2
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Educação em saúde mental no trabalho: protagonismo dos trabalhadores no contexto sindical Translated title: Mental health education at work: worker’s protagonism within unions

      case-report

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Objetivo: relatar a experiência de uma atividade de extensão sobre saúde mental no trabalho, utilizando a estratégia de Educação em Saúde, desenvolvida por docentes de uma universidade pública federal, por demanda do Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores de uma empresa do interior do Estado de São Paulo. Métodos: a atividade foi planejada conjuntamente por docentes e trabalhadores. Foram desenvolvidos cinco encontros com base em estratégias participativas de Educação em Saúde de forma a provocar a reflexão dos participantes a partir das experiências vivenciadas. Foram feitos ajustes ao longo do processo direcionados às demandas que surgiam nos encontros. Resultados: as discussões versaram sobre os tópicos: (a) temas emergentes em saúde mental; (b) depressão, ansiedade e uso de álcool/drogas; (c) Rede de Atenção Psicossocial municipal; (d) saúde mental no trabalho. Além disso, partindo das experiências prévias vivenciadas no cotidiano do trabalho, foram feitas reflexões sobre a importância da identificação precoce das situações de sofrimento, da rede de suporte entre trabalhadores e da organização do fluxo de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial municipal. Conclusão: a parceria entre trabalhadores, sindicato e universidade se mostrou potente para ações de Educação em Saúde e fortalecimento do protagonismo do trabalhador no contexto do trabalho.

          Translated abstract

          Abstract Objective: to report an extension activity on mental health at work, based on Health Education strategies, conducted by university professors-upon request by the Steelworkers Union-with participation of industrial workers, in São Paulo, Brazil. Methods: carried out by professors and workers, the planning resulted in five meetings based on Health Education participative strategies. Throughout the process, adjustments were made aimed at the demands that arose in the meetings. Results: the discussions included (a) emerging issues in mental health, (b) depression, anxiety and alcohol/drug use, (c) municipal Psychosocial Care Network, (d) mental health at work. Moreover, based on previous experiences in the daily work routine, the participant reflected on the importance of early identification of mental suffering, the need for a support network among workers, and the organization of the care flow within the municipal Psychosocial Care Network. Conclusion: the partnership between workers, the Union and university proved to be an important tool to develop Health Education actions and strengthen worker’s protagonism.

          Related collections

          Most cited references29

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença

          Este artigo discute a teoria e prática da educação e saúde. Parte da idéia da hegemonia, na prática pedagógica em saúde, de estratégias ligadas à noção de que a apreensão de saber instituído sempre leva à aquisição de novos comportamentos e práticas. Diferentes axiomas têm norteado as práticas de educação e saúde em momentos distintos e/ou justapostos. O primeiro axioma volta-se para a idéia da superação da relação de determinação dos conhecimentos sobre as práticas; o segundo refere-se à relação de determinação das representações sobre as práticas; o terceiro vincula-se à análise das representações dentro do tradicional quadro de erros e acertos; o quarto trata da relação de reciprocidade entre as representações e as práticas; e o quinto se traduz na importância de se considerarem as práticas como passíveis de reelaboração pelas representações, apontando assim o lugar da experiência no entendimento dos processos de adoecimento dos sujeitos, bem como a forma como culturalmente constroem a doença. O artigo destaca a necessidade de se buscar uma articulação entre as representações sociais e a experiência da doença nas práticas educativas em saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Prevalência de transtornos mentais comuns em populações atendidas pelo Programa Saúde da Família (QUALIS) no Município de São Paulo, Brasil

            Vários países apresentam crescimento da prevalência dos transtornos mentais comuns (TMC). Poucos casos são diagnosticados e tratados adequadamente porque os serviços tradicionais de saúde raramente estão preparados para lidar com esse problema. O Programa Saúde da Família (PSF), implementado no Brasil desde 1995/1996, representa um novo modelo de atenção com potencial para melhor atuação nesses casos. Este estudo objetiva investigar a prevalência de TMC segundo a cobertura PSF e certos fatores de risco sóciodemográficos. Um inquérito de saúde e acesso a serviços foi realizado de janeiro a março de 2001 em áreas periféricas do Município de São Paulo, parcialmente cobertas pelo PSF, e incluiu o rastreamento de TMC em 2.337 indivíduos maiores de 15 anos de idade. Não se observou diferença significante na prevalência de TMC segundo a cobertura PSF. A prevalência foi significantemente maior nas mulheres (RP = 1,34), idosos (RP = 1,56) e nas categorias de menor renda (RP = 2,64) ou de menor escolaridade (RP = 2,83). Os TMC se mostraram associados a indicadores de desvantagem social, implicando a necessidade de focalização do problema e dos grupos de risco específicos para maior impacto da atenção.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva

              O presente artigo tem como objetivo analisar os conceitos-chave relativos à Educação em Saúde e Educação na Saúde e suas interfaces no campo da Saúde Coletiva. Embora apresentem diferenças, é frequente na prática dos serviços, a utilização das diversas variantes a elas relacionadas de forma indistinta. Dessa forma busca-se, também, distinguir dentro desses conceitos-chave as variantes da primeira, tais como, educação sanitária, educação e saúde, educação para a saúde e educação popular em saúde que significa um conjunto de práticas de educação para indivíduos e comunidade a fim de aumentar a autonomia das pessoas e da comunidade para que possam fazer escolhas e adotar hábitos saudáveis de vida e as variantes da segunda, tais como educação permanente em saúde e educação continuada ministrada para profissionais de saúde a fim de aprimorar o conhecimento destes e a atenção dispensada à população.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbso
                Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
                Rev. bras. saúde ocup.
                Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO (São Paulo, SP, Brazil )
                0303-7657
                2317-6369
                2022
                : 47
                : e17
                Affiliations
                [1] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos orgdiv1Departamento de Medicina Brazil
                [2] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos orgdiv1Departamento de Terapia Ocupacional Brazil
                [4] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil
                [3] São Carlos orgnameUniversidade Federal de São Carlos orgdiv1Departamento de Engenharia de Produção Brazil
                Article
                S0303-76572022000100500 S0303-7657(22)04700000500
                10.1590/2317-6369/32020pt2022v47e17
                2beb8bd2-038d-4058-8382-b55bb9570d8d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 02 July 2021
                : 16 September 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Relato de Experiência

                saúde mental,trabalho,occupational health,unions,health education,mental health,work,saúde do trabalhador,sindicatos,educação em saúde

                Comments

                Comment on this article