7
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Avaliação dos cursos de graduação em Psicologia na percepção de egressos Translated title: Evaluación de la formación en Psicología a partir de la percepción de los egresados Translated title: Evaluation of Academic Training in Psychology from graduates' perception

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo objetivou avaliar a formação em Psicologia a partir da percepção de egressos em diferentes momentos de carreira. Foram realizadas 22 entrevistas individuais com três grupos de participantes: psicólogos em início de carreira; os de meio ou final de carreira; e aqueles que concluíram a graduação em Psicologia, mas não atuam na área. Adotou-se um roteiro semiestruturado para as entrevistas, que foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo categorial. Destacam-se nos resultados críticas à formação em função de uma perspectiva tradicional. Os egressos queixam-se do não desenvolvimento de competências em áreas como saúde pública, psicologia escolar e educacional, psicopatologia e psicologia organizacional.

          Translated abstract

          Este estudio tiene el objetivo de evaluar la formación en Psicología a partir de la percepción de los egresados en diferentes momentos de la carrera. Se realizaron 22 entrevistas individuales a tres grupos de participantes: psicólogos recién graduados, psicólogos en mitad o final de la actuación profesional; y aquellos que se graduaron pero no ejercen en el área de Psicología. Se adoptó una guía semiestructurada para realizar las entrevistas, que fueron grabadas, transcritas y sometidas al análisis de contenido categorial. En los resultados se destacaron las críticas a la formación tradicional. Los egresados se quejan del no desarrollo de competencias en áreas como salud pública, psicología escolar y educacional, psicopatología y psicología organizacional.

          Translated abstract

          This study aimed to evaluate undergraduate courses in Psychology from the graduates' perception in different career stages. Twenty-two individual interviews were conducted with three groups of participants: early-stage psychologists, mid- or late-stage psychologists, and those who hold a degree in Psychology, but do not work in this area. A semi-structured script was adopted for the interviews, which were recorded, transcribed and submitted to categorical content analysis. Notable among the results are criticisms of the training in terms of a traditional perspective, oriented toward the clinical practice with focus on individual processes. The graduates complain about the lack of development of competencies in areas such as public health, school and educational psychology, psychopathology and organizational psychology.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos

          O objetivo do presente trabalho é, partindo da análise da evolução das políticas sociais no Brasil pós-1985, tratar do processo de inserção profissional dos psicólogos no campo do bem-estar social. São examinados, especialmente, a saúde pública e a assistência social, setores nos quais a inserção dos psicólogos se deu de maneira mais expressiva e sistemática nestes 25 anos. A adequação dos modelos consagrados de atuação profissional nesses novos campos, questões relativas à formação acadêmica para a atuação nesses novos setores e os limites impostos pelas próprias políticas sociais para a prática profissional são discutidos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            50 anos de profissão: responsabilidade social ou projeto ético-político?

            O presente texto aborda uma das questões mais polêmicas que acompanham estes primeiros 50 anos de profissão regulamentada: o alcance social da profissão de psicólogo e sua possibilidade de contribuir para o processo de mudança social. A partir de dados sobre a evolução da profissão no Brasil, discutimos a questão confrontando as teses do alcance social, da responsabilidade social e do compromisso social, concluindo por indagar sobre a viabilidade da proposição de um projeto ético-político para a Psicologia.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Formação em Psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduação

              Para caracterizar os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, efetuou-se um estudo documental utilizando informações de domínio público contidas no Cadastro das Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação. Dos 396 cursos identificados, em sua totalidade presenciais, grande parte se encontra em instituições universitárias privadas com fins lucrativos localizadas predominantemente em cidades no interior do País e na Região Sudeste. Majoritariamente, funcionam em turnos parciais, têm duração de 10 semestres e carga horária de cerca de 4.000 horas, adotam o regime letivo semestral e, nas avaliações nacionais, obtiveram o conceito médio. Evidencia-se uma enorme, rápida e desordenada expansão dos cursos de graduação, especialmente a partir da década de 1990. Alerta-se, dessa forma, para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de aliar quantidade e qualidade no ensino da Psicologia no Brasil.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbop
                Revista Brasileira de Orientação Profissional
                Rev. bras. orientac. prof
                Associação Brasileira de Orientação Profissional; Editoria da Revista Brasileira de Orientação Profissional (Florianópolis, SC, Brazil )
                1984-7270
                December 2019
                : 20
                : 2
                : 43-55
                Affiliations
                [02] São Luís MA orgnameUniversidade Estadual do Maranhão
                [01] Niterói RJ orgnameUniversidade Salgado de Oliveira
                [03] Brasília DF orgnameUniversidade de Brasília
                [04] Niterói RJ orgnameUniversidade Salgado de Oliveira
                Article
                S1679-33902019000200005 S1679-3390(19)02000200005
                28b0b8d8-6d43-464f-94a9-01d2ed3b6c79

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 20 January 2020
                : 20 June 2018
                : 31 January 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 13
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                ensino superior,competência profissional,higher education,educación superior,graduação em Psicologia,professional competence,undergraduate courses in Psychology,competencia profesional,formación del psicólogo

                Comments

                Comment on this article