15
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Representações sociais da paternidade: um estudo comparativo Translated title: Social representations of fatherhood: a comparative study

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo A paternidade pode ser compreendida como uma construção social, sofrendo modificações na forma como é vivenciada e exercida em virtude de transformações da sociedade. Este trabalho buscou comparar as representações sociais da paternidade no ano de 2004 e no ano de 2014. Foi utilizado conteúdo de 17 depoimentos apresentados na sessão ‘Conversa de Homem’ da revista do tipo magazine Pais & Filhos. O referencial escolhido para a análise dos dados foi o método de associação de ideias de Spink. Identificou-se que, em cada momento investigado, o pai apresenta preocupações diferenciadas, as quais são influenciadas pelas demandas sociais vigentes e por sua bagagem pessoal. O homem parece cada vez mais interessado pelo universo infantil, buscando conhecimentos para se inserir de forma participativa na vida dos filhos. Além disso, prepara-se internamente para exercer a paternidade. Esse maior envolvimento do pai contribui para a transformação subjetiva do homem como sujeito.

          Translated abstract

          Abstract Fatherhood can be understood as a social construction. It has been going through modifications in the way it is experienced and exercised due to social movements. This study aimed to compare social representations of fatherhood in the years of 2004 and 2014. 17 testimonies from ‘Conversa de Homem’ section of - Pais & Filhos, magazine were used. It was identified that in each socio-historical moment the father presents different types of preoccupations, according to the social demands and personal issues. Man seems increasingly interested in the children’s universe, seeking more knowledge in order to be inserted in a participatory role in the lives of children. Besides, the father prepares himself for fatherhood. This greater involvement contributes to a subjective transformation of man as a person.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O pai presente: o desvelar da paternidade em uma família contemporânea

          O objeto deste estudo é a figura concreta de um pai, presente em sua corporalidade e afetividade, que se depara com a demanda subjetiva, advinda da exigência de revisão de seu papel no mundo contemporâneo. Buscamos encontrar a paternidade que acolhe e convive com o processo de transformações em marcha: o pai que transita entre valores novos e arcaicos. O acesso a este conhecimento se deu através do método clínico de pesquisa, com apoio da psicanálise. Sem submeter os participantes ao tratamento psicanalítico, aplica seus conceitos na interpretação de fenômeno que tem dimensão subjetiva e também, social. Adotamos a entrevista como principal instrumento e a análise qualitativa enquanto estratégia, por permitir relevância à fala do entrevistado e dela extrair o dado significativo para nossas indagações.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A inserção dos homens nos estudos de gênero: contribuições de um sujeito histórico

            Este artigo resgata conceitos e discussões sobre as questões de gênero que foram apresentados por homens que presenciaram o (res) surgimento do movimento feminista nos países centrais nos anos 60, e participaram de grupos de homens nos anos 70. Situados como sujeitos do conhecimento/de gênero no contexto dos debates críticos sobre a sociedade contemporânea, que foram amplamente disseminados naquela época, adotaram uma visão dialética e histórica da realidade social, trazendo contribuições que ajudaram a desconstruir a ótica binária antes prevalecente.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Percepções sobre a paternidade: descrevendo a si mesmo e o próprio pai como pai

              Tornar-se pai pode ser experienciado tanto como um momento repleto de novos significados, transformações e responsabilidades, como um movimento de reavaliação dos valores e da criação tida pelos seus próprios pais. O objetivo desta pesquisa foi investigar as experiências e sentimentos de pais em relação à própria paternidade e em relação aos próprios pais. Participaram deste estudo oito homens, pais primíparos, com idades entre 28 e 41 anos, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo dos relatos revelou que os pais descrevem-se como participantes nas tarefas de cuidado, e também como pessoas atenciosas e preocupadas com a educação e a saúde de seu filho. Diferenças e semelhanças em relação ao próprio pai no modo de exercer a paternidade mostram que, ao mesmo tempo em que desejam reproduzir os acertos dos pais, também buscam não repetir os erros.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                fractal
                Fractal: Revista de Psicologia
                Fractal, Rev. Psicol.
                Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1984-0292
                December 2019
                : 31
                : 3
                : 305-312
                Affiliations
                [1] Caxias do Sul Rio Grande do Sul orgnameUniversidade de Caxias do Sul Brazil
                Article
                S1984-02922019000300305
                10.22409/1984-0292/v31i3/5640
                68350548-c962-45b8-970b-6e8fb7b4b303

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 18 June 2016
                : 07 June 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 26, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                teoria das representações sociais,paternidade,social representation theory,fatherhood,gender,gênero

                Comments

                Comment on this article