Inviting an author to review:
Find an author and click ‘Invite to review selected article’ near their name.
Search for authorsSearch for similar articles
9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Deinstitutionalization and network of mental health services: a new scene in health care Translated title: Desinstitucionalización y red de servicios de salud mental: una nueva escena en atención médica Translated title: Desinstitucionalização e rede de serviços de saúde mental: uma nova cena na assistência à saúde

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Objective: to analyze the process of deinstitutionalization resulting from a psychiatric hospital shut down, and know the fate of users after dehospitalization. Method: a descriptive, qualitative study based on the critical-analytical perspective, which had as its setting the Hospital Colônia de Rio Bonito. Institutional documents and narratives of five managers who participated in the deinstitutionalization process were analyzed. Results: Hospital Colônia deinstitutionalization lasted longer than expected. For this to happen, a tripartite intervention was necessary, and especially the mobilization of networks and implementation of Psychosocial Care Networks by the cities. Regarding destination of users, most were referred to therapeutic or transinstitutionalized residences. Final considerations: Hospital Colônia deinstitutionalization led to the establishment of connections between services and people. This was a powerful device for the implementation of Psychosocial Care Networks at municipal level.

          Translated abstract

          RESUMEN Objetivo: analizar el proceso de desinstitucionalización resultante del cierre de un hospital psiquiátrico, y conocer el destino de los usuarios después de salir del hospital. Método: Estudio descriptivo, cualitativo, que tuvo como escenario el Hospital Colônia de Rio Bonito. Se analizaron documentos institucionales y narrativas de cinco gestores que participaron del proceso de desinstitucionalización. Resultados: el proceso de desinstitucionalización del Hospital Colônia duró un tiempo mayor que lo esperado. Para que se concretizara, fue necesaria una intervención tripartita y, especialmente, la movilización e implementación de las Redes de Atención Psicosocial por los municipios que internaban. Cuanto al destino de los usuarios, la mayor parte fue encaminada para residencias terapéuticas o transinstitucionalizadas. Consideracion finales: el proceso de desinstitucionalización del Hospital Colônia provocó el estabelecimiento de conexiones entre los servicios y las personas, deduciéndose que este fue un dispositivo potente para implementar las Redes de Atención Psicosocial en el ámbito municipal.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: analisar o processo de desinstitucionalização resultante do fechamento de um hospital psiquiátrico, e conhecer o destino dos usuários após a desospitalização. Método: estudo descritivo, qualitativo, fundamentado na perspectiva crítico-analítica, que teve como cenário o Hospital Colônia de Rio Bonito. Foram analisados documentos institucionais e narrativas de cinco gestores que participaram do processo de desinstitucionalização. Resultados: o processo de desinstitucionalização do Hospital Colônia durou um tempo maior que o esperado. Para que se concretizasse, foi necessária uma intervenção tripartite e, especial, a mobilização das redes e implementação das Redes de Atenção Psicossocial pelos municípios internantes. Quanto ao destino dos usuários, a maior parte foi encaminhada para residências terapêuticas ou transinstitucionalizada. Considerações finais: o processo de desinstitucionalização do Hospital Colônia provocou o estabelecimento de conexões entre serviços e pessoas, inferindo-se que este foi um dispositivo potente para a implementação das Redes de Atenção Psicossocial em âmbito municipal.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Um balanço da reforma psiquiátrica brasileira: instituições, atores e políticas

          Ana Pitta (2011)
          O artigo provoca olhares sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB) na última década, após a homologação da Lei Federal 10.216/2001 e pretende suscitar o debate inadiável sobre os novos desafios que ela precisa enfrentar para alimentar ou reciclar a antiga utopia de "cidadania plena para todos, numa sociedade sem manicômios". Estaria a Reforma dando sinais de exaustão? É inegável a reorientação do modelo assistencial de Saúde Mental no Brasil do hospital para a comunidade nessa última década. Ao tomar o uso de Substâncias Psicoativas como objeto de políticas e intervenção, incorpora demandas complexas que o atual drama do Crack somente imediatiza a necessidade de questionar sua história, seus limites, sua potência. O que manterá acesa a chama de um movimento exitoso que, surpreendentemente, resiste à força do tempo e do estigma nesses dez anos da Lei? Essas e outras questões precisam ser equacionadas. Está na hora de reciclar os focos de avaliação e análise no sentido de identificar o que ameaça sua vitalidade. Esse é o desafio que a articulista e debatedores estarão provocados a contribuir.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Rede de Atenção Psicossocial: qual o lugar da saúde mental?

            A Reforma Sanitária brasileira propiciou maior aplicabilidade das ações locais, favorecendo o surgimento de experiências exitosas nos diversos setores da saúde. Uma destas foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que subvertem a lógica da hierarquização do sistema de saúde e se organizam agregando os diferentes níveis de atenção à saúde. Objetivou-se discutir as interações estabelecidas entre os níveis de complexidade do sistema de saúde na atenção à saúde mental e compreender a conformação da rede de atenção à saúde mental no município de Sobral-CE. Trata-se de estudo do tipo qualitativo realizado na Rede de Atenção Integral à Saúde Mental desse município. Os resultados demonstraram que os serviços de saúde mental em Sobral convivem com diferentes arranjos em rede, operando por uma diversidade de dispositivos de cuidado o que possibilita a negociação de projetos terapêuticos menos medicalizantes, embora se observe que permanece atenção especial dos trabalhadores quanto à centralidade da administração da medicação. Há grande mobilidade dos trabalhadores na rede, circulando os diversos equipamentos de saúde, o que favorece as conecções e fluxos entre equipes na construção das linhas de cuidado. Os fluxos de conexão, considerados como modo de funcionamento das redes rizomáticas, operam na saúde mental por força da ação dos trabalhadores, que tem por base a ideia de que todos são protagonistas no processo de cuidado, e assim, os movimentos são partilhados e articulados entre si.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Redes de Atenção à Saúde: rumo à integralidade

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                2020
                : 73
                : suppl 1
                : e20180964
                Affiliations
                [2] Niterói Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense Brazil
                [1] Niterói orgnameUniversidade Estácio de Sá Brazil
                Article
                S0034-71672020000800158 S0034-7167(20)07300000158
                10.1590/0034-7167-2018-0964
                56354e58-b9ef-486a-b4b6-a26e52bc574c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 06 October 2019
                : 19 March 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 30, Pages: 0
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Original Article

                Desinstitucionalización,Prestación de Atención de Salud,Servicios de Salud Mental,Políticas Públicas,Enfermería,Desinstitucionalização,Assistência à Saúde,Serviços de Saúde Mental,Enfermagem,Deinstitutionalization,Health Care,Mental Health Services,Public Policy,Nursing

                Comments

                Comment on this article