13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Desempenho de genótipos de feijão carioca no Cerrado Central do Brasil Translated title: Performance of carioca bean genotypes in Central Savannah's Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O feijão comum é cultivado por pequenos, médios e grandes produtores em diferentes regiões do mundo e épocas de cultivo, sendo a época da seca (2ª safra) a apreciada pelos agricultores. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho e produtividade de feijão carioca nas condições de Cerrado de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso (Brasil). Foi realizado em dois anos, entre os meses de fevereiro a maio de 2016 e 2017, na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com vinte tratamentos (genótipos) e três repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de média Scott-Knott a 5% de probabilidade. Para as características vegetativas altura da planta e diâmetro do caule, quando observada à adaptação à colheita mecânica (altura > 40 cm) e ausência de acamamento, tanto os genótipos padrão quanto as linhagens se destacam. Em termos de precocidade, todos os genótipos são aptos ao cultivo na região Central do Brasil. Os genótipos CNFC 15805, CNFC 15820, CNFC 15743, CNFC 15801 e CNFC 15853 apresentaram potenciais produtivos superiores (acima de 460 kg ha-1) aos demais (inclusive aos genótipos padrão), cujas produtividades ficaram abaixo de 443 kg ha-1, ainda que estatisticamente iguais.

          Translated abstract

          The common bean is cultivated by small, medium and large producers in different regions of the world and times of cultivation, being the time of the drought (2nd harvest) more appreciated by the farmers. The objective of this study was to evaluate the performance and productivity of carioca beans in Cerrado of Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil. The study was conducted in two years, between February and May 2016 and 2017, in the experimental area of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - IFMT. The experimental design was in randomized blocks, with twenty treatments (genotypes) and three replications. Data were submitted to analysis of variance and the Scott-Knott mean test at 5% probability. For the vegetative characteristics plant height and stem diameter, when observed to the adaptation to the mechanical harvest (height > 40 cm) and absence of lodging, standard genotypes and the lines stand out. In terms of precocity, all genotypes are suitable for cultivation in the Central’s Brazil. The genotypes CNFC 15805, CNFC 15820, CNFC 15743, CNFC 15801 and CNFC 15853 showed higher yield potentials (above 460 kg ha-1) to the others (including the standard genotypes), whose yields were below 443 kg ha-1, which are statistically the same.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Distribuição das chuvas no município de Tangará da Serra, médio norte do estado de Mato Grosso, Brasil

          Pela grande importância em se conhecer a distribuição da precipitação pluviométrica no município de Tangará da Serra, Estado do Mato Grosso (lat. 14º37'55"S, long. 57º28'05"W e altitude de 488 m), por ser uma região de expressão agrícola, esse tipo de informação se torna indispensável para um planejamento adequado, uma maximização do potencial agrícola e uma otimização dos recursos hídricos. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar a variabilidade anual, mensal e decendial, quantificar o número de dias secos e chuvosos e a precipitação para diferentes níveis de probabilidade. Foram utilizados dados pluviométricos disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA), do período de janeiro de 1970 a dezembro de 2007, totalizando um histórico ininterrupto de 38 anos. O comportamento da precipitação em Tangará da Serra possui variações anuais e mensais, constituindo duas estações bem definidas, uma seca, de maio a setembro, e outra chuvosa, de outubro a abril. A variabilidade anual no período avaliado corresponde ao valor máximo de 2.861, mínimo de 1.404 e médio de 1.830 mm, respectivamente. A função gama incompleta expressa adequadamente a probabilidade de precipitação em Tangará da Serra, e as médias mensais de precipitação apresentam-se entre 40 e 50% de probabilidade para os meses chuvosos e entre 30 a 40% para os meses sem chuva. Pelos resultados, esse tipo de pesquisa auxilia na elaboração de projetos de irrigação para o município de Tangará da Serra no Estado de Mato Grosso, Brasil.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Condutância estomática como indicador de estresse hídrico em feijão

            O objetivo do trabalho foi verificar os indicadores de estresse hídrico, bem como seu efeito na cultura do feijão, por meio da condutância estomática. O experimento foi realizado na Área Experimental de Irrigação da Universidade Estadual Paulista - Jaboticabal, no ano agrícola de 2000. Foram estudados quatro tratamentos de irrigação com níveis crescentes de ETm: (T1) ETm acumulada = 22 mm; (T2) ETm acumulada = 33 mm; (T3) ETm acumulada = 44 mm; (T4) ausência de irrigação. Nas plantas com suprimento adequado de água, os maiores valores de condutância estomática ocorreram por volta do meio-dia solar, atingindo cerca de 159 e 174 mmol m-2 s-1, para T1 e T2, respectivamente, enquanto nos tratamentos T3 e T4, os maiores valores encontrados foram de 83 e 52 mmol m-2 s-1, respectivamente. A condutância estomática ao longo do ciclo apresentou valor máximo de 165 mmol m-2 s-1 para o tratamento T4, enquanto para T1 e T2 os valores máximos obtidos variaram de 179 a 183 mmol m-2 s-1. A temperatura da folha e a transpiração apresentaram estreita relação com a resistência estomática, enquanto a radiação fotossinteticamente ativa não diferiu entre os tratamentos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Variabilidade espacial da produtividade do feijoeiro correlacionada com atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob sistema de semeadura direta

              O feijão, importante fonte proteica, é um alimento muito comum na dieta da população dos países latino-americanos, sendo o Brasil maior produtor mundial deste legume. Nacionalmente, seu cultivo no sistema de semeadura direta tem crescido ano após ano. Em 2002, foi avaliada a variabilidade espacial do feijoeiro, em função dos atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico no sistema de semeadura direta, em Selvíria (MS) no Cerrado Brasileiro. O objetivo do presente estudo foi selecionar, entre os atributos do solo pesquisado, aquele com a melhor correlação, linear e espacial, para explicar a variabilidade da produtividade do feijoeiro. Foi instalada uma rede amostral, para a coleta de dados do solo e das plantas, com 135 pontos amostrais, em uma área de 7500 m². A produtividade de grãos de feijão (PG) representou o atributo da planta, enquanto os do solo foram: P, MO, pH, K, Ca, Mg, H+Al, S, T e o V%. Estabeleceram-se correlações lineares, simples e múltiplas, entre a PG e os atributos do solo. Foram modelados semivariogramas para todos os atributos, obtendo-se as respectivas krigagens e validações cruzadas. Também foram estabelecidas as co-krigagens entre a PG e os atributos do solo. Em relação à produtividade de grãos de feijão, 22% da sua variação foram atribuídos à variação nos atributos químicos do solo. Tanto linear quanto espacialmente, o pH do solo foi bom indicador da produtividade de grãos de feijão quando cultivado sob sistema de semeadura direta.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista de Ciências Agrárias
                Rev. de Ciências Agrárias
                Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (Lisboa, , Portugal )
                0871-018X
                September 2018
                : 41
                : 3
                : 241-250
                Affiliations
                [1] Campo Novo do Parecis MT orgnameInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Brasil
                [2] Santo Antônio de Goiás GO orgnameEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária orgdiv1Embrapa Arroz e Feijão Brasil
                Article
                S0871-018X2018000300025
                10.19084/RCA17285
                4c578bcc-43a0-4310-aa32-31ec5d2dfb5e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 11 August 2017
                : 25 April 2018
                : 22 April 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 10
                Product

                SciELO Portugal


                Phaseolus vulgaris,genetic plant breeding,leguminous,valor de cultivo e uso,melhoramento genético vegetal,leguminosa,cultivation value and use

                Comments

                Comment on this article