Inviting an author to review:
Find an author and click ‘Invite to review selected article’ near their name.
Search for authorsSearch for similar articles
40
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão Translated title: Teacher malaise, suffering and sickness: from narratives of teacher work and culture to teaching as a profession

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura crítica da problemática do mal-estar, dos sofrimentos e dos adoecimentos de professores, vinculada à história do trabalho docente, aos modos de ser/estar na ocupação e à cultura do magistério. A metodologia envolveu revisão narrativa de 12 publicações selecionadas, o que possibilitou identificar os principais aspectos atribuídos às questões: epidemiológicos, de naturalização da problemática na docência, políticas públicas, organização do trabalho docente e identidade profissional docente. A discussão busca apontar as formas de visibilidade e invisibilidade dessa problemática no cenário social e educacional brasileiro, com atenção para o trabalho, a formação de professores e a cultura do magistério mediante os aportes de Maurice Tardif a respeito das “idades do ensino”. O estudo mostra como o mal-estar, o sofrimento e o adoecimento de professores podem exprimir narrativas coletivas da docência marcada pela vocação e pela socialização profissional pela feminização - e como dimensões sociais, históricas e culturais do trabalho docente podem interferir nos modos coletivos de perceber e cuidar do corpo e da saúde e levar ao adoecimento. Por fim, aponta o desafio de se pensar corpo/saúde/bem-estar no âmbito da cultura ocupacional docente, como elementos que substanciam o desenvolvimento profissional e o projeto de profissionalização docente.

          Translated abstract

          Abstract This study aims to present a critical analysis of teacher malaise, suffering and sickness related to the history of the teaching work, the ways of acting in this occupation, and the culture of teaching. The methodology involved a narrative literature review of 12 selected publications to identify the main aspects attributed to epidemiological issues, naturalization of the problem in teaching, public policies, teaching work organization and professional identity. The discussion seeks to highlight the forms of visibility and invisibility of this issue in the social and educational scenario in Brazil, with a focus on teacher work and training and the culture of teaching based on insights of Maurice Tardif regarding the ‘ages of teaching’. This study shows how teacher malaise, suffering and sickness can express collective narratives of teachers characterized by vocation and professional socialization through feminization - and how social, historical and cultural dimensions of teaching work can affect the collective ways to perceive and take care of the body and health, and cause sickness. Finally, it highlights the challenge to consider body/health/well-being in the culture of teaching as elements that support professional development and the professionalization of teaching profession.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas

          Este artigo tem por finalidade analisar as diferentes denominações e encaminhamentos utilizados para os estudos que mapeiam campos de estudo, bem como avaliam e sintetizam resultados pesquisas apontando alguns indicativos metodológicos. Os estudos utilizados esta análise foram selecionados a partir da base de periódicos da Capes. Foram considerados na análise artigos oriundos prioritariamente do campo educacional, contudo buscou-se alguns artigos no campo de saúde visto que a origem destes tipo de estudo se deu inicialmente neste campo, portanto, muitos estudos apresentam um detalhamento e uma especificação metodológica mais clara que nos permitiu melhor caracterizar cada uma das denominações. Este trabalho permitiu com que observássemos a existência de diversas nomenclaturas para o mesmo tipo de estudo, algumas vezes em uma mesma área; também pudemos constatar que diversos softwares são utilizados para instrumentar o pesquisador na realização deste tipo de investigação, contudo o valor e a credibilidade do estudo depende fundamentalmente da transparência e do rigor metodológico empreendido pelo pesquisador.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente

            RESUMO O artigo mostra, na primeira parte, a necessidade de se pensar a formação de professores como uma formação profissional. Para isso, é fundamental construir um novo lugar institucional, que traga a profissão para dentro das instituições de formação. Entre partes, defende-se que a formação deve consolidar a posição de cada pessoa como profissional e a própria posição da profissão. Na segunda parte, é abordada a necessidade de reorganizar o lugar da formação de professores, desdobrando o conceito de posição em cinco movimentos: disposição pessoal, interposição profissional, composição pedagógica, recomposição investigativa e exposição pública. O texto conclui com uma coda, na qual se insiste sobre a importância da profissão para a formação e da formação para a profissão.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                sausoc
                Saúde e Sociedade
                Saude soc.
                Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. (, SP, Brazil )
                0104-1290
                1984-0470
                March 2019
                : 28
                : 1
                : 135-153
                Affiliations
                [1] Rio Claro São Paulo orgnameUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho orgdiv1Instituto de Biociências orgdiv2Departamento de Educação Brazil rzpenteado@ 123456uol.com.br
                Article
                S0104-12902019000100010
                10.1590/s0104-12902019180304
                6a36f893-4bfc-4ec2-8116-cd1977bc06b6

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 05 December 2018
                : 22 May 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 47, Pages: 19
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Formação de Professores,Collective Health,Teaching Work,Teacher Training,Teaching Professionalization of Teaching Profession,Educação,Saúde Coletiva,Trabalho Docente,Profissionalização Docente,Education

                Comments

                Comment on this article