10
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Chiseling and gypsum application affecting soil physical attributes, root growth and soybean yield Translated title: Escarificação e gessagem influenciando atributos físicos do solo, crescimento de raízes e produtividade da soja

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT This study aimed to evaluate the effect of chiseling and gypsum application on soil physical properties, soybean root growth and grain yield. An experiment was carried out in Londrina, Paraná state, Brazil, under a randomized complete block design, with six replications. The soil in the experimental area is classified as a dystroferric Red Latosol (Oxisol), containing 720 g kg-1 of clay. The experiment comprised four treatments: (1) continuous no-tillage (CNT) system without gypsum application, (2) CNT with gypsum application at 3.5 Mg ha-1, (3) chiseled soil without gypsum, and (4) chiseled soil with gypsum application. Regardless of gypsum application, chiseling increased water infiltration rate in soil and reduced penetration resistance. Gypsum application affected neither water infiltration nor soil penetration resistance in both no-tillage (NT) and chiseled soil systems. Moreover, gypsum application improved soybean root development at a depth range of 0.20-0.40 m in NT system. Chiseling increased root growth in the surface layer (0-0.20 m depth). Either isolated or combined, chiseling and gypsum application had no impact on soybean grain yield throughout one cropping season.

          Translated abstract

          RESUMO O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da escarificação e da gessagem em atributos físicos do solo, crescimento de raízes e produtividade de grãos de soja. O experimento foi conduzido em Londrina, PR, em delineamento de blocos completos casualizados, com seis repetições. O solo da área experimental foi classificado como Latossolo Vermelho Distroférrico, o qual apresenta 720 g kg-1 de argila. Foram avaliados quatro tratamentos: Sistema Plantio Direto (SPD) contínuo, sem gesso (1) e com gesso, 3,5 Mg ha-1 (2), solo escarificado sem gesso (3) e com gesso (4). A escarificação, independentemente da aplicação de gesso agrícola, aumentou a taxa de infiltração de água no solo e reduziu o escoamento superficial e a resistência à penetração. O gesso agrícola, tanto no SPD quanto no solo escarificado, não alterou a taxa de infiltração de água no solo, o escoamento superficial e a resistência à penetração. O gesso promoveu aumento do crescimento de raízes da soja na camada de 0,20-0,40 m no SPD. A escarificação promoveu aumento do crescimento de raízes de soja na camada superficial (0-0,20 m). A escarificação e a gessagem, de forma isolada ou combinadas, não influenciaram a produtividade de grãos da soja em uma safra.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Grau de compactação, propriedades físicas e rendimento de culturas em Latossolo e Argissolo

          O objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros físicos do solo e o rendimento das culturas da soja (Glycine max) e feijoeiro (Phaseolus vulgaris) em resposta ao grau de compactação de um Latossolo e um Argissolo. Nos dois solos, foram determinados a macroporosidade, a resistência à penetração (RP), o grau de compactação (GC), a altura e o rendimento de culturas. Quanto ao Argissolo, avaliou-se também a condutividade hidráulica de solo saturado (Ktetas). O aumento do GC provoca redução linear da macroporosidade e da Ktetas e aumento da RP. Valores de GC correspondentes aos valores críticos de macroporosidade e RP dependem do tipo de solo. Em Latossolo os limites críticos de aeração e de resistência à penetração são alcançados com menor grau de compactação do que em Argissolo. A cultura da soja é favorecida por um grau de compactação intermediário em Latossolo, e o grau de compactação ótimo para a cultura da soja é de 86%. No Argissolo não é possível determinar um GC ótimo para as culturas da soja e do feijoeiro devido à elevada compactação nesse solo.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Rendimento da soja e intervalo hídrico ótimo em latossolo vermelho sob plantio direto escarificado

            O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um método que integra vários fatores que afetam o desenvolvimento das plantas, e corresponde ao intervalo de umidade do solo no qual não ocorre restrição de aeração (porosidade de aeração mínima de 0,10 m³ m-3) nem de resistência mecânica à penetração das raízes (RP) dentro da faixa de água disponível às plantas, isto é, entre a capacidade de campo (CC) e o ponto de murcha permanente (PMP). O objetivo deste trabalho foi determinar o IHO em um Latossolo Vermelho sob plantio direto (PD) e plantio direto escarificado (PDE), bem como o rendimento de grãos de soja. Avaliou-se a densidade do solo, o IHO, a variação da umidade do solo durante o ciclo da soja e o rendimento de grãos. Os resultados indicaram que a densidade do solo foi menor no PDE, o que acarretou maior amplitude do IHO. A densidade crítica, na qual IHO = 0, foi semelhante entre o PD e o PDE. Durante o ciclo da cultura da soja, em vários momentos, a sua umidade ficou fora do IHO, quando assumida RP limitante de 2 MPa. Como o rendimento de grãos da soja não apresentou diferença significativa, deduz-se que a RP de 2 MPa não é limitante para a soja.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Efeito da compactação na produtividade de cultivares de soja em latossolo vermelho

              Na agricultura moderna, o tráfego de máquinas sobre o solo é a principal causa da compactação, que, muitas vezes, causa decréscimos da produtividade de soja. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento de cultivares de soja, considerando os níveis de compactação do solo. Para tal, foi realizado um experimento em Jaboticabal, SP, em Latossolo Vermelho textura média. Os tratamentos de compactação foram: T0 = 0; T1* = 1; T1 = 1; T2 = 2; T4 = 4 e T6 = seis passadas, no mesmo local, de um trator de 11 t, uma ao lado da outra, perfazendo toda a superfície do solo. No tratamento T1*, a compactação ocorreu quando o solo estava mais seco para obter um menor nível de compactação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em parcelas subdivididas (seis níveis de compactação e quatro cultivares), com quatro repetições. Foram coletadas amostras indeformadas de solo nas camadas de 0,03-0,06; 0,08-0,11; 0,15-0,18 e 0,22-0,25 m, para determinação dos atributos físicos. Em dezembro de 2003, foram semeados os cultivares de soja (Glycine max) IAC Foscarin 31, MG/BR 46 (Conquista), BRS/MG 68 (Vencedora) e IAC 8-2. O cultivar de soja IAC Foscarim 31 foi o mais produtivo no Latossolo Vermelho, quando comparado aos cultivares MG/BR 46 (Conquista), BRS/MG 68 (Vencedora) e IAC 8-2. Os valores de resistência do solo à penetração a partir dos quais a produtividade dos cultivares de soja decresceu foram de 2,24 a 2,97 MPa, conforme os cultivares.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista Ciência Agronômica
                Rev. Ciênc. Agron.
                Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE, Brazil )
                0045-6888
                1806-6690
                December 2019
                : 50
                : 4
                : 536-542
                Affiliations
                [2] Londrina PR orgnameUniFil orgdiv1Centro Universitário Filadélfia Brasil esmael.santos@ 123456unifil.br
                [3] Londrina Paraná orgnameEmbrapa Soja Brazil henrique.debiasi@ 123456embrapa.br
                Article
                S1806-66902019000400536
                10.5935/1806-6690.20190063
                154ba2c1-0418-4e29-98b9-b6c5acbd9bd7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 29 August 2017
                : 07 June 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Soil Science

                Soil
                No-tillage,Soil penetration resistance,Infiltration rate,Soil compaction,Sistema Plantio Direto,Resistência do solo à penetração,Taxa de infiltração,Compactação

                Comments

                Comment on this article