13
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Sociodrama de projeção de futuro com jovens assentados: encontros e despedidas Translated title: Sociodrama de proyección de futuro con jóvenes asentados: reuniones y despedidas Translated title: Sociodrama about planning the future with young settlers: meetings and farewells

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este trabalho apresenta a análise de uma projeção de futuro sociodramática realizada com jovens de um assentamento localizado no litoral do Ceará. Foi formado um grupo sociodramático, em uma escola de ensino médio do campo. Os jovens almejavam continuar seus estudos e exercer profissões que lhes possibilitassem maior renda, mas para isso precisariam estudar em outras cidades. Chamou atenção o enraizamento desses jovens no local onde moram e com as pessoas com quem convivem, pois todos manifestaram o desejo de retornar, depois de concluídos os estudos. As políticas públicas podem ampliar ou limitar os projetos de futuro de jovens, ao possibilitar condições de permanência nas áreas rurais. Particularmente, este estudo traz reflexões sobre a contribuição do sociodrama para as comunidades.

          Translated abstract

          Este trabajo presenta el análisis de una proyección futura de sociodrama con jóvenes de un asentamiento situado en el litoral de Ceará, Brasil. Se ha formado un grupo de sociodrama en una escuela secundaria rural. Los jóvenes deseaban continuar sus estudios y ejercer una profesión que les permita mayores ingresos. Para eso, tienen que estudiar en otras ciudades. Lo que llamó la atención fue el arraigo de que estos jóvenes tienen con el lugar donde viven y con las personas que conviven, porque a ellos les gustaría volver después de completar sus estudios. Las políticas públicas pueden ampliar o limitar los proyectos futuros de los jóvenes, ofreciendo condiciones de permanencia en las zonas rurales. En particular, este estudio contribuye a la reflexión sobre cómo el sociodrama puede ayudar las comunidades.

          Translated abstract

          This paper presents the analysis of a sociodramatic projection of the future with young people from a settlement located on the North East coast of Brazil. This sociodramatic group occurred in a rural high school. The young people longed to continue their studies and graduate, entering professions that would give them good salaries. This however meant they would have to migrate to bigger cities to study. They had a strong feeling of being rooted to the place where they belong and to the people who live there, and all expressed a desire to return after completing their studies. Public policies have the potential to broaden or narrow the future projects of young people, by creating opportunities for them to remain in rural areas. In particular, this study contributes to reflect how sociodrama can contribute to works in the community.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Pesquisa participante: alteridade e comunidades interpretativas

          Este artigo apresenta um conjunto de problemas postos à pesquisa que busca a colaboração de indivíduos, grupos e coletividades cuja experiência, pessoal e coletiva, se quer conhecer. Apoiando-se nas matrizes etnográficas da pesquisa participante em Antropologia, focaliza a política e a ética da pesquisa de campo como diálogo de identidades/alteridades e seus nexos com a constituição de comunidades interpretativas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            As políticas públicas e os projetos de assentamento

            Para analisar a relação existente entre as políticas públicas e os projetos de assentamento para a reforma agrária, investigaram-se as crenças e as expectativas de assentados, bem como de técnicos do INCRA da Paraíba, sobre as políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento rural, especificamente para os projetos de assentamento. Participaram deste estudo 4 agentes de desenvolvimento rural do INCRA e 52 assentados, compondo um total de 56 participantes. Os resultados indicaram que assentados e técnicos apresentaram crenças de que a organização do assentamento em forma de parcela é mais adequada para o seu bom funcionamento do que em forma de agrovila. Os assentados opinaram que mantêm pouca relação com os pequenos produtores seus vizinhos, descrevendo-os como preconceituosos. Os dois grupos de participantes crêem que o PRONAF traz poucos benefícios, maior dificuldade na forma de pagamento, morosidade na aprovação dos projetos e na liberação do fomento, em comparação com o programa de crédito anterior, o PROCERA. Assentados e técnicos convergem no sentido de atribuir um papel de assistência técnica aos agentes de desenvolvimento rural do INCRA, no que diz respeito à organização das atividades agropecuárias, implementação de associação e cooperativa no assentamento, bem como na sua estrutura social. Não obstante, os participantes apresentam a crença de que o Estado deve assumir o papel de gerenciador das condições necessárias para o bom funcionamento do assentamento.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Clínica LGBT: contribuições do psicodrama para superação do estigma e da discriminação

              A população LGBT tem sofrido historicamente com o estigma e a discriminação por sua orientação sexual e identidade de gênero. Os movimentos sociais têm promovido reverberações nas mídias e reivindicado respostas programáticas governamentais. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de atendimento psicológico no Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, serviço da Prefeitura de Fortaleza. Esse atendimento visava fortalecer o usuário do serviço para lidar com momentos de crise, de maneira espontânea e criativa, através da terapia psicodramática breve, focal. O método psicodramático facilitou a reflexão e ampliou as interações verbais, ao concretizar e transformar estruturas cristalizadas, inclusive, a trabalhar as próprias discriminações internalizadas. Espera-se que este artigo possa contribuir com a prática de profissionais que atendam ao público LGBT.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                psicodrama
                Revista Brasileira de Psicodrama
                Rev. bras. psicodrama
                Federacao Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) (São Paulo, SP, Brazil )
                2318-0498
                June 2016
                : 24
                : 1
                : 44-51
                Affiliations
                [1] orgnameInstituto de Psicodrama e Máscaras denise-z@ 123456usp.br
                Article
                S0104-53932016000100006
                10.15329/0104-5393.20160006
                71cc399a-60fc-4fcc-98dd-2becd13503c9

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 15 June 2016
                : 31 August 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 30, Pages: 8
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos inéditos

                grupos sociais,grupos sociales,rol de tocar,adolescentes,migración humana,ambiente rural,social groups,role playing,adolescents,human migration,rural environments,migração humana,ambientes rurais

                Comments

                Comment on this article