12
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Burle Marx e o Parque Ibirapuera: quatro décadas de descompasso (1953 - 1993) Translated title: Burle Marx and Ibirapuera Park: Four Decades Out of Sync (1953-1993)

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Uma das grandes imprecisões que atravessam as seis décadas de história do Parque Ibirapuera é que seu projeto paisagístico teve a autoria de Roberto Burle Marx, o principal nome do paisagismo brasileiro. Este artigo busca reconstruir os processos de aproximação e desaproximação do paisagista com o parque e suas propostas de intervenção nos anos 1950, 1970 e 1990. Visa, ainda, retraçar as razões pelas quais tais projetos encontraram resistência à sua realização, pois apenas o último gerou resultados práticos e, ainda assim, parciais, o que torna o equívoco de atribuição, ainda corrente, um mito que neutraliza um processo histórico bastante tumultuado.

          Translated abstract

          ABSTRACT One of the great misperceptions that has persisted over the six decades of the history of São Paulo’s Ibirapuera Park is that it was designed by Roberto Burle Marx, the biggest name in Brazilian landscape design. This article seeks to recover the pattern of approach and distancing of the landscaper with the park and his proposed interventions in the 1950s, 1970s and 1990s. It also aims to show the reasons why these projects met resistance, with only the latter generating practical, if partial, results, making the misunderstanding a myth that obscures a tumultuous historical process.

          Related collections

          Most cited references45

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A oposição aos pavilhões do parque Ibirapuera (1950-1954)

          Ana Barone (2009)
          Este artigo trata das disputas em torno da realização do parque Ibirapuera, na primeira metade da década de 1950, quando a Prefeitura Municipal de São Paulo, com o apoio do Governo do Estado, decidiu implementá-lo, com o propósito de nele sediar as comemorações do seu 400º aniversário de fundação. O Ibirapuera é considerado o primeiro parque metropolitano de São Paulo. Foi construído em 1954, momento em que a cidade arvorava a condição de "metrópole moderna". Com 1.584.000 m² de área total, localizado junto a bairros nobres, o parque foi equipado com um conjunto de edifícios desenhados por Oscar Niemeyer, destinados a abrigar exposições comemorativas. Sua construção ensejou uma série de manifestações de oposição, consolidadas em torno de um grupo que teve franca representação em diversos meios institucionais e de comunicação. Posteriormente, no entanto, essa oposição foi totalmente silenciada tanto pelos agentes sociais envolvidos no processo quanto pela bibliografia sobre o assunto. Procura-se, aqui, levantar as questões em torno de tal oposição, com vistas a estabelecer um contraponto ao caráter comemorativo da própria fundação da cidade, permitindo a superação do olhar celebratório e de elogio do progresso paulistano. Essa investigação delineia um campo de conflitos e disputas, indicando que, naquele momento, não havia continuidade entre a celebração do aniversário da cidade e a modernidade dos pavilhões do Ibirapuera, mas sim uma série de embates políticos de relevância para o urbanismo em São Paulo, que merecem ser recuperados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            O Parque do Ibirapuera: 1890 a 1954

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              O paisagismo moderno brasileiro – além de Burle Marx

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                anaismp
                Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
                An. mus. paul.
                Museu Paulista, Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brazil )
                0101-4714
                1982-0267
                September 2017
                : 25
                : 3
                : 103-138
                Affiliations
                [1] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil
                Article
                S0101-47142017000300103
                10.1590/1982-02672017v25n0304
                3b98584a-bfd1-4433-ae14-4171032ce63e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 12 May 2017
                : 19 December 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 70, Pages: 36
                Product

                SciELO Brazil


                Parque Ibirapuera,Burle Marx,Oscar Niemeyer,Paisagismo brasileiro,São Paulo,brazilian landscaping,Ibirapuera Park

                Comments

                Comment on this article