28
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      "Vamos conversar sobre seu filho?": relato de experiência de intervenção em grupo na comunidade Translated title: "Let's talk about your child?": experience report on group intervention in the community

      case-report

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Ações de prevenção e promoção à saúde são realizadas com o intuito de ampliar o acesso integral de moradores de uma comunidade através de sua participação em diferentes atividades. Esse relato de experiência tem como objetivo apresentar um trabalho de intervenção psicossocial em grupo de pais, em uma comunidade na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram realizados 17 encontros, entre julho e dezembro de 2013, conduzidos por acadêmicas de Psicologia e supervisionadas por professora psicóloga. Participaram dos grupos 118 pais e familiares, com idades a partir de 25 anos. A duração dos encontros foi, em média, de 90 minutos, com frequência quinzenal. Temas ligados às conflitivas do desenvolvimento infantil e da adolescência e os desafios da criação dos filhos foram discutidos. Os resultados foram analisados à luz da literatura, a partir das repercussões da intervenção para os pais e cuidadores. Destacou-se o benefício da troca de experiências e informações entre os participantes. O trabalho em grupo ofereceu orientações de forma preventiva quanto às questões ligadas aos conflitos familiares inerentes ao desenvolvimento dos filhos, com destaque para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos participantes.

          Translated abstract

          Prevention and health promotion interventions are carried out in order to extend the full access of residents of a community through their participation in different activities. This experience report aims to present a psychosocial intervention group of parents in a community of Porto Alegre Metropolitan Region. Seventeen meetings were performed between July and December 2013, conducted by Psychology students and supervised by a professor psychologist. The participants totalized 118 parents and family members, aged from 25 years on. The meetings lasts on average 90 minutes, with fortnightly basis. Topics related to conflicts on child and adolescent development and the challenges of parenting were discussed. The results were analyzed according to the literature, considering the impact of the intervention for parents and caregivers. The author's emphasized the benefit of the exchange of experiences and information among participants. Group work preventively offered guidance on issues related to family conflicts inherent to human development, emphasising health promotion and the life quality of the participants.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Intervenções psicossociais na comunidade: desafios e práticas

            Neste artigo, apresentamos os desafios teórico-práticos que os profissionais de diferentes áreas sociais têm encontrado em suas práticas de intervenção psicossocial em comunidades de diversos municípios de São Paulo. Entre os grandes desafios estão os limites dos programas sociais propostos pelo poder público, as dificuldades dos agentes externos em desenvolver um trabalho que leve ao fortalecimento da comunidade e a ausência de referenciais teórico-metodológicos que fundamentem as práticas desses agentes. A fim de ilustrar tais desafios, relatamos a experiência de um curso de Psicologia Comunitária e da Libertação no qual discutimos propostas de intervenção comunitária a partir de conceitos desenvolvidos por Martín-Baró (1998) e da contribuição de Maritza Montero (2004) com o Paradigma da Construção e Transformação Crítica. Com base nesses referenciais teóricos, analisamos a relação entre Estado, Programas e Organizações, assim como as contradições existentes entre uma prática social comunitária e as exigências dos planos e programas governamentais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Bater não educa ninguém!práticas educativas parentais coercitivas e suas repercussões no contexto escolar

              O objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos das práticas educativas coercitivas para o desenvolvimento da criança e do adolescente, buscando compreender sua influência no comportamento e na aprendizagem em ambiente escolar. A partir da análise assistemática de estudos sobre o tema, foi possível compreender que as estratégias coercitivas que se utilizam da força física para educar estão associadas a resultados negativos no desenvolvimento humano da criança e do adolescente, como comportamentos agressivos e baixa autoestima, constituindo-se em risco ao desenvolvimento saudável. Contudo, tais práticas são compartilhadas socialmente e consideradas naturais pelas famílias, não havendo, muitas vezes, o conhecimento de outras formas de educar. Sendo a escola um importante ambiente de interação das crianças, ela tem sido chamada a engajar-se nessa temática. Assim, discutem-se formas de instrumentalizar os profissionais da educação para a identificação dos casos de uso de estratégias coercitivas e violência física na educação dos filhos, como também ações preventivas junto aos estudantes e à comunidade. Para que o propósito seja alcançado, órgãos responsáveis pela defesa dos direitos da criança e psicólogo escolar poderão atuar juntamente com a escola, auxiliando-a nesse processo. O psicólogo pode trabalhar com os pais no sentido de apresentar formas de educar que não passem pela perspectiva da violência, prevenindo, assim, danos ao desenvolvimento e comportamentos que dificultam a aprendizagem. Fomentar reflexões sobre essa problemática fará com que os valores da educação sem violência tomem espaço nas famílias, contribuindo para que as crianças tornem-se adultos saudáveis no futuro.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                aletheia
                Aletheia
                Aletheia
                Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS, Brazil )
                1413-0394
                August 2013
                : 41
                : 185-192
                Affiliations
                [01] Canoas orgnameUniversidade Luterana do Brasil
                Article
                S1413-03942013000200015 S1413-0394(13)00004100015
                2e3c819d-fc9c-4b6b-a04f-c9d71bc7b15d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : December 2013
                : May 2014
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 8
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Relato de experiência

                Promoção e prevenção da saúde,Intervenção psicossocial,Grupo de pais,Health promotion and prevention,Psychosocial intervention,Group of parents

                Comments

                Comment on this article