34
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Abortamento induzido: vivência de mulheres baianas Translated title: Induced abortion: the experience of women from the Brazilian state of Bahia

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O abortamento representa grave problema de saúde pública, que envolve questões legais, econômicas, sociais e psicológicas. Estudo qualitativo que teve como objetivo identificar situações que interferem na decisão pelo aborto e os sentimentos diante do processo de abortar. O estudo foi realizado em uma Maternidade Pública, no Município de Salvador-BA, e os sujeitos foram constituídos por nove mulheres hospitalizadas por aborto provocado. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista acompanhada por um formulário semiestruturado. Foram considerados os aspectos éticos baseados na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Para a análise das falas, usamos como referencial a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A amostra caracterizou-se por mulheres adultas eminentemente negras; casadas/união estável; dependentes financeiramente do companheiro. Na análise dos discursos, surgiram dois temas: Motivação e Sentimentos. Dentre os motivos que levam ao aborto, encontram-se a dificuldade financeira, o número de filhos, a vivência de violência conjugal e a perda de sua autonomia. O processo de abortamento gera medo de morrer, tristeza e alívio. As mulheres vivenciam o aborto induzido, revelando um processo muito doloroso, desde o momento em que descobrem a gravidez, passando pela difícil decisão de interrompê-la. Quando não são ajudadas, essas mulheres perpetuam essa dor, vivendo dias de angústia e culpa. O exercício da escuta e do acolhimento devem estar presentes na vida dos profissionais de saúde, independentemente de suas opiniões com relação ao aborto, a fim de que a mulher possa expressar seus sentimentos, e então obter ajuda e encaminhamento adequados.

          Translated abstract

          Abortion is a serious public health problem that involves legal, economic, social and psychological issues. This qualitative study aimed to identify situations that interfere in the abortion decision and the feelings about the process of aborting. The study was conducted in a public maternity hospital in the city of Salvador (Northeastern Brazil), and the subjects were nine women hospitalized due to induced abortion. To collect data, we used the interview accompanied by a semi-structured form. Ethical aspects were considered based on Resolution 196/96 of the National Health Council. For the analysis of the discourses, we used Bardin's content analysis technique. The sample was characterized by predominantly black adult women, married or in a stable union, financially dependent on the partner. In the analysis, two themes emerged: motivation and feelings. Among the reasons leading to abortion, there are financial difficulties, the number of children, the experience of domestic violence and the loss of their autonomy. The process of aborting generates fear of death, sadness and relief. Women experiencing induced abortion revealed a very painful process from the moment they discover the pregnancy until the difficult decision to interrupt it. When they are not helped, these women perpetuate the pain, living days of anguish and guilt. The exercise of listening and welcoming these women must be present in the lives of health professionals, regardless of their views on abortion, so that the women can express their feelings, and then get appropriate help and referral.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Análise de conteúdo

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Uso de contracepção por adolescentes de escolas públicas na Bahia

            OBJETIVO: O interesse sobre o comportamento contraceptivo de adolescentes vem crescendo, especialmente pela relevância social conferida à gravidez nessa faixa etária. Assim, realizou-se estudo para investigar fatores associados ao uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes escolares. MÉTODOS: Estudo transversal que utilizou um questionário auto-aplicado em 4.774 alunos de ambos os sexos, entre 11 e 19 anos. Calcularam-se as prevalências de uso de contraceptivos na primeira e na última relação sexual e em ambas as situações (uso consistente). A regressão logística foi utilizada para a análise simultânea dos fatores e cálculo de medidas ajustadas. RESULTADOS: Entre 1.664 estudantes com iniciação sexual, os fatores associados positivamente ao uso consistente de contraceptivos pelos rapazes incluíram a iniciação sexual mais tardia, com parceria estável, contar com a família como fonte potencial de contraceptivos e acesso a serviços de saúde; entre as moças, ter iniciado a vida sexual há pouco tempo e ter o pai como fonte de informação sobre sexualidade, contracepção e prevenção DST/Aids. A gravidez foi relatada por 6,4% dos rapazes e 18,1% das moças, sendo sua ausência associada ao uso consistente de contraceptivos por elas (OR=3,83; 2,06-7,15). CONCLUSÕES: Os resultados confirmam a complexidade da determinação do comportamento contraceptivo entre adolescentes e a necessidade de que os programas educativos incorporem as múltiplas dimensões da questão para que tenham efetividade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Aborto no Brasil: um enfoque demográfico

              OBJETIVO: avaliar a prevalência referida de abortamento espontâneo e induzido, em uma amostra de mulheres brasileiras entrevistadas na Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS), de 1996. MÉTODOS: análise secundária do banco de dados da PNDS de 1996 no Brasil, com informações de entrevistas com uma amostra representativa de 12.612 mulheres sobre sua vida reprodutiva, abordando a prevalência do abortamento espontâneo e induzido nos últimos cinco anos e os fatores associados para as diversas regiões e o total do país. O plano de amostragem foi implementado com uma estratégia de seleção em dois estágios, um para domicílios e outro para as mulheres. Estimou-se a prevalência de abortamento espontâneo e induzido no Brasil e regiões, e as características sociodemográficas das mulheres foram analisadas em função da experiência de aborto. Um modelo de análise de regressão multinomial foi utilizado para identificar os fatores independentemente associados com os dois tipos de aborto, relatando-se seu OR e respectivo IC95%. RESULTADOS: a prevalência do relato de aborto espontâneo foi de 14% e de induzido, 2,4% para todo o Brasil. O estado com maior prevalência de aborto induzido foi o Rio de Janeiro com 6,5%, seguido pela região Nordeste, com 3,1%. Os locais com menor prevalência foram o estado de São Paulo e a região Sul. Tanto para o aborto espontâneo como para o induzido, a prevalência aumenta com a idade da mulher. Ser da região urbana (OR=1,5; IC95%=1,0-2,3), ter tido mais de um filho vivo (OR=2,2; IC95%=1,5-3,2), e não ser de cor/raça branca (OR=1,4; IC95%=1,0-1,8) foram os principais fatores de risco para o aborto induzido. CONCLUSÕES: os fatores de risco não-modificáveis para abortamento induzido identificados neste estudo apontam para a necessidade de ações educativas e anticonceptivas priorizadas para esses grupos demográficos específicos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                sausoc
                Saúde e Sociedade
                Saude soc.
                Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. (, SP, Brazil )
                0104-1290
                1984-0470
                December 2012
                : 21
                : 4
                : 1056-1062
                Affiliations
                [03] Salvador Bahia orgnameUniversidade Federal da Bahia Brasil flaviaaelo@ 123456hotmail.com
                [05] Salvador Bahia orgnameUniversidade Federal da Bahia Brasil telmaracouto@ 123456gmail.com
                [01] orgnameHospital Regional de Santo Antônio
                [02] Salvador Bahia orgnameConjunto Penal de Valença Brasil nessinha_fj@ 123456hotmail.com
                [06] orgnameUniversidade Federal da Bahia
                [07] Salvador Bahia orgnameUniversidade do Estado da Bahia Brasil gilvania.paixao@ 123456gmail.com
                [04] Salvador Bahia orgnameUniversidade Federal da Bahia orgdiv1Escola de Enfermagem Brasil nadirlenegomes@ 123456hotmail.com
                Article
                S0104-12902012000400022 S0104-1290(12)02100400022
                10.1590/S0104-12902012000400022
                1786ac96-1ed4-420e-b6a2-cee66ee6c97f

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 03 February 2012
                : 10 September 2012
                : 29 April 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 22, Pages: 7
                Product

                SciELO Public Health

                Categories
                Parte I - Artigos

                Saúde da mulher,Public Policy,Aborto induzido,Políticas Públicas,Women's Health,Induced Abortion

                Comments

                Comment on this article