12
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estilos e dimensões da liderança: iniciativa e investigação no cotidiano do trabalho de enfermagem hospitalar Translated title: Styles and dimensions of leadership: initiative and investigation in hospital nursing daily work Translated title: Estilos y dimensiones del liderazgo: iniciativa e investigación en el cotidiano del trabajo de la enfermería hospitalaria

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Considerando que as dimensões de liderança dos enfermeiros condiciona seu estilo gerencial, delimitou-se como problema: quais são os estilos dominante e subdominante de liderança do enfermeiro no exercício de atividades gerenciais segundo sua autopercepção? Tem-se como objetivo identificar o estilo Grid adotado por enfermeiros, segundo as dimensões de liderança, iniciativa e investigação, no cotidiano do trabalho de enfermagem hospitalar. Trata-se de pesquisa descritiva-quantitativa, realizada em hospital do Rio de Janeiro. Foram entrevistados 66 enfermeiros de junho a julho de 2007. Constatou-se na dimensão iniciativa como estilos: 5.5 dominante e 9.9 subdominante. Na dimensão investigação, o estilo 9.9 é dominante e o 1.1, subdominante. Conclui-se que o estilo 1.1, como subdominante do enfermeiro, revela que os sujeitos tendem a se acomodar. Portanto, idealizam um estilo de liderança 5.5 (Homem Organizacional) compatível com às necessidades da equipe de enfermagem e com os objetivos da instituição hospitalar.

          Translated abstract

          Considering that leadership dimensions of nurses condition our management style, the following was delimited as a problem: which are the dominant and subdominant styles of nursing leadership in the exercise of management activities, according to his self-perception? The objective of this study was to identify the Grid style adopted by nurses, according to leadership, initiative, and research dimensions within the daily work of hospital nursing. This is a quantitative, descriptive study which was carried out in a hospital in Rio de Janeiro, Brazil. From June to July, 2007, 66 nurses were interviewed. In the initiative dimension style, 5.5 were noticed to be dominant and 9.9, subdominant. In the investigation dimension styles, 9.9 is dominant and 1.1, subdominant. We conclude that style 1.1, as the nurse's subdominant, reveals that the subjects tend not to care, thus idealizing leadership 5.5 (Organizational Man) compatible with nursing team's needs and institution aims.

          Translated abstract

          Considerando que las dimensiones de liderazgo de los enfermeros condicionan su estilo de gerencia, en el presente estudio se delimitó como problema: ¿cuáles son los estilos dominantes y subdominantes del liderazgo del enfermero en el ejercicio de actividades de gerencia según su propia percepción? El objetivo fue identificar el estilo Grid que los enfermeros adoptan, según las dimensiones de liderazgo, iniciativa e investigación, en el cotidiano del trabajo de enfermería hospitalaria. Se trata de una investigación descriptiva y cuantitativa, realizada en el hospital de Rio de Janeiro, Brasil, siendo entrevistados 66 enfermeros, en el período de junio a julio de 2007. En la dimensión iniciativa se pudo constatar como estilos: 5.5 dominante y 9.9 subdominante. En la dimensión investigación, el 9.9 es dominante y el 1.1 es subdominante. Se concluye que el estilo 1.1, como subdominante del enfermero, revela que los sujetos tienden a acomodarse, idealizando un estilo de liderazgo 5.5 (Hombre Organizacional) según las necesidades del equipo de enfermería y los objetivos de la institución.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Gerência do processo de trabalho em enfermagem: liderança da enfermeira em unidades hospitalares

          Ao gerenciar unidades hospitalares e o cuidado ao cliente são encontradas dificuldades na liderança desse trabalho. Para identificar formas de liderança analisou-se a dimensão imaginativa da equipe de enfermagem sobre o comportamento gerencial de enfermeiras no seu cotidiano de trabalho. Foi aplicado o método sociopoético com 15 técnicos e auxiliares de enfermagem de um hospital do Rio de Janeiro, em 2004. A Teoria GRID orientou a discussão dos resultados. Conhecimentos produzidos: o estilo de liderança de enfermeiras interfere na cultura organizacional e no atendimento ao cliente pela equipe disciplinar; conseqüentemente, mudam os hábitos e formas de interação e relacionamento social na equipe e o saber/poder da enfermeira é questionado. Concluiu-se que, para enfrentar problemas da gerência em enfermagem, as enfermeiras devem desenvolver uma liderança dialógica e libertadora, gerenciando o cuidar em enfermagem, mediante um processo educativo e contínuo visando o incentivo e a orientação dos liderados na execução de suas atividades.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Análise do Planejamento dos Horários de Administração de Medicamentos em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica

            Objetivou-se investigar a incidência de associações medicamentosas no planejamento do enfermeiro para os horários de administração ao paciente dos medicamentos prescritos pelo médico. Estudo transversal, com análise documental, realizado com 65 prontuários em uma unidade de terapia intensiva de Fortaleza, em 2003. Foram prescritos 550 medicamentos, com média de 12,9 por prontuário. A administração de medicamentos ocorreu preferencialmente às 22 horas (42,6%) e 6 horas da manhã (32%). A faixa etária de 60-80 anos (47,7%) foi a que recebeu mais medicamentos. A via oral foi a mais utilizada (62,1%); os anti-hipertensivos foram os mais prescritos (20,7%). A associação mais freqüente foi captopril e propranolol (6,8%); ocorreram 40 associações questionáveis por sua importância clínica. Foram identificados 272 horários de medicações não administradas. Conclui-se que é necessário ao enfermeiro o aprofundamento de seus conhecimentos em farmacologia para evitar associações medicamentosas indevidas e seus efeitos adversos no paciente.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Os estilos de liderança idealizados pelos enfermeiros

              Este estudo focalizou a liderança do enfermeiro, fundamentada nas Teorias Grid. Para as autoras, essas teorias constituem-se numa alternativa que possibilita o desenvolvimento da liderança na enfermagem. Compreendeu os seguintes objetivos: verificar e analisar o estilo de liderança idealizado para o enfermeiro, sob a sua própria óptica e comparar os estilos de liderança idealizados pelos enfermeiros entre duas instituições pesquisadas. Contamos com a participação de 13 enfermeiros. Os resultados demonstram que eles referem idealizar igualmente os estilos 9,9 seguidos do 5,5 e 1,9, com tendência a rejeição dos estilos 9,1 e 1,1.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                tce
                Texto & Contexto - Enfermagem
                Texto contexto - enferm.
                Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem (, SC, Brazil )
                0104-0707
                1980-265X
                December 2008
                : 17
                : 4
                : 734-742
                Affiliations
                [02] Rio de Janeiro orgnameHospital de Ipanema Brasil
                [01] orgnameUniversidade do Estado do Rio de Janeiro orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
                Article
                S0104-07072008000400015 S0104-0707(08)01700415
                10.1590/S0104-07072008000400015
                4298c66f-ae4d-4eb6-83b0-756994e67cba

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 15 April 2008
                : 10 October 2008
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 13, Pages: 9
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais - Pesquisa

                Enfermagem,Administração hospitalar,Liderança,Enfermería,Administración hospitalaria,Liderazgo,Nursing,Hospital management,Leadership

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content572

                Cited by19

                Most referenced authors83