21
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Religiões Afro-Indo-Brasileiras e Esfera Pública: um ensaio de classificação de suas formas de presença Translated title: Afro-Indo-Brazilian Religions and the Public Sphere: an essay on the classification forms of their public presence

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: No trabalho em tela, analisamos as relações entre as religiões afro-indo-brasileiras e a esfera pública, lançando um olhar atento às formas, aos procedimentos e às relações através dos quais essas religiões se projetam na esfera pública. A partir de dados da observação da realidade empírica da atuação do povo de santo na esfera pública e da análise da literatura socioantropológica que trata da referida questão, pretendemos sistematizar suas formas de presença pública. A forma cultural tem se mostrado historicamente mais comum; contudo, frisamos que o afro-indo-brasileiro já não se reduz a ela em seu modo de inserção pública. Evidenciamos aqui seis formas de presença: a cultural, a cultura de massa, a retomada da estrutura institucional de dependência, a judicialização, a patrimonialização e a festa pública.

          Translated abstract

          Abstract: In this work, we analyze the relations between the Afro-Indo-Brazilian religions and the public sphere, casting a close look at the forms, procedures, and relations through which these religions project themselves in the public sphere. From data of observation of the empirical reality of the action of the people of santo in the public sphere and of the analysis of the socio-anthropological literature that deals with the mentioned question, we intend to systematize its forms of public presence. The cultural form has been historically more common; however, we emphasize that the Afro-Indo-Brazilian is no longer reduced to it in its form of public insertion. We show here six forms of presence: the cultural, the judicialization, the mass culture, the resumption of the institutional structure of dependence, patrimonialization and festivals (public parties).

          Related collections

          Most cited references41

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Religious Reason and Secular Affect: An Incommensurable Divide?

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Controvérsias religiosas e esfera pública: repensando as religiões como discurso

            Este texto se propõe a aceitar o desafio proposto por Cristina Pompa em seu texto de apresentação da Mesa Redonda "Religião e Espaço Público", realizada na XXXV Reunião da Anpocs de 2011. A autora nos incita a repensar as abordagens e os conceitos que norteiam os estudos atuais sobre os fenômenos religiosos contemporâneos. Em primeiro lugar cabe reiterar os termos que fundamentaram a justificativa daquele encontro cuja proposição geral compartilho inteiramente. A saber: o debate sobre a esfera religiosa no Brasil tem se articulado, grosso modo, em torno de duas leituras, uma de cunho mais antropológica, outra mais sociológica, que pouco dialogam entre si. A primeira privilegiou a interpretação cosmológica dos universos religiosos e a definição do "sagrado", enquanto a segunda ocupou-se do problema da secularização e modernização das sociedades contemporâneas. No intuito de articular as duas perspectivas em um novo marco teórico, argumento neste trabalho que, para superar o viés normativo implícito nas teorias da secularização sem cair na valorização sacralizadora das cosmologias, propomos repensar o problema das relações entre a esfera religiosa e a esfera pública do ponto de vista das práticas discursivas dos atores, enfatizando o modo como interagem em controvérsias específicas. Desse modo, trataremos a noção de esfera pública, não como uma entidade empírica observável, mas como um espaço de interlocução que ganha visibilidade, em parte, por meio de controvérsias e se constitui discursivamente em contraposição a outras esferas.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Aborto e ativismo religioso nas eleições de 2010

              Trata-se de uma análise do ativismo religioso e da inclusão do tema do aborto no debate eleitoral de 2010. Com intuito de examinar as ações coletivas e individuais dos atores religiosos nas disputas tanto pelo executivo quanto pelo legislativo, o artigo foi organizado em três sessões, iniciando-se pela análise das manobras realizadas pelos grupos conservadores da Igreja Católica e dos segmentos evangélicos para interferir na disputa presidencial. Em seguida, são examinadas as campanhas eleitorais de candidatos oriundos do campo religioso à Câmara Federal na webesfera e a importância da dimensão religiosa nas biografias e performances políticas desses atores individuais. Na terceira sessão e à guisa de conclusão, procuram-se estabelecer as conexões entre os projetos políticos individuais e coletivos e demonstrar o caráter reativo do "ativismo religioso conservador" em relação aos avanços dos movimentos no campo feminista e da diversidade sexual no país.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                s_rs
                Religião & Sociedade
                Relig. soc.
                Instituto de Estudos da Religião (ISER) (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0100-8587
                January 2020
                : 40
                : 1
                : 133-156
                Affiliations
                [2] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                [1] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                Article
                S0100-85872020000100133 S0100-8587(20)04000100133
                10.1590/0100-85872020v40n1cap06
                567f7dd9-43e9-4646-b049-4a5244898bb1

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 09 December 2019
                : 01 April 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 75, Pages: 24
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Dossiê Minorias Religiosas: identidade e política em movimento

                Public sphere,Afro-Indo-Brazilian religions,Formas de presença pública,Forms of public presence,Esfera pública,Religiões afro-indo-brasileiras

                Comments

                Comment on this article