9
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      População em situação de rua e Rede de Atenção Psicossocial: na corda bamba do cuidado Translated title: The homeless population and a psychosocial care network: walking on the tightrope of care

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo A interface rua e saúde mental adensa vulnerabilidades, o que dificulta a garantia do direito à saúde. Obetivou-se analisar como se dá a atenção à saúde da População em Situação de Rua no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial em Natal-RN. Pesquisa de campo, qualitativa descritivo-exploratória. Realizou-se grupo focal com 10 profissionais dessa rede e entrevista semiestruturada com 13 pessoas em situação de rua. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática, sistematizados em duas categorias: 1) A vida nua da População em Situação de Rua; 2) Os nós da rede e os fluxos de vida da População em Situação de Rua. Tem-se uma invisibilização da população em situação de rua ou uma associação a estigmas e rótulos. Delineia-se o espaço da rua de exceção, vida nua. Nessa condição, essas pessoas enfrentam inúmeras barreiras no acesso à rede no cenário estudado. Destacam-se inúmeros desafios da rede frente às dissonâncias de uma política que ao mesmo tempo que cuida, segrega, isola, tutela, cerca. Identificaram-se entraves que caminham na contramão da Reforma Psiquiátrica brasileira e potencialidades que favorecem sua efetivação resistindo na “corda bamba”.

          Translated abstract

          Abstract The interface connecting street and mental health increases vulnerabilities, hardening the guarantee of the right to health. The objective was to analyze how the health care of the Homeless Population is provided within the scope of the Psychosocial Care Network in Natal/RN. It is qualitative descriptive-exploratory field research. A focus group with 10 professionals from this network was created, and a semi-structured interview with 13 homeless people. The results were submitted to thematic content analysis, systematized into two categories: 1) The bare life of the Homeless Population; 2) The hindrances of the care network and the life flows of the Homeless Population. There is an invisibility of this population or an association with stigmas and labels. A street that segregates and a bare life are outlined. In this condition, these people face numerous impediments in accessing the health network in this scenario. There are numerous challenges faced by this network against the dissonances of a policy that, at the same time, cares for, segregates, isolates, protects, and surrounds. Obstacles going against the Brazilian Psychiatric Reform and potentialities that favor its realization were identified, while it finds a way “on the tightrope”.

          Related collections

          Most cited references44

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica

          A transparência metodológica na pesquisa qualitativa é fator que contribui para sua confiabilidade, devendo ser garantida pelos pesquisadores. A utilização do critério de fechamento amostral por saturação é freqüente, entretanto a maneira como este processo ocorreu é raramente explicitado nos relatórios de pesquisa. Dificuldades técnicas para uma constatação objetiva da saturação também são comuns entre os pesquisadores qualitativos. Neste texto, propõe-se um modo prático de organizar o trabalho de fechamento amostral por saturação, expondo uma seqüência de oito passos procedimentais de tratamento e análise de dados coletados em entrevistas não-dirigidas com questões abertas ou em grupos focais. Almeja-se contribuir para que os pesquisadores explicitem objetivamente o modo como a saturação ocorreu e, aos seus leitores, conhecer como se deu este processo.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade

              O artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                physis
                Physis: Revista de Saúde Coletiva
                Physis
                PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0103-7331
                1809-4481
                2022
                : 32
                : 4
                : e320408
                Affiliations
                [1] Natal Rio Grande do Norte orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte Brazil
                Article
                S0103-73312022000400605 S0103-7331(22)03200400605
                10.1590/s0103-73312022320408
                22ddfb00-58eb-4ccb-87d7-4cd246d6f3c3

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 17 October 2021
                : 05 January 2022
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 46, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil


                Homeless Population,Acesso aos serviços de saúde.,Saúde mental,População de rua,Access to Health Services.,Mental health

                Comments

                Comment on this article