23
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Effect of working pressure at different spray nozzles on drift quantification in wind tunnel Translated title: Efeito da pressão de trabalho em diferentes pontas de pulverização na quantificação da deriva em túnel de vento

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Each year, there is an increase in pesticide consumption and in its importance of use in the large-scale agricultural production, being fundamental the knowledge of application technology to the activity success. The objective of the present study was to evaluate the influence of working pressure on the drift generated by different spray nozzles, assessed in wind tunnel. The treatments were composed of two spray nozzles AXI 110015 and AXI 11002 with pressure levels of 276 and 414 kPa. The spray solution was composed by water and NaCl at 10%. The applications were conducted at wind speed of 2.0 m s-1, being the drift collected at 5.0; 10.0 and 15.0 m away from the spray boom and at heights of 0.2; 0.4; 0.6; 0.8 e 1.0 m from the tunnel floor. To both spray nozzles, the greatest drift was collected at the smallest distance to the spray-boom and at the lowest height. The AXI 11002 nozzle gave a smaller drift relative to the AXI 110015 nozzle for the two tested pressures and for all the collection points. Regardless of the nozzle, a rise in the working pressure increases the spray drift percentage at all distances in the wind tunnel.

          Translated abstract

          A cada ano, há um aumento no consumo e na importância do uso de agrotóxicos na produção agrícola em alta escala, sendo fundamental o conhecimento da tecnologia de aplicação para o sucesso da atividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da pressão de trabalho sobre a deriva gerada por diferentes pontas de pulverização, avaliada em túnel de vento. Os tratamentos foram compostos por duas pontas de pulverização: AXI 110015 e AXI 11002, nas pressões de 276 e 414 kPa. A calda de pulverização foi composta por água e NaCl a 10%. As aplicações foram realizadas com velocidade de vento de 2,0 m s-1, sendo a deriva coletada a 5,0; 10,0 e 15,0 m de distância da barra de pulverização e nas alturas de 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1,0 m em relação ao piso do túnel. Para as duas pontas de pulverização, a maior deriva coletada ocorreu na menor distância em relação à barra de pulverização e na menor altura em relação ao piso do túnel. O modelo de ponta AXI 11002 apresenta menor porcentagem de deriva coletada em relação ao modelo AXI 110015, para as duas pressões testadas e em todos os pontos de coleta. Independentemente da ponta, o aumento da pressão de trabalho aumenta a porcentagem de deriva em todas as distâncias de coleta realizadas no túnel de vento.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Efeito de pontas de pulverização no controle químico da ferrugem da soja

          O controle químico eficiente da ferrugem asiática da soja depende da correta seleção da ponta de pulverização. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito da utilização de diferentes pontas de pulverização na aplicação de fungicida para o controle da ferrugem da soja. O ensaio foi conduzido no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial (4 x 2) + 1: quatro tipos de ponta de pulverização (jato plano defletor duplo, jato plano duplo com pré-orifício e jato cônico vazio com e sem indução de ar), dois volumes de aplicação (150 e 200 L ha-1) e um tratamento adicional que não recebeu fungicida. Realizou-se a semeadura direta da cultivar de soja M-SOY 8008 (ciclo precoce), avaliando-se, após a aplicação do fungicida tebuconazole, a deposição de calda no dossel da cultura, a severidade da ferrugem, o grau de desfolha e a produtividade. Concluiu-se que não houve influência dos tipos de pontas de pulverização e dos volumes de calda no controle da ferrugem. Na parte inferior do dossel, a cobertura proporcionada com a utilização das quatro pontas foi inferior a 7% da área, sendo, portanto, necessário buscar estratégias que incrementem essa deposição. O fungicida reduziu a severidade da ferrugem da soja, o que refletiu na produtividade, que foi, em média, 157% superior à obtida na testemunha.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Simulação da deriva de agrotóxicos em diferentes condições de pulverização

            A deriva nas aplicações de agrotóxicos é considerada um dos maiores problemas da agricultura. Entre os fatores que a influenciam, o tamanho das gotas pulverizadas e a velocidade do vento têm-se mostrado primordiais. Objetivou-se, no presente trabalho, determinar a distância horizontal teórica percorrida por gotas de tamanho conhecido, submetidas a diferentes alturas de lançamento e velocidades do vento. Utilizando-se de equações clássicas da mecânica dos fluidos e da metodologia de superfície de resposta, determinou-se a distância que as gotas podem ser arrastadas quando liberadas de alturas variadas, em função do tamanho das gotas pulverizadas, da densidade do líquido e da velocidade horizontal. A análise dos dados permitiu estimar a distância horizontal percorrida por gotas de pulverização, em diversas condições de lançamento, estando os resultados simulados altamente correlacionados com o diâmetro das gotas e com a velocidade de deslocamento horizontal. Nas condições avaliadas, a distância horizontal máxima percorrida pelas gotas foi inferior a 40 m.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Espectro de gotas de pontas de pulverização com adjuvantes de uso agrícola

              O sucesso de uma boa aplicação de produtos fitossanitários depende da sinergia entre fatores como tamanho de gota, tipo de ponta, pressão, volume e composição da calda e características do alvo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o espectro de gotas produzidas por pontas de jato plano defletor (TT 11002) e jato plano defletor com indução de ar (TTI 11002), com diferentes adjuvantes adicionados à calda de pulverização, pela técnica de difração de raio laser. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, em esquema fatorial 2 x 5, ou seja, duas pontas de aplicação (jato plano defletor e jato plano defletor com indução de ar) e cinco composições de calda (água e água mais quatro adjuvantes: fosfatidilcoline+ácido propiônico, éter poliglicólico de monilfenol, ésteres de ácidos graxos e nonil-fenol etoxilado+óxido de etileno). Em ambiente controlado, avaliou-se o espectro de gotas, por meio de um analisador a laser de gotas em tempo real, na pressão de 276 kPa. O efeito dos adjuvantes no espectro de gotas mostrou-se dependente da ponta de pulverização empregada. A adição dos adjuvantes à calda não alterou o risco potencial de deriva, expresso pela porcentagem do volume em gotas com diâmetro inferior a 100 µm, porém o adjuvante fosfatidilcoline+ácido propiônico reduziu o diâmetro da mediana volumétrica das gotas produzidas pela ponta de jato plano defletor com indução de ar, em relação à avaliação feita somente com água.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                eagri
                Engenharia Agrícola
                Eng. Agríc.
                Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (Jaboticabal, SP, Brazil )
                0100-6916
                1809-4430
                February 2014
                : 34
                : 1
                : 66-73
                Affiliations
                [04] orgnameUNESP orgdiv1Departamento de Engenharia Rural ulissesgandolfo@ 123456hotmail.com
                [02] orgnameUNESP orgdiv1Departamento de Engenharia Rural fernandokassis@ 123456hotmail.com
                [05] orgnameUENP orgdiv1Departamento de Engenharia e Desenvolvimento Agrário ederdiasdemoraes@ 123456gmail.com
                [01] orgnameUENP orgdiv1Depto. de Engenharia e Desenvolvimento Agrário gandolfo@ 123456uenp.edu.br
                [03] orgnameUNESP orgdiv1Departamento de Engenharia Rural rgchechetto@ 123456hotmail.com
                Article
                S0100-69162014000100008 S0100-6916(14)03400100008
                10.1590/S0100-69162014000100008
                719f95f3-cae6-4c95-8eb4-a00fa6f8f530

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 16 February 2012
                : 05 September 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 17, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Scientific Papers

                pesticides,Tecnologia de aplicação,agrotóxicos,contaminação ambiental,Application technology,environmental contamination

                Comments

                Comment on this article

                scite_
                14
                2
                5
                0
                Smart Citations
                14
                2
                5
                0
                Citing PublicationsSupportingMentioningContrasting
                View Citations

                See how this article has been cited at scite.ai

                scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.

                Similar content533

                Cited by6

                Most referenced authors169