119
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Narrative interviews: an important resource in qualitative research Translated title: Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa Translated title: Entrevistas narrativas: un recurso importante en la investigación cualitativa

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetives This methodological study explain and emphasize the extent and fertility of the narrative interview in qualitative research. Methods To describe the narrative method within the qualitative research. Results The qualitative research method is characterized by addressing issues related to the singularities of the field and individuals investigated, being the narrative interviews a powerful method for use by researchers who aggregate it. They allow the deepening of research, the combination of life stories with socio-historical contexts, making the understanding of the senses that produce changes in the beliefs and values that motivate and justify the actions of possible informants. Conclusion The use of narrative is an advantageous investigative resource in qualitative research, in which the narrative is a traditional form of communication whose purpose is to serve content from which the subjective experiences can be transmitted.

          Translated abstract

          Objetivo Este trabalho consiste numa contribuição metodológica em que se explicitam e se enfatizam o alcance e a fecundidade da entrevista narrativa no âmbito da investigação de natureza qualitativa. Método Descrever o método da narrativa no âmbito da investigação qualitativa. Resultados O método qualitativo de pesquisa caracteriza-se por abordar questões relacionadas às singularidades do campo e dos indivíduos pesquisados, sendo as entrevistas narrativas um método potente para uso dos investigadores que dele se apropriam. Elas permitem o aprofundamento das investigações, a combinação de histórias de vida com contextos sócio–históricos, tornando possível a compreensão dos sentidos que produzem mudanças nas crenças e valores que motivam e justificam as ações dos informantes. Conclusão As narrativas mostram-se muito úteis em estudos de abordagem qualitativa, uma vez que a narratividade é uma forma artesanal de comunicação cujo objetivo é veicular conteúdos a partir dos quais as experiências subjetivas podem ser transmitidas.

          Translated abstract

          Objetivo Este estudio es un aporte metodológico en que se explica y destaca el alcance y la fertilidad de la entrevista narrativa en la investigación cualitativa. Método Describir el método de la narrativa en la investigación cualitativa. Resultados El método de investigación cualitativa se caracteriza por abordar las cuestiones relacionadas con las singularidades del campo y de las personas encuestadas, siendo las entrevistas narrativas un método potente para uso de los investigadores que toman posesión de ella. Permiten que la profundización de la investigación, la combinación de historias de vida con los contextos socio-históricos e la comprensión de los sentidos que producen cambios en las creencias y valores que motivan y justifican las acciones de los posibles informantes. Conclusion El uso de la narrativa se presenta un recurso de investigación ventajosa en la investigación cualitativa, la narrativa es una forma tradicional de comunicación cuyo objetivo es servir contenido a partir de la que se pueden transmitir las experiencias subjetivas.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade

          Neste ensaio busca-se aprofundar a reflexão sobre o processo de análise na pesquisa qualitativa a partir de autores referenciais e da experiência da própria autora. O texto está organizado em forma de decálogo por meio do qual é tratado o tema processualmente. A hipótese é de que uma análise para ser fidedigna precisa conter os termos estruturantes da investigação qualitativa que são os verbos: compreender e interpretar; e os substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. A seguir a proposta avança por 10 passos que se iniciam na construção científica do objeto pela sua colocação no âmbito do conhecimento nacional e internacional, na elaboração de instrumentos que tornem concretos os conceitos teóricos, na execução de um trabalho de campo que envolva empaticamente o investigador no uso de vários tipos de técnicas e abordagens, tornando-o um construtor de relações, de observações e de uma narrativa em perspectiva. Por fim, a autora trata da análise propriamente dita, mostrando como o objeto, que já vem pensado em todas as etapas anteriores, deve se tornar um construto de segunda ordem, em que predomine a lógica dos atores em sua diversidade e não apenas as suas falas, dentro de uma narrativa teorizada, contextualizada, concisa e clara.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Pesquisa qualitativa em saúde: reflexões metodológicas do relato oral e produção de narrativas em estudo sobre a profissão médica

            Foi realizada pesquisa qualitativa aplicada à saúde coletiva e medicina social, baseando-se em estudo acerca das transformações históricas da autonomia profissional dos médicos na passagem da medicina liberal para a atual medicina tecnológica. A pesquisa de campo valeu-se de entrevistas abertas e gravadas para colher depoimentos pessoais sobre histórias da vida profissional de médicos formados entre 1930-1955. Caracterizados tecnicamente como "relato oral", os depoimentos foram registrados na forma de narrativas livres. Os relatos são considerados quanto à capacidade de expressarem a auto-representação dos médicos sobre seus cotidianos de trabalho, bem como registrarem a história da prática médica. Avalia-se a entrevista aberta como instrumento de produção de narrativas livres e relatos de vida.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica

              Elza Dutra (2002)
              Este artigo apresenta a narrativa, segundo as idéias de Walter Benjamin, como uma modalidade de pesquisa na perspectiva fenomenológica. A partir de estudo realizado pela autora através de narrativas, introduzem-se os fundamentos teóricos e metodológicos da perspectiva fenomenológica, ancorados na ontologia heideggeriana e nas idéias de teóricos da abordagem fenomenológica e existencial na Psicologia. Pretende-se mostrar que a experiência, dimensão existencial do viver, pode ser abordada e compreendida através da narrativa, o que torna esta técnica apropriada à pesquisa de inspiração fenomenológica e existencial.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                reeusp
                Revista da Escola de Enfermagem da USP
                Rev. esc. enferm. USP
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem (São Paulo )
                1980-220X
                December 2014
                : 48
                : spe2
                : 184-189
                Affiliations
                [1 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [2 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [3 ] Universidade de São Paulo Brazil
                [4 ] Universidade Federal do Ceará Brazil
                [5 ] Universidade de São Paulo Brazil
                Article
                S0080-62342014000800184
                10.1590/S0080-623420140000800027
                25830754
                56c36978-5c2c-49c6-a6fc-f819f681e9f8

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0080-6234&lng=en
                Categories
                NURSING

                Nursing
                Qualitative Research,Methodology,Narration,pesquisa qualitativa,metodologia,narração,Investigación Cualitativa,Metodología,Narrac

                Comments

                Comment on this article

                scite_
                0
                0
                0
                0
                Smart Citations
                0
                0
                0
                0
                Citing PublicationsSupportingMentioningContrasting
                View Citations

                See how this article has been cited at scite.ai

                scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.

                Similar content134

                Cited by42

                Most referenced authors71