17
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Trajetórias formativas (auto)biográficas de educadores(as) negros(as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021) Translated title: Training (auto) biographical trajectories of black educators in Brazilian theses and dissertations (2003-2021) Translated title: Trayectorias biográficas (auto)formativas de educadores(as) negros(as) en tesis y disertaciones brasileñas (2003-2021)

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: Objetivou-se compreender as trajetórias formativas de educadores(as) negros(as) a partir dos estudos (auto)biográficos veiculados pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2003 a 2021. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, ancorada no estado da arte, que considerou sete teses e 12 dissertações para análise temática do conteúdo. Emergiram três categorias: persistência da injúria racial e do racismo no âmbito escolar; trajetórias para se construir docente; e ressignificação da práxis docente. As trajetórias formativas são marcadas por enfrentamentos devido ao racismo expresso ou naturalizado e em razão das diversas carências materiais desde a infância, todavia há ressignificação da práxis educativa para superar a opressão e promover a igualdade racial.

          Translated abstract

          Abstract: The objective was to understand the formative trajectories of afro-descendant educators from the (auto) biographical studies published by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations from 2003 to 2021. A qualitative research was conducted, anchored in the state of art, which considered seven theses and 12 dissertations for thematic content analysis. Three categories emerged persistence of racial insult and racism in the school environment; trajectories to build a teacher; and resignification of the teaching praxis. The formative trajectories are marked by confrontations due to expressed or naturalized racism and the various material needs from childhood, however, there is a redefinition of educational praxis to overcome oppression and promote racial equality.

          Translated abstract

          Resumen: El objetivo fue comprender las trayectorias formativas de los(as) educadores(as) afrodescendientes a partir de los estudios (auto)biográficos publicados por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis e Disertaciones de 2003 a 2021. Se realizó una investigación cualitativa, anclada en el estado del arte, que consideró siete tesis y 12 disertaciones para el análisis temático del contenido. Surgieron tres categorías: persistencia de insultos raciales y racismo en el entorno escolar; trayectorias para construir un docente; y resignificación de la praxis docente. Las trayectorias formativas están marcadas por enfrentamientos debido al racismo expresado o naturalizado y debido a las diversas necesidades materiales desde la niñez, sin embargo hay una redefinición de la praxis educativa para superar la opresión y promover la igualdad racial.

          Related collections

          Most cited references58

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade

          Neste ensaio busca-se aprofundar a reflexão sobre o processo de análise na pesquisa qualitativa a partir de autores referenciais e da experiência da própria autora. O texto está organizado em forma de decálogo por meio do qual é tratado o tema processualmente. A hipótese é de que uma análise para ser fidedigna precisa conter os termos estruturantes da investigação qualitativa que são os verbos: compreender e interpretar; e os substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. A seguir a proposta avança por 10 passos que se iniciam na construção científica do objeto pela sua colocação no âmbito do conhecimento nacional e internacional, na elaboração de instrumentos que tornem concretos os conceitos teóricos, na execução de um trabalho de campo que envolva empaticamente o investigador no uso de vários tipos de técnicas e abordagens, tornando-o um construtor de relações, de observações e de uma narrativa em perspectiva. Por fim, a autora trata da análise propriamente dita, mostrando como o objeto, que já vem pensado em todas as etapas anteriores, deve se tornar um construto de segunda ordem, em que predomine a lógica dos atores em sua diversidade e não apenas as suas falas, dentro de uma narrativa teorizada, contextualizada, concisa e clara.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero

            Tanto os aspectos de gênero da discriminação racial quanto os aspectos raciais da discriminação de gênero não são totalmente apreendidos pelos discursos dos direitos humanos. O presente documento, baseado no crescente reconhecimento de que as discriminações de raça e de gênero não são fenômenos mutuamente excludentes, propõe um modelo provisório para a identificação das várias formas de subordinação que refletem os efeitos interativos das discriminações de raça e de gênero. Este documento também sugere um protocolo provisório a ser seguido, a fim de melhor identificar as situações em que tal discriminação interativa possa ter ocorrido e, além disso, defende que a responsabilidade de lidar com as causas e as conseqüências dessa discriminação deva ser amplamente compartilhada entre todas as instituições de direitos humanos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              As pesquisas denominadas "estado da arte"

              Nos últimos quinze anos, no Brasil e em outros países, tem se produzido um conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação "estado da arte" ou "estado do conhecimento". Definidas como de caráter bibliográfico, elas parecem trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas certas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e de seminários. Neste artigo levanto e tento responder as seguintes questões: seria possível fazer um esforço de interrogar a história a produção acadêmica sobre determinada área do conhecimento, optando por ler apenas dados bibliográficos e resumos dos trabalhos? O que significa ler esse lugar (catálogos), instituição de divulgação dos trabalhos, tomando-o como fonte documental para um mapeamento da produção acadêmica, em pesquisas denominadas "estado da arte"?
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbhe
                Revista Brasileira de História da Educação
                Rev. Bras. Hist. Educ.
                Sociedade Brasileira de História da Educação (Maringá, PR, Brazil )
                1519-5902
                2238-0094
                2022
                : 22
                : e220
                Affiliations
                [1] Fortaleza Ceará orgnameUniversidade Estadual do Ceará Brazil
                [2] João Pessoa orgnameUniversidade Federal da Paraíba Brazil
                Article
                S2238-00942022000100215 S2238-0094(22)02200000215
                10.4025/rbhe.v22.2022.e220
                4b829f3b-3f11-4bbc-a61f-d09eae136430

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 14 October 2021
                : 04 February 2022
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 58, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigo Original

                biografia de educadores,educação dos negros,história de vida.,historia de la educación,biografía de educadores,educación negra,historia de vida,history of education,biography of educators,black education,history of life,história da educação

                Comments

                Comment on this article