16
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®): uma revisão de literatura Translated title: International Classification for Nursing Practice (ICNP®): a revision of literature Translated title: Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®): una revisión de literatura

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) vem se consolidando mundialmente como uma tendência para a padronização da comunicação e da troca de informações entre os enfermeiros, visando à representação da prática de enfermagem nos Sistemas de Informação em Saúde. Esta revisão narrativa tem por objetivo percorrer a trajetória histórica e descrever a evolução dos conceitos nas diversas versões da CIPE®. Contempla uma abordagem do surgimento da CIPE® e dos elementos constituintes de cada uma das publicações, desde a CIPE® versão Alfa (1996) até a versão 2 (2009). As mudanças ocorridas recaíram, entre outras, na apresentação dos termos nos modelos multiaxiais, que evoluíram de dois Modelos de oito (8) eixos para um Modelo de sete (7) eixos, que responde as exigências da composição dos elementos básicos a que se destina e, ao mesmo tempo, minimiza a complexidade sem perda de consistência, fator este que poderá estimular os enfermeiros para sua efetiva utilização. O artigo é uma contribuição no sentido de aproximar enfermeiros e acadêmicos a este conhecimento, favorecendo a incorporação da CIPE® ao Processo de Enfermagem e possibilitando a visibilidade das práticas de Enfermagem ao universo da informação.

          Translated abstract

          The International Classification for Nursing Practice (ICNP®) which has been consolidated as a worldwide trend towards standardization of communication and information exchange between nurses, seeking to represent the nursing practice in the Health Information Systems. This narrative review aims to go to the historical background and to describe the evolution of concepts in different versions. The paper includes an emergence approach about the ICNP® and the constituent elements of each publication, from the Alpha version (1996) until the ICNP® version 2 (2009). The changes occurred, among others, in the presentation of the terms in multi-axial models, which evolved from two models of eight (8) axes for a model of seven (7) axes, which meets the requirements of the basic elements composition, and at the same time, minimizes the complexity without loss of consistency, this factor could stimulate the nurses for their effective use. This article is a contribution to bring nurses and scholars to this knowledge, promoting the incorporation of the ICNP® to the Nursing Process, allowing the visibility of the Nursing practice to the information universe.

          Translated abstract

          La Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®) si consolida como tendencia mundial para la estandardización de la comunicación y del intercambio de la información entre las enfermeras, teniendo como objetivo la representación de la práctica de cuidado en los sistemas de la información. Esta revisión narrativa tiene la intención de recorrer los antecedentes históricos y describir la evolución de los conceptos en diferentes versiones de la CIPE®. La revisión contempla un enfoque a la aparición de la CIPE® y de los elementosde cada una de las publicaciones de la CIPE® versión Alpha (1996) hasta la versión 2 (2009). Los cambios se desprenden, entre otros, la presentación de los modelos de ocho (8) ejes para un modelo de siete (7) ejes, que responde a las exigencias de la composición de los elementos básicos de la intención y al mismo tiempo, minimiza la complejidad, sin pérdida de consistencia, un factor que puede alentar a las enfermeras a su uso efectivo. El artículo es una contribución en la dirección para acercar a enfermeras y académicos a este conocimiento, siendo favorecido la incorporación del CIPE® al proceso de enfermería y haciendo posible la visibilidad las prácticas de cuidado al universo de la información.

          Related collections

          Most cited references19

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A prática clínica baseada em evidências: parte II - buscando as evidências em fontes de informação

          A busca da resposta a uma questão clínica bem construída pode ser realizada em inúmeras fontes de informação científica. Na dependência de onde obtemos a informação, a decisão clínica não será sustentada pelas melhores evidências disponíveis na atualidade, expondo o paciente a um risco desnecessário. A busca pode ser realizada em bases primárias, que disponibilizam os trabalhos originais, cabendo ao leitor o ônus de selecionar e analisar criticamente a validade de seus resultados. A busca pode também ser realizada em bases secundárias, que economizam o tempo do leitor na seleção metodológica e avaliação crítica. Entre as bases primárias, recomendamos o Medline e o SciELO, onde a busca pode ter início com a utilização das palavras-chaves, obtidas na construção da pergunta estruturada segundo o acrônimo P.I.C.O., em seguida, organizadas com a adição dos booleanos AND, OR ou NOT. Entre as bases secundárias que acrescem qualidade científica na seleção das evidências apresentadas, algumas fornecem respostas fundamentadas em trabalhos inviduais, como o ACP Journal Club, o Evidence Based Medicine e o InfoPoems, outras abordam questões clínicas organizadas em forma de livro, como o Clinical Evidence e o UpToDate. A Cochrane Review apresenta evidências de boa qualidade a partir de revisões sistemáticas de ensaios clínicos preferencialmente aleatorizados. A obtenção de estudos que respondem a uma questão clínica faz parte do atendimento que procura integrar a melhor evidência científica às necessidades de atendimento do paciente. Para tanto, conta com recursos tecnológicos, como os PDAs, Palmtops e Notebooks, cada vez mais adaptados para trazer a última informação divulgada pela Internet que auxilia na tomada de decisão clínica à beira do leito.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Perspectivas de incorporação da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) no Brasil

            Neste artigo são discutidos alguns aspectos acerca dos sistemas de classificação em enfermagem, com ênfase na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) e as suas perspectivas de incorporação na prática de enfermagem no Brasil. As autoras relatam três experiências brasileiras de incorporação desse sistema de classificação: o projeto de implantação da linguagem CIPE/CIPESC no prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR; o projeto de sistematização da assistência de Enfermagem em UTI, que vem sendo desenvolvido em Florianópolis-SC; e o desenvolvimento de um instrumental tecnológico, tendo por base os termos da linguagem dos componentes da equipe de enfermagem, para inserção em sistemas de informação de um hospital escola, em João Pessoa - PB.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              A translation approach to portable ontologies

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ree
                Revista Eletrônica de Enfermagem
                Rev. Eletr. Enf.
                Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO, Brazil )
                1518-1944
                March 2010
                : 12
                : 1
                : 186-194
                Affiliations
                [03] Curitiba PR orgnamePUC orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde mariangelarosso@ 123456hotmail.com
                [02] Curitiba PR orgnamePUC sandra.honorato@ 123456pucpr.br
                [01] Curitiba PR orgnamePontifícia Universidade Católica do Paraná m.cubas@ 123456pucpr.br
                Article
                S1518-19442010000100023 S1518-1944(10)01200123
                4dc06b56-4fdd-4ce4-a880-194dfdbe7e37

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 International License.

                History
                : 19 October 2009
                : 26 November 2008
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 9
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigo de Revisão

                Controlled Vocabulary,Enfermagem,Literatura de Revisão como Assunto,Vocabulário Controlado,Classificação,Consejo Internacional de Enfermeras,Enfermería,Literatura de Revisión como Asunto,Vocabulario Controlado,Clasificación,International Council of Nurses,Nursing,Literature Review as a Topic,Literature Review,Classification,Conselho Internacional de Enfermagem

                Comments

                Comment on this article