

          This article is an account of research experiences conducted in theoretical and methodological intersections of social psychology with anthropology. The objective is to describe and discuss two research experiences that address psychosocial phenomena, conducted at the interfaces of these two disciplines. Both have been occurring since 1993. The first one is carried out with road walkers through contacts established on the roadsides, and the second is carried out through an action research project with popular communities. As a main result, it is possible to highlight the fecundity and effectiveness of the use of resources from ethnography and participatory research in studies and practices focused on distinct subjectivation processes, as is the case with those that unfold in popular communities that live in well-defined anthropological places and constituted and those that unfold in situations of wandering and of transit by non-places, as happens with wanderers of road.

          Translated abstract

          Este artículo es un relato de experiencias de investigación conducidas en intersecciones teóricas y metodológicas de la psicología social con la antropología. El objetivo es describir y discutir dos experiencias de investigación que abordan fenómenos psicosociales, conducidas en las interfaces de esas dos disciplinas. Las dos se ven ocurriendo desde 1993. La primera se realiza con andarillos mediante contactos establecidos en los acostamientos de las carreteras y la segunda es realizada por medio de un proyecto de investigación acción junto a comunidades populares. Como principal resultado es posible destacar la fecundidad y eficacia de la utilización de recursos de la etnografía y de la investigación-acción-participante en estudios y prácticas dirigidos a procesos de subjetivación distintos como es el caso de aquellos que se desarrollan en comunidades populares que habitan lugares antropológicos bien delimitados y constituidos y aquellos que se desarrollan en situaciones de erróneo y de tránsito por no lugares, como sucede con caminantes de carreteras.

          Related collections

          Most cited references8

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O nativo relativo

          Este artigo tenta extrair as implicações teóricas do fato de que a antropologia não apenas estuda relações, mas que o conhecimento assim produzido é ele próprio uma relação. Propõe-se, assim, uma imagem da atividade antropológica como fundada no pressuposto de que os procedimentos característicos da disciplina são conceitualmente de mesma ordem que os procedimentos investigados. Entre tais implicações, está a recusa da noção corrente de que cada cultura ou sociedade encarna uma solução específica de um problema genérico, preenchendo uma forma universal (o conceito antropológico) com um conteúdo particular (as concepções nativas). Ao contrário, a imagem aqui proposta sugere que os problemas eles mesmos são radicalmente diversos, e que o antropólogo não sabe de antemão quais são eles.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Vidas errantes e alcoolismo: uma questão social

            O fenômeno da errância, impulsionado por motivos sócio-econômicos ou mesmo por razões pessoais, traz consigo profundas transformações no plano psicossocial. A presente pesquisa se propôs a investigar as razões que levam os "trecheiros" à ruptura com a vida sedentária e o papel que o alcoolismo exerce nesse processo de deserção. Foram entrevistados doze sujeitos que fazem uso de bebidas alcoólicas, albergados numa Instituição Assistencial da cidade de Assis, SP, sendo as entrevistas submetidas, posteriormente, a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a morte dos pais, os conflitos familiares e o desemprego têm sido um dos principais motivos para a ruptura com o sedentarismo. O uso do álcool, no "trecho", é atribuído pelos próprios sujeitos à necessidade de "esquecer problema", maior encorajamento e apaziguar conflitos remanescentes, em geral, conflitos afetivos que possuem como epicentro a infidelidade conjugal.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Errância e delírio em andarilhos de estrada

              Os andarilhos freqüentemente caminham pelas estradas sem destino como nômades que renunciam a fixações geográficas, psicológicas e sociais. Não é raro encontrar andarilhos de estrada com manifestações de visões e pensamentos delirantes. O objetivo dessa pesquisa foi investigar possíveis conexões entre a movimentação constante dos andarilhos e a eclosão de delírios. Coletamos e analisamos narrativas de andarilhos, explorando especificamente os conteúdos alusivos à representação de si, de seu mundo e de sua caminhada pelas estradas. Idéias persecutórias, megalomaníacas e depressivas, superinvestidas afetivamente, aparecem com freqüencia nos pensamentos sobre o presente, o passado e nas reflexões sobre os motivos do deslocamento constante. Os resultados sugerem que há uma forte relação entre a movimentação constante e sem destino e as idéias e visões delirantes que os acometem.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ppp
                Pesquisas e Práticas Psicossociais
                Pesqui. prát. psicossociais
                Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial (LAPIP/UFSJ) (São João del-Rei, MG, Brazil )
                1809-8908
                March 2019
                : 14
                : 1
                : 1-7
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Faculdade de Ciências e Letras
                [03] orgnameUniversidade Estadual de Londrina orgdiv1Departamento de Psicologia Institucional
                [02] orgnameUniversidade Federal de Roraima orgdiv1Departamento de Antropologia
                Article
                S1809-89082019000100002
                739cb589-79cd-4c08-8f9f-89aaa2686607

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 28 December 2018
                : 23 September 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 17, Pages: 7
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                Etnografía,Psicologia Social,Antropologia,Pesquisa participante,Etnografia,Social Psychology,Anthropology,Participant research,Ethnography,Psicología Social,Antropología,Investigación participante

                Comments

                Comment on this article