3
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Análise de agrupamento na seleção de modelos de regressão não-lineares para curvas de crescimento de ovinos cruzados Translated title: Cluster analysis applied to nonlinear regression models selection to growth curves of crossed lambs

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo teve como objetivo utilizar a análise de agrupamento para classificar modelos de regressão não-lineares usados para descrever a curva de crescimento de ovinos cruzados, tendo em vista os resultados de diferentes avaliadores de qualidade de ajuste. Para tanto, utilizaram-se dados de peso-idade dos seguintes cruzamentos entre raças de ovinos de corte: Dorper x Morada Nova, Dorper x Rabo Largo e Dorper x Santa Inês. Após a indicação do melhor modelo, objetivou-se ainda aplicar a técnica de identidade de modelos a fim de identificar o cruzamento mais produtivo. Foram ajustados doze modelos não-lineares, cuja qualidade de ajuste foi medida pelo coeficiente de determinação ajustado, critérios de informação de Akaike e Bayesiano, erro quadrático médio de predição e coeficiente de determinação de predição. A análise de agrupamento indicou o modelo Richards como o mais adequado para descrever as curvas de crescimento dos três grupos genéticos considerados, e os testes de identidade de modelos indicaram o cruzamento Dorper x Santa Inês como sendo o mais indicado para a pecuária local.

          Translated abstract

          This study had the objectives to use the cluster analysis in order to classify nonlinear regression models used to describe the growth curve in relation to different quality fit evaluators. Were utilized weight-age data from the following crossbred beef lambs Dorper x Morada Nova, Dorper x Rabo Largo e Dorper x Santa Inês. After the choice of the best model, we aimed also to apply the model identity in order to identify the most efficient crossbred group. Eleven nonlinear models were used, whose fit quality was measured by determination coefficient, Akaike information criterion, Bayesian information criterion, mean quadratic error of prediction and predicted determination coefficient. The cluster analysis indicated the Richards as the best model for the three data sets, and the model identity tests revealed that the Dorper x Santa Inês crossbred group was recommend for meat production.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Growth curves in Dorper sheep crossed with the local Brazilian breeds, Morada Nova, Rabo Largo, and Santa Inês

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Comparação de modelos não-lineares para descrever o crescimento de fêmeas da raça Guzerá

            Dados de crescimento e reprodução de 573 vacas da raça Guzerá, nascidas entre 1961 e 1985, na Fazenda Canoas, em Curvelo, MG, foram analisados com o objetivo de estabelecer um padrão médio de crescimento, mediante o uso de um modelo matemático que se ajuste adequadamente aos dados. Os modelos Brody, Bertalanffy, Logístico, Gompertz e Richards foram ajustados aos dados de peso/idade, coletados até 1992, e comparados quanto à qualidade de ajustamento. Os pesos assintóticos e as taxas de maturidade estimadas foram, respectivamente: para o modelo Brody, 464,49 e 0,046; para o Bertalanffy, 453,18 e 0,065; para o Logístico, 447,05 e 0,085; para o Gompertz, 449,89 e 0,075, e para o Richards, 458,26 e 0,055. O modelo Richards apresentou dificuldades computacionais para ajustamento aos dados. Os outros modelos se revelaram adequados para descrever o crescimento nesses animais, apresentando pequenas variações na qualidade de ajustamento, de acordo com os critérios utilizados. O modelo Bertalanffy foi escolhido para representar a curva média de crescimento dos animais, por apresentar um ajustamento superior no conjunto dos critérios.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Curva de crescimento de novilhos Hereford: heterocedasticidade e resíduos autorregressivos

              O objetivo do presente trabalho foi ajustar os modelos de crescimento Brody, Gompertz, Logístico e Von Bertalanffy a dados de peso e idade de 152 novilhos Hereford através dos métodos dos quadrados mínimos ordinários (QMO), quadrados mínimos ponderados (QMP), quadrados mínimos ponderados generalizados com erros autorregressivos de primeira (QMPG-AR1) e segunda (QMPG-AR2) ordens. Utilizou-se o procedimento MODEL do software Statistical Analysis System (SAS) através das opções WEIGTH e %AR. Os modelos foram comparados pelos seguintes avaliadores de qualidade do ajuste: percentual de convergência, quadrado médio do resíduo, coeficiente de determinação ajustado e erro de predição médio. Os modelos Gompertz e von Bertalanffy ajustados pelos métodos QMP, QMP-AR(1) e QMP-AR(2) foram os indicados para descrever o crescimento de novilhos Hereford até os dois anos de idade.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cr
                Ciência Rural
                Cienc. Rural
                Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS, Brazil )
                0103-8478
                1678-4596
                April 2011
                : 41
                : 4
                : 692-698
                Affiliations
                [01] Viçosa MG orgnameUniversidade Federal de Viçosa orgdiv1Departamento de Estatística Brasil
                [02] Jequié BA orgnameUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia orgdiv1Departamento de Ciências Biológicas Brasil
                [03] Lavras MG orgnameUniversidade Federal de Lavras orgdiv1Departamento de Ciências Exatas Brasil
                Article
                S0103-84782011000400024 S0103-8478(11)04100424
                29e95cde-4b38-4e4b-a06a-ff8c41af24c0

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 10 August 2010
                : 10 February 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 11, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Produção Animal

                model identity,multivariate classification,Ovis aries,identidade de modelos,classificação multivariada

                Comments

                Comment on this article