21
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Coeficiente de transferência de carga nas fundações de silos verticais cilíndricos Translated title: Load transfer coefficient on foundations of cylindrical vertical silos

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMOO dimensionamento das estruturas armazenadoras de grãos carece de uma norma brasileira que prescreva sobre seus projetos e ações; contudo, existem muitas lacunas no estado atual do conhecimento sendo imprescindíveis pesquisas adicionais sobre o tema. Com o objetivo de determinar a distribuição das cargas nas fundações dos silos foram instrumentadas, por meio de células de carga, quatro estacas localizadas sob o anel de um silo protótipo. O experimento ocorreu durante o período de agosto a dezembro de 2009 em Palotina, PR. As leituras das células foram realizadas por sistema automático de aquisição de dados durante o carregamento de grãos de milho e, a partir dos resultados, pode-se destacar um coeficiente de transferência médio de 0,30 para o anel até o carregamento de 44% do silo, a partir do qual ocorreu um incremento na taxa de transferência. As cargas máximas atuantes nas estacas instrumentadas foram de 800, 845, 520 e 600 kN, correspondentes a coeficientes de transferência de 0,48; 0,51; 0,31 e 0,36, respectivamente. Assim, o coeficiente regionalmente adotado de 0,30 para o dimensionamento das fundações do anel está subestimado fazendo-se necessária uma análise mais criteriosa nas taxas de transferência.

          Translated abstract

          ABSTRACTThe dimensioning of the grain storages structures lacks a Brazilian standard that prescribes about its projects and actions; however, there are many gaps in the current state of knowledge being necessary additional research on the topic. With the objective of determining the load distribution on the foundation of silos, four piles were instrumented through load cells, located under the ring of a prototype silo. The experiment conducted was during the period from August to December 2009 in Palotina, PR. The readings of the cells were performed by an automatic data acquisition system during the loading of maize grain. From the results, a mean transfer coefficient of 0.30 is observed for the ring until the loading of 44% of the silo, from which there was an increase in the transfer rate. The maximum loads acting in instrumented piles were 800, 845, 520 and 600 kN, corresponding to transfer coefficient of 0.48; 0.51; 0.31 and 0.36, respectively. Thus the coefficient regionally adopted of 0.30 for the dimensioning of the foundations of the ring is underestimated, being necessary more thorough examination in transfer rates.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Efeito do tempo de armazenagem de rações avícolas no dimensionamento de silos

          Dentre os fatores que afetam o fluxo de produtos sólidos, o tempo de armazenagem destaca-se por favorecer a formação de arcos coesivos. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo determinar as propriedades de duas rações avícolas, classificá-las quanto à escoabilidade em função do tempo de consolidação e analisar seus efeitos em tremonhas metálicas. Para isso, foram utilizados aparelho de cisalhamento direto "Jenike Shear Cell", bancada de consolidação e duas superfícies de parede. Para o índice de fluxo e diâmetro mínimo do orifício de descarga, adotou-se a metodologia de Jenike. Para o ângulo da tremonha cônica, recorreu-se à metodologia de Enstad. Pode-se afirmar que as duas rações possuem fluxo do tipo fácil, sem variação para os tempos de armazenagem estudados. A rugosidade das paredes apenas afetou a inclinação da tremonha, enquanto os resultados de orifício de descarga não foram afetados pela variação das propriedades das rações nas paredes e nos tempos analisados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Forças verticais e de atrito em silos cilíndricos com fundo plano

            A predição exata das forças que atuam no corpo de um silo é um dos principais problemas, no que tange ao quesito dimensionamento dessas estruturas. Com o objetivo de mensurar as forças atuantes no fundo e nas paredes dos silos durante o processo de descarregamento foram instrumentados, por meio de células de carga e células de pressão, a parede e o fundo de um silo piloto vertical cilíndrico com fundo plano. As leituras das células foram realizadas por sistema automático de aquisição de dados durante o carregamento e o descarregamento de areia seca. O silo foi carregado concentricamente e descarregado concêntrica e excentricamente, a partir de duas excentricidades. O experimento ocorreu no período de janeiro a abril de 2008, no Laboratório de Construções Rurais e Ambiência da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Os valores experimentais foram confrontados com os prescritos pelas normas Eurocode 1, ISO 11697, AS 3774 e DIN 1055. Conclui-se, então, que os valores teóricos de força vertical propostos pelas normas foram superestimados em relação aos obtidos experimentalmente para a maioria das formas de descarregamento. Para a força de atrito nas paredes as normas produziram resultados compatíveis com os obtidos experimentalmente.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Análise de pressões em silo vertical de alvenaria de tijolos

              Objetiva-se com este trabalho, determinar as pressões verticais e horizontais nas paredes e no fundo de um silo cilíndrico, com altura/diâmetro igual a 1 e comparar as pressões teóricas obtidas através de normas internacionais. O silo foi construído em alvenaria de tijolos de 8 furos, fixando-lhe externamente nove cintas de aço. A metodologia e as técnicas aplicadas foram as indicadas pelas normas, com as devidas adaptações necessárias. Determinaram-se as propriedades de fluxo do produto na Máquina de Cisalhamento Direto Translacional (Jenike Shear Cell). Calcularam-se as pressões teóricas, de acordo com as recomendações das normas DIN 1055, ACI 313 e ISO 11697. O produto utilizado nos ensaios foi a areia, em razão da sua densidade ser aproximadamente duas vezes maior à maioria dos cereais. Para medição das pressões o silo foi instrumentado com 6 células de pressão, das quais 4 fixadas na parede e 2 no fundo do silo, além de conectadas a um sistema de aquisição de dados. Através da análise dos dados obtidos de forma experimental, juntamente com o conhecimento das propriedades do produto, conclui-se que o tipo de silo estudado apresenta potencial que permite a sua utilização para armazenamento de grãos nas propriedades rurais.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbeaa
                Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
                Rev. bras. eng. agríc. ambient.
                Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG (Campina Grande )
                1807-1929
                September 2015
                : 19
                : 9
                : 887-891
                Affiliations
                [1 ] Universidade Tecnológica Federal do Paraná Brazil
                [2 ] Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brazil
                [3 ] Universidade Estadual do Oeste do Paraná Brazil
                [4 ] Itaipu Binacional Brazil
                [5 ] Fungeo Fundações e Geologia Ltda BR
                Article
                S1415-43662015000900887
                10.1590/1807-1929/agriambi.v19n9p887-891
                5237e8bc-30cc-4500-a149-c67561142085

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-4366&lng=en
                Categories
                AGRICULTURAL ENGINEERING
                ENVIRONMENTAL SCIENCES

                Agricultural engineering,General environmental science
                storage structures,instrumentation,piles,estruturas de armazenamento,instrumentação,estacas

                Comments

                Comment on this article