9
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Experiências de adolescentes em uso de crack e seus familiares com a atenção psicossocial e institucionalização Translated title: Experiences of adolescent crack users and their relatives with psychosocial care and institucionalization

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo A Política de Atenção Integral ao Usuário de Drogas determina que as práticas de cuidado abranjam as dimensões biopsicossociais. Evidências, entretanto, revelam uma prática institucionalizante, na qual as famílias priorizam o afastamento do sujeito de seu contexto de uso. Este estudo objetivou compreender as implicações da atenção psicossocial e da institucionalização no atendimento às necessidades de adolescentes em situação de uso de crack e de seus familiares. Onze adolescentes e seis familiares narraram suas experiências, por meio de entrevistas em profundidade, as quais foram analisadas à luz da Hermenêutica Fenomenológica, de Paul Ricoeur. Observou-se um fluxo, no qual os adolescentes, na busca pelo cuidado, inicialmente, são institucionalizados para, em seguida, serem encaminhados aos serviços substitutivos. Urge, portanto, a necessidade do fortalecimento da rede de atenção psicossocial para que o cuidado ao adolescente usuário de crack seja ofertado de forma integral, garantindo o respeito aos direitos fundamentais dos adolescentes, como o direito à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

          Translated abstract

          Abstract The Drug User Comprehensive Care Policy establishes that care practices should cover biopsychosocial realms. However, evidence reveals an institutionalized practice, in which families prioritize the subject’s seclusion from its context of use. This study aimed to understand the implications of psychosocial care and institutionalization in meeting the needs of adolescent crack users and their families. Eleven teenagers and six relatives narrated their experiences through in-depth interviews, which were analyzed in the light of Paul Ricoeur’s Phenomenological Hermeneutics. A flow was observed in which teenagers seeking care are initially institutionalized and then referred to replacement services. Thus, there is an urgent need to strengthen the psychosocial care network so that adolescent crack users’ care is offered comprehensively, ensuring respect for their fundamental rights, such as the right to freedom and to experience family or community life.

          Related collections

          Most cited references39

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Promoção da Saúde Mental - Tecnologias do Cuidado: vínculo, acolhimento, co-responsabilização e autonomia

          As relações de cuidado funcionam como dispositivos eficazes para a promoção da saúde mental e para o desenvolvimento de práticas integrais. Objetiva-se analisar os dispositivos que possibilitam o cuidado em saúde mental no cotidiano do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem crítica e reflexiva realizada no CAPS do Município de Sobral-CE. O estudo foi submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa adequando-se às normas da pesquisa envolvendo seres humanos. Para a coleta de dados, realizada no período de maio a julho de 2008, foram utilizadas as técnicas da entrevista semi-estruturada e observação sistemática. Os sujeitos da pesquisa foram 20 pessoas, distribuídas em três grupos: grupo I (trabalhadores de saúde mental-8); grupo II (usuários-7) e grupo III (familiares dos usuários-5). Após coletado, o material foi organizado e analisado pelos pressupostos da hermenêutica crítica. Conforme os resultados evidenciam, no cotidiano do CAPS, as relações de cuidado e seus dispositivos (acolhimento, vínculo, co-responsabilização e autonomia) possibilitam a transversalização da prática psicossocial, (re) construindo espaços de diálogo no encontro dos trabalhadores de saúde mental, usuários e familiares na busca da resolubilidade da atenção à saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde

            A presente revisão bibliográfica realiza um percurso por várias correntes do pensamento que se ocuparam do estudo das narrativas. Foram analisados estudos clássicos de estrutura narrativa oriundos da literatura, da história, da teoria da comunicação e da psicanálise a fim de explorar se suas categorias e conceitos seriam metodologicamente aplicáveis na pesquisa qualitativa em saúde. Nas conclusões, destaca-se a potencialidade de se utilizar narrativas para o estudo de situações nas quais interessem as mediações entre experiência e linguagem, estrutura e eventos, sujeitos e coletivos, memória e ação política - questões que tradicionalmente interessam à área de "Políticas, Planejamento e Gestão" da saúde coletiva brasileira.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Rede de Atenção Psicossocial: qual o lugar da saúde mental?

              A Reforma Sanitária brasileira propiciou maior aplicabilidade das ações locais, favorecendo o surgimento de experiências exitosas nos diversos setores da saúde. Uma destas foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que subvertem a lógica da hierarquização do sistema de saúde e se organizam agregando os diferentes níveis de atenção à saúde. Objetivou-se discutir as interações estabelecidas entre os níveis de complexidade do sistema de saúde na atenção à saúde mental e compreender a conformação da rede de atenção à saúde mental no município de Sobral-CE. Trata-se de estudo do tipo qualitativo realizado na Rede de Atenção Integral à Saúde Mental desse município. Os resultados demonstraram que os serviços de saúde mental em Sobral convivem com diferentes arranjos em rede, operando por uma diversidade de dispositivos de cuidado o que possibilita a negociação de projetos terapêuticos menos medicalizantes, embora se observe que permanece atenção especial dos trabalhadores quanto à centralidade da administração da medicação. Há grande mobilidade dos trabalhadores na rede, circulando os diversos equipamentos de saúde, o que favorece as conecções e fluxos entre equipes na construção das linhas de cuidado. Os fluxos de conexão, considerados como modo de funcionamento das redes rizomáticas, operam na saúde mental por força da ação dos trabalhadores, que tem por base a ideia de que todos são protagonistas no processo de cuidado, e assim, os movimentos são partilhados e articulados entre si.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csc
                Ciência & Saúde Coletiva
                Ciênc. saúde coletiva
                ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1413-8123
                1678-4561
                August 2017
                : 22
                : 8
                : 2735-2744
                Affiliations
                [1] Fortaleza Ceará orgnameUniversidade Estadual do Ceará orgdiv1Centro de Ciências da Saúde Brazil psicoim@ 123456hotmail.com
                Article
                S1413-81232017000802735 S1413-8123(17)02200802735
                10.1590/1413-81232017228.22892015
                41cc24c5-23ea-4ed9-beee-c3c53e301f14

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 29 May 2015
                : 21 March 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 52, Pages: 10
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Self URI: Full text available only in PDF format (EN)
                Categories
                Temas Livres

                Cocaína crack,Adolescente,Família,Institucionalização,Vulnerabilidade social,Crack cocaine,Adolescent,Family,Institutionalization,Social Vulnerability

                Comments

                Comment on this article