33
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O efeito das cotas: desempenho acadêmico dos estudantes cotistas da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba Translated title: The effect of quotas: the academic performance of quota students at the Federal University of Viçosa - Campus Rio Paranaíba

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O presente artigo tem como objetivo avaliar o desempenho acadêmico de alunos cotistas da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) em relação aos alunos não cotistas. O artigo visa examinar dois argumentos mobilizados por setores contrários às políticas de cotas, a saber: i) o capital social e educacional do grupo de cotistas é inferior ao do grupo de não cotistas, impactando em uma diferença significativa em sua nota de ingresso na universidade; e ii) em função destas diferenças, o desempenho acadêmico dos cotistas seria inferior ao dos não cotistas. Observamos não haver diferenças estatisticamente significativas para as duas questões, sendo a política de cotas uma medida importante para promover inclusão social e mobilidade social de grupos minoritários.

          Translated abstract

          Abstract: This paper seeks to evaluate the academic performance of quota students at the Universidade Federal de Viçosa -CampusRio Paranaiba (UFV-CRP) in comparison to non-quota students. The paper aims to examine two arguments used by sectors against quota policies, i.e.: 1) the social and educational capital of quota group is inferior to the non-quota group and; 2) due to these differences, the academic performance of quota students would be inferior to the non-quota students. We note that there are no statistically significant differences sustaining both arguments and that the quota policy promotes social inclusion and social mobility of minority groups.

          Related collections

          Most cited references25

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes

          A fim de entender como se manifestam e desenvolvem as atitudes perante as cotas, realizamos dois estudos, um antes da implantação desse sistema e outro depois. Participaram 334 estudantes dos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados indicaram atitudes muito contrárias às cotas, sobretudo às raciais. Depois da implantação, a oposição cresce para as cotas raciais e diminui para as sociais. Antes da implantação, os contrários afirmaram, sobretudo, que as cotas aumentavam o preconceito contra os negros; depois da implantação, a principal justificativa foi a de que elas discriminavam. Esses resultados são discutidos como indicadores das relações entre as ideologias do paternalismo e do senso de posição grupal no preconceito racial do Brasil.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Cotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento

            Resumo: Um debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito das diferenças no seu processo de formação anterior ao ingresso na Universidade. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo evidências que possam embasar ações institucionais no sentido de assegurar sólida formação a todos os seus alunos. A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p<.000) quando os dois grupos são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Percepções de justiça social e atitudes de estudantes pré-vestibulandos e universitários sobre as cotas para negros e pardos nas universidades públicas

              Um dado novo nas relações racializadas no Brasil nos últimos anos tem sido o das políticas de ação afirmativa para minorias étnicas. A política de cotas de acesso para negros e pardos nas universidades públicas tem gerado um intenso debate sobre questões de discriminação e de identidade racial que antes não pareciam pertinentes no país que possui a maior população negra vivendo fora da África. A fim de analisarmos a relação entre as percepções de justiça social e os posicionamentos de estudantes sobre as cotas, realizamos dois estudos em Aracaju envolvendo estudantes de dois cursinhos pré-vestibulares (um público e um privado) e estudantes de todos os cursos da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicam forte rejeição às cotas, sobretudo na universidade. Pensamos que essa resistência pode indicar tanto uma recusa a uma transformação do modelo de justiça liberal, pautado no mérito individual, quanto uma resistência ao tipo de ação apenas midiática em que as cotas se estão transformando na sociedade brasileira.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbcpol
                Revista Brasileira de Ciência Política
                Rev. Bras. Ciênc. Polít.
                Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política (Brasília, DF, Brazil )
                0103-3352
                2178-4884
                2020
                : 33
                : e193375
                Affiliations
                [3] Rio Paranaíba Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de Viçosa Brazil hernani.junior@ 123456ufv.br
                [4] Rio Paranaíba Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de Viçosa Brazil agnaldo.fonseca@ 123456ufv.br
                [1] Alfenas Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de Alfenas Brazil thiago.silame@ 123456gmail.com
                [2] Belo Horizonte Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de Minas Gerais orgdiv1Departamento de Ciência Política orgdiv2Centro de Estudos Legislativos Brazil
                Article
                S0103-33522020000300209 S0103-3352(20)00003300209
                10.1590/0103-3352.2020.33.193375
                67e57f75-2850-4c32-8df5-9e37d786da78

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 08 August 2020
                : 24 March 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Inclusão social,Cotas,Social inclusion,UFV-CRP,UFV- CRP,Desempenho acadêmico,Academic performance,Quota

                Comments

                Comment on this article