20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da Reforma Psiquiátrica Translated title: Knowledge and practices of nurses in mental health: challenges in face of the Psychiatric Reform

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A Reforma Psiquiátrica Brasileira orientou a reestruturação do modelo assistencial em saúde, ensejando a criação de serviços substitutivos em saúde mental. Considerando a importância do profissional de enfermagem na implementação dessa política, foi desenvolvida uma pesquisa sobre os saberes e as práticas dos enfermeiros na área da saúde mental. Os sujeitos foram os enfermeiros que trabalham em dois Centros de Atenção em saúde mental, em duas cidades de Minas Gerais. A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os profissionais mostraram conhecer as propostas da Reforma Psiquiátrica, porém apontaram dificuldades para concretizá-las nos serviços, tais como a ausência de articulação intersetorial dos serviços de saúde e a falta, na sua formação acadêmica, de conhecimentos e habilidades específicas para a atuação nos serviços substitutivos de saúde mental. Entretanto, demandam mais conhecimentos na área de psicopatologia e não situam a necessidade de outros saberes e práticas adequados à Reforma Psiquiátrica. O artigo recomenda fortalecer a formação dos enfermeiros na graduação e/ou em capacitações no trabalho, para que esses profissionais possam enfrentar os desafios colocados pelos serviços substitutivos da política de saúde mental.

          Translated abstract

          Brazilian Psychiatric Reform guided the restructuring of the health care model, allowing for the creation of alternative services in mental health. Considering the importance of nursing professionals in the implementation of such a policy, a research on the knowledge and practices of nurses in the mental health area was developed. The subjects were nurses working in two centers of mental healthcare, in two cities of Minas Gerais. The research was conducted through semi-structured interviews and systematic observation and data were subjected to content analysis. The nurses understand the proposals of the psychiatric reform, but reported difficulties to concretize them, such as the lack of inter-agency coordination of health services and the lack, in their educational training, of knowledge and skills specifically required for the professional performance in the substitutive mental health services. However, they still require more knowledge in the area of psychopathology and do not point out the need for further knowledge and practices appropriated to Psychiatric Reform. The article recommends strengthening nursing training at the undergraduate level as well as in training at work, in order to prepare the professionals to meet the challenges of the substitutive services of the mental health policy.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Psiquiatria social e reforma psiquiátrica

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            O trabalho de enfermagem em saúde mental: contradições e potencialidades atuais

            Este estudo teve por objetivo identificar contradições e desafios que se apresentam atualmente no trabalho de enfermagem em saúde mental, no contexto da Reforma Psiquiátrica, tendo por referência a construção histórico-social desse processo de trabalho. A Reforma Psiquiátrica pressupõe um novo desenho de objeto e instrumentos de trabalho, que são ainda pouco visíveis na prática dos enfermeiros, e a possibilidade de se alcançar a condição de sujeito-cidadão para o portador de sofrimento mental - modo de ser e finalidade do trabalho - que está diretamente relacionada à consciência de sujeito-cidadão do trabalhador de enfermagem.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              O enfermeiro na equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial e as possibilidades de cuidar

              O objetivo desta pesquisa, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, foi aprofundar o conhecimento sobre a inserção do enfermeiro na equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial, considerando que essa inserção se reflete em suas possibilidades de cuidar do cliente. Os dados foram coletados através de entrevistas, realizadas de dezembro/2004 a janeiro/2005, com três enfermeiros e dois coordenadores de Centro. Os campos da pesquisa foram: um Centro Psicossocial de Saúde Mental e dois Centros de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas, situados: dois no Estado do Rio de Janeiro e um no Estado de São Paulo. Foram atendidas as exigências éticas e científicas da Resolução 196/96. A análise dos dados, de acordo com a categorização empírica, apontou como importantes a questão da formação adequada do enfermeiro para o trabalho nesses Centros e as dificuldades referentes às mudanças que ocorrem nas relações entre os membros de uma equipe interdisciplinar.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                gerais
                Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia
                Gerais, Rev. Interinst. Psicol.
                Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia. (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                1983-8220
                December 2015
                : 8
                : 2
                : 332-347
                Affiliations
                [01] Belo Horizonte orgnameCentro Universitário UNA Brasil
                Article
                S1983-82202015000300004 S1983-8220(15)00800200004
                131c022a-dc2c-4a0f-8dd9-bc8fab8f4ece

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 23 June 2014
                : 23 January 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 35, Pages: 16
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                Psychiatric Reform,Training in Psychiatric Nursing,Mental health policy,Reforma Psiquiátrica,Formação em Enfermagem Psiquiátrica,Política de Saúde Mental

                Comments

                Comment on this article